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YouTube é uma plataforma de vídeos online. Por meio dela, usuários podem assistir, criar e compartilhar vídeos pela internet. Fundada em 2005, a plataforma possui mais de um bilhão de usuários pelo mundo.
A ideia do YouTube é que seus usuários possam não apenas consumir conteúdos na plataforma, mas também produzi-los. Dessa forma, o YouTube é democrático não apenas no consumo, mas também na produção de seus conteúdos, principalmente em comparação à TV.
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Tópicos deste artigo
- 1 - Origem do YouTube
- 2 - Mudanças no layout do Youtube
- 3 - YouTube e Google
- 4 - Tipos de conteúdo no YouTube
- 5 - Virais do YouTube
- 6 - Novidades no YouTube
- 7 - YouTube do Brasil Escola
Origem do YouTube
O domínio do Youtube foi registrado em fevereiro de 2005, por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, três funcionários de uma empresa de tecnologia situada em São Francisco, nos Estados Unidos, o PayPal.
A ideia de criação do site foi para resolver a dificuldade em compartilhar arquivos de vídeo, já que estes eram muito grandes, o que dificultava seu envio por e-mail.
O primeiro vídeo da história a ser colocado no YouTube foi um vlog de um de seus criadores, Jawed Karim. Ele compartilhou um vídeo de 19 segundos de sua ida ao zoológico de San Diego.
Mudanças no layout do Youtube
Desde o seu surgimento, o layout do YouTube mudou bastante. As funcionalidades do site, também. Em seu lançamento, a página inicial do YouTube era bem diferente da atual.
Muito mais clara e sem a chamativa home repleta de vídeos, a plataforma começou de forma minimalista e com o tempo foi se desenvolvendo para um layout mais chamativo e interativo.
Atualmente, o layout possui diversas opções de interesse e temas, além da possibilidade de explorar os vídeos em alta e as inscrições do usuário.
YouTube e Google
O crescimento do YouTube foi exponencial. O sucesso da plataforma chamou a atenção de uma outra grande empresa, a Google Inc, que em outubro de 2006 comprou o YouTube pela quantia de US$ 1,65 bilhão.
A compra da plataforma pelo Google impulsionou ainda mais o seu crescimento e popularização na internet. Em 2006, a revista estadunidense Time elegeu you, “você” em português, como pessoa do ano.
A capa fazia alusão ao crescimento do YouTube e a como a plataforma possibilita que os usuários tenham maior controle sobre os conteúdos e informações postados e consumidos no mundo inteiro, de forma muito distinta de outros meios de comunicação, como a rádio e a TV. A Time caracterizou essa mudança como uma nova era.
Tipos de conteúdo no YouTube
Se o primeiro vídeo do YouTube foi um vlog simples de 19 segundos, os próximos vídeos da plataforma tomaram os mais diversos formatos possíveis, desde os mais simples, feitos em celulares ou câmeras amadoras, até os mais elaborados, feitos em estúdios profissionais e com edições, servindo como forma de divulgação de produtos, marcas, filmes e músicas.
Pensando nesse último caso, o YouTube se tornou peça-chave da estratégia de marketing de grandes marcas como Nike, Apple, Adidas, Samsung, entre outras. Grande parte do conteúdo dessas marcas chega ao público em forma de anúncios pagos na plataforma.
Outro tipo de conteúdo profissional é a divulgação de filmes e séries de TV. Trailers e teasers são publicados no YouTube como forma de antecipação das produções. Para se ter uma ideia, o trailer de Vingadores — guerra infinita foi publicado no dia 29 de novembro de 2017. O vídeo possui mais de 250 milhões de visualizações na plataforma.
Se nos anos 1980 e 1990 os vídeos musicais eram esperados para serem assistidos na MTV, hoje os clipes são exclusivamente publicados no YouTube. A “regra” serve desde para grandes artistas donos de hits como para os pequenos artistas. A democratização da plataforma permite que ambos possam publicar seus trabalhos em seu domínio.
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Virais do YouTube
Essa democratização possibilitou que diversos vídeos virais surgissem no YouTube nos últimos 16 anos. Em 2012, o cantor sul coreano Psy se tornou mundialmente famoso pelo vídeo viral de sua música Gangnam style. A coreografia se tornou uma espécie de meme, sendo replicada por milhares de pessoas, com vídeos postados nas redes sociais, principalmente no próprio YouTube. O videoclipe da música possui 4,5 bilhões de visualizações no YouTube.
Falando em memes, antes da popularização de redes sociais voltadas para vídeo, como é o caso do TikTok e Instagram, o YouTube era o palco de viralização da maioria dos grandes memes em vídeos.
O Brasil, como sempre, ajudou a repercutir milhares deles. E aqui, quanto mais simples o vídeo for, maior é a possibilidade de se tornar um viral compartilhado e visualizado milhões de vezes.
Novidades no YouTube
A plataforma se adaptou ao longo dos anos para continuar se tornando atual e relevante. Novas abas e funcionalidades foram criadas e testadas. Atualmente, o YouTube possui o “shorts”, uma aba de vídeos curtos, feitos para serem assistidos em celulares, no mesmo formato dos vídeos do TikTok e dos “reels” do Instagram.
O YouTube também desenvolveu uma versão premium de seu site. Com ela, os usuários podem assistir a vídeos sem serem interrompidos por anúncios. A conta ainda inclui um streaming de música, o YouTube Music. Um outro diferencial é a possibilidade de locar filmes para assistir dentro da plataforma.
YouTube do Brasil Escola
O Brasil Escola tem um canal no YouTube desde 2017, com videoaulas de todas as disciplinas. Os professores também fazem videos com dicas de estudo voltadas especificamente para o Enem, por exemplo. Ainda no canal, é possível assistir videos sobre alguns cursos e profissões, videos sobre os programas de acesso ao ensino superior do Ministério da Educação (MEC), como o SiSU, e mais dicas para mandar bem nos estudos.
Acesse o YouTube do Brasil Escola
Créditos das imagens
[1] KVASVECTOR / Shutterstock
[2] Web Design Museum (reprodução)
[2] Time Magazine (reprodução)