Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Memes

Selecionamos 40 memes engraçados que viralizaram na internet para você conferir.

Meme da Joelma
O meme da Joelma é um dos mais populares da internet.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Memes são imagens, vídeos e até áudios que viralizam na internet. São mais conhecidos pela sua utilização como piadas, mas também podem ser utilizados em campanhas publicitárias, forma de linguagem e até nas divulgações de marcas e serviços na internet.

Os memes são parte da linguagem da internet e das redes sociais. Atualmente, é quase impossível um usuário da internet com contas ativas no Instagram, Twitter e TikTok não se deparar com algum meme viral.

Entre a população mais jovem, esse fenômeno virtual é ainda mais intenso. Muitos dos memes são ainda mais difundidos entre adolescentes, principalmente aqueles de redes sociais mais focadas em imagens, como é o caso do Instagram e do TikTok.

Leia também: 7 maiores mentiras da internet

Tópicos deste artigo

O que são memes?

Memes são imagens estáticas, vídeos e textos que compartilham ideias, críticas ou apenas piadas. Nos vídeos e imagens estáticas, não há necessariamente uma necessidade do acompanhamento textual, ou seja, muitas vezes apenas uma expressão ou foto se torna um meme viral, sem um apoio textual explicativo.

Meme Chloe olhando com desprezo

Por outro lado, muitas vezes um texto por si só pode se tornar um meme sem necessariamente o auxílio visual, podendo apenas ser uma fala, um escrito destacado em livro ou um bilhete.

Meme “É verdade esse bilhete”

Além disso, uma das principais características dos memes é sua possibilidade de transformação e adaptação. Um mesmo meme pode ganhar diversas versões, e algumas se tornando mais virais do que a versão original. Essa possibilidade permite que o fenômeno permaneça em destaque por mais tempo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Onde surgem os memes?

O surgimento dos memes é diverso. No início da década passada, era frequente o surgimento dos memes no Facebook. Atualmente, muitos dos memes que se tornam virais começam no Twitter e TikTok.

Os temas também podem ser diversos, desde política a um programa de televisão. Famosos e anônimos possuem a mesma capacidade de “gerar memes”. E as situações também são diversas, podendo ser recentes ou não, como o caso da imagem abaixo, da novela Senhora do Destino, de 2003, da Rede Globo, que se tornou um meme uma década após sua exibição original.

Meme Nazaré confusa

Origem da palavra “meme”

Apesar de ter sua ascensão nos últimos 10 anos, a origem da palavra meme é da década de 1970. O termo foi criado pelo biólogo evolucionista Richard Dawkins, em 1976. A palavra foi citada no livro "O Gene Egoísta", no qual, segundo o autor, representava uma nova forma de gene do cérebro que poderia se propagar por réplicas para sobreviver.

A ideia do autor era relacionada aos processos de replicação e evolução cultural de ideias, propondo uma espécie de evolucionismo cultural. Em uma entrevista para o site Wired, Dawkins disse:

“O significado (do meme) não está distante do original. É qualquer coisa que se torna viral. Na introdução original da palavra 'meme' no último capítulo do livro O Gene Egoísta eu usei a metáfora de um vírus. Então, quando alguém diz que algo se tornou viral na internet, isso é exatamente o que um meme é, e parece que se a palavra se tornou apropriada para isso.”

Leia também: Origem da expressão "encher linguiça"

Memes e Marketing

Grandes marcas, empresas de televisão e até artistas reconheceram o poder viral dos memes e já utilizam dessa tática em suas campanhas publicitárias e de divulgação de produtos.

Um dos memes mais populares da internet é o do Hide the Pain Harold ou “rindo de nervoso". A foto é um senhor, András Arató, segurando uma caneca de chá.

Meme “rindo de nervoso”

Seu meme serviu como forma de expressão de momentos ruins em que as pessoas precisavam disfarçar com um sorriso.  O meme cresceu e mudou completamente a vida de András. Hoje, o senhor de 74 anos viaja pelo mundo fazendo aparições na TV e comerciais.

Brasil, o rei dos memes

Se há quem diga que os brasileiros conseguem transformar toda situação ruim em piada, na internet essa “habilidade” é elevada. O Brasil é conhecido mundialmente pelos memes gerados no país. Em 2017, a cantora estadunidense Katy Perry reconheceu “o título” do Brasil quando chamou a cantora Gretchen, que possui dezenas de memes populares no mundo inteiro, para estrelar o lyric video de sua música Swish Swish.

A ação da cantora fez parte da divulgação de seu trabalho, buscando elementos da internet para compor sua ação de marketing. Veja o vídeo a seguir:

40 memes engraçados para rir e enviar para os amigos

Meme mó paz

Meme dois lados no ônibus

Meme bora bill com Homer Simpson

Meme mulher debochada

Meme criança irritada

Meme Gavin gritando

Meme Joelma

Meme Susana Vieira

Meme Pernalonga

Meme Gretchen

Meme Gretchen “0 quê”?

Meme Drake

Meme menina no incêndio

GIF meme da Pfizer

GIF meme “É aquele ditado” da Inês Brasil

GIF Jojô Todynho desentendida

GIF meme John Travolta perdido

GIF meme Michael Jackson comendo pipoca

GIF meme homem confuso

Gif meme Chloe

GIF meme homem confuso e desacreditado

GIF meme homem esperto apontando para a própria cabeça

GIF meme Cardi B coronavírus

Meme Pikachu surpreso

Meme Homer de noiva

Meme fish Bob Esponja

Meme joinha

Meme gato na cadeira

Meme gato com raiva em cadeira de restaurante

Meme bota vacina

Meme Xuxa “No Brasil não há homem pra mim”.

Meme fofoca

Meme Copa do Mundo

Meme Will Smith “Confia”

Meme Mônia “ata”

 

Por Miguel Souza
Jornalista

Escritor do artigo
Escrito por: Miguel Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Miguel. "Memes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/memes.htm. Acesso em 15 de abril de 2024.

De estudante para estudante