Tipos de argumento

Os dois principais tipos de argumento são o argumento por raciocínio lógico e o argumento de autoridade. Também há o argumento de comparação, de exemplificação e histórico.

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Os principais tipos de argumento são o argumento por raciocínio lógico (é baseado em relações de causa e efeito) e o argumento de autoridade (apresenta citação). Também existem o argumento de comparação (apresenta analogia entre dados ou fatos), de exemplificação (apresenta exemplo para dar credibilidade à argumentação) e histórico (apresenta algum fato histórico relevante para embasar a ideia defendida). Outros tipos de argumento são o apagógico e o dialético.

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Leia também: Afinal, o que é argumentação?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre os tipos de argumento

  • Os principais tipos de argumento são:

    • argumento por raciocínio lógico (argumento de causa-consequência);

    • argumento por citação (argumento de autoridade).

  • Também existem outros tipos de argumento:

    • argumento de comparação;

    • argumento de exemplificação;

    • argumento histórico;

    • argumento apagógico;

    • argumento dialético.

  • Para desenvolver temas polêmicos, é possível utilizar:

    • argumento favorável;

    • argumento contrário.

Quais são os tipos de argumento?

Os dois principais tipos de argumento são o argumento por raciocínio lógico (argumento de causa-consequência) e o argumento por citação (argumento de autoridade). Além desses, existem diversos tipos de argumento, como o argumento de comparação, o argumento de exemplificação, o argumento histórico, o argumento apagógico e o argumento dialético. Para desenvolver temas polêmicos, existem, ainda, o argumento favorável e o argumento contrário.

Argumento por raciocínio lógico (argumento de causa-consequência)

O argumento por raciocínio lógico (argumento de causa-consequência) é o tipo de argumento que apresenta relação de causa e de efeito para convencer o(a) leitor(a). Vejamos, em destaque, no parágrafo abaixo, um exemplo desse tipo de argumentação:

O racismo estrutural, ou seja, o preconceito étnico enraizado na população, está muito presente nas relações sociais e na estrutura do Brasil. Isso porque o longo período escravocrata vivenciado no país e a não adoção de políticas de inserção dos libertos na sociedade deixaram cicatrizes irreversíveis na história brasileira, tais como a marginalização desse grupo, a menor taxa de acesso à escolarização e o menor salário desses indivíduos. Nesse sentido, segundo o filósofo Elijah Anderson, os brancos reduzem o espaço dos negros aos guetos — ambientes periféricos e desvalorizados pelos cidadãos em geral —, privando esses sujeitos de participarem de práticas eruditas, como o ensino superior e a atuação na política, o que impulsiona a desatenção quanto aos diversos legados das culturas africanas em território nacional. Dessa forma, o racismo estrutural constitui um obstáculo para a valorização dessa herança no país.

Trecho de redação de Ana Clara Pereira (Enem 2024).

Outro exemplo de argumentação baseada na relação de causa e de consequência está no fragmento a seguir, que também apresenta argumento histórico:

Diante desse contexto, salienta-se as raízes históricas, que inviabilizam a correta valorização da cultura negra no Brasil, como principal causa desse viés caótico. A saber, a colonização portuguesa no Brasil culminou no apagamento histórico de tradições e legados que os africanos trouxeram consigo durante a importação de servos colonos, uma vez que, os jesuítas — padres responsáveis por abolir quaisquer traços negros em terras brasileiras — [impuseram] novos costumes sobre os escravos, desvalorizando símbolos vigentes. Assim, o apagamento cultural dos afro-brasileiros está enraizado na sociedade contemporânea e perpetua-se secularmente nos descendentes que desconhecem sua história.

Trecho de redação de Julia Evaldt da Silva (Enem 2024).

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Argumento por citação (argumento de autoridade)

O argumento por citação (argumento de autoridade) é o tipo de argumento que utiliza citação de alguma personalidade ou obra conhecida e confiável para convencer o(a) leitor(a). Para exemplificar, destacamos uma citação indireta:

O racismo estrutural, ou seja, o preconceito étnico enraizado na população, está muito presente nas relações sociais e na estrutura do Brasil. Isso porque o longo período escravocrata vivenciado no país e a não adoção de políticas de inserção dos libertos na sociedade deixaram cicatrizes irreversíveis na história brasileira, tais como a marginalização desse grupo, a menor taxa de acesso à escolarização e o menor salário desses indivíduos. Nesse sentido, segundo o filósofo Elijah Anderson, os brancos reduzem o espaço dos negros aos guetos — ambientes periféricos e desvalorizados pelos cidadãos em geral —, privando esses sujeitos de participarem de práticas eruditas, como o ensino superior e a atuação na política, o que impulsiona a desatenção quanto aos diversos legados das culturas africanas em território nacional. Dessa forma, o racismo estrutural constitui um obstáculo para a valorização dessa herança no país.

Trecho de redação de Ana Clara Pereira (Enem 2024).

Argumento de comparação

O argumento de comparação é o tipo de argumentaço em que apresenta argumentação fundada na comparação de dados ou fatos. Veja o exemplo a seguir:

Diante desse cenário, a persistência de um ideário preconceituoso contra o público feminino potencializa a desvalorização de atividades relacionadas ao cuidado. Nesse viés, cabe citar que, durante o Período Colonial, houve a estruturação da família brasileira com base em valores patriarcais, de modo a haver a restrição do papel social da mulher à reprodução e aos afazeres domésticos. No entanto, apesar do lapso temporal, tais convenções ainda estão presentes no território nacional, haja vista que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres se dedicaram mais que o dobro de horas semanais, em 2019, em comparação aos homens, às tarefas de cuidado. Nessa linha de raciocínio, atividades desse tipo — que incluem o trabalho com crianças, idosos e pessoas com deficiência, assim como as demandas domésticas — são comumente vistas como uma obrigação feminina, mas, lamentavelmente, recebem um grau inferior de reconhecimento e de importância. [...].

Trecho de redação de Gabriela Larissa de Souza Gurgel (Enem 2023).

Argumento de exemplificação

O argumento de exemplificação é o tipo de argumento que apresenta exemplo, oferecendo consistência à argumentação. Veja:

Outrossim, a perpetuação do machismo é uma arma que invisibiliza o valor social das mulheres. Foucault — filósofo francês — propôs os conceitos de silenciamento e normalização, explicando que a sociedade silencia alguns assuntos para perpetuar organizações de poder e normaliza problemas sociais quando eles se tornam repetitivos. Fazendo um paralelo com os estudos do filósofo, entende-se que o machismo foi normalizado pela sociedade devido a sua perpetuação ao longo da história e silenciado pelo patriarcado que queria manter-se no poder. Um exemplo pode ser visto quando o voto foi concedido às mulheres, que, de início, precisavam ser casadas com um homem para votar. Ou seja, até num pequeno indício de liberdade, as mulheres tiveram seu valor social silenciado pelo machismo, realidade que está — negativamente — normalizada na sociedade atual.

Trecho de redação de Helena Moreira Alves (Enem 2023).

Argumento histórico

O argumento histórico o tipo de argumento que faz alusão a conhecido fato histórico na defesa de uma ideia. Veja o exemplo a seguir:

Sob esse viés, é imprescindível destacar o legado histórico como agravador da falta de valorização da herança africana. Nesse sentido, a escravidão no Brasil, marco histórico nacional, foi movida e estruturada por uma série de preconceitos étnicos e raciais que, na época, evidenciaram a crença de superioridade dos europeus em relação aos povos nativos e africanos. Paralelamente, na sociedade brasileira atual, fica claro que as sequelas históricas do passado ainda têm efeito no presente, visto que a desvalorização da cultura negra e de sua herança é recorrente, tanto na série de representações estereotipadas, quanto no contínuo apagamento de sua história.

Trecho de redação de Camila de São Tiago Silva (Enem 2024).

Argumento apagógico

O argumento apagógico é o tipo de argumento que aponta uma contradição presente em uma afirmação, de forma a mostrar que tal afirmação é falsa, como exemplifica o doutor em Linguística José Luiz Fiorin:

Por exemplo, alguém afirma que nada existe. Nesse caso, outra pessoa pode replicar: “Então, você nada disse acerca da existência. Ora, é evidente que você acabou de dizer alguma coisa. Se nada existe, você não disse o que disse. Portanto, é falso que nada exista”.

Argumento dialético

O argumento dialético é o tipo de argumento que está associado a uma opinião geralmente aceita pela maioria das pessoas. No seguinte exemplo, o filósofo Aristóteles (1984, p. 153 apud Szynwelski, 2022, p. 181) busca refutar tal tipo de argumento:

Do que se disse fica bem claro que não é possível ser bom na acepção estrita do termo sem sabedoria prática, nem possuir tal sabedoria sem virtude moral. E desta forma podemos também refutar o argumento dialético de que as virtudes existem separadas umas das outras [...], e o mesmo homem não é perfeitamente dotado pela natureza para todas as virtudes, de modo que poderá adquirir uma delas sem ter ainda adquirido uma outra. Isso é possível no tocante às virtudes naturais, porém não àquelas que nos levam a qualificar um homem incondicionalmente de bom; pois, com a presença de uma só qualidade, a sabedoria prática, lhe serão dadas todas as virtudes.

Assim, é possível perceber que argumentos dialéticos não são argumentos fortes, já que estão sempre sujeitos à contestação.

Para fazer uma redação sobre um tema polêmico, o qual leva a posicionamentos opostos, também é possível utilizar dois tipos de argumento: o argumento favorável e o argumento contrário.

Argumento favorável

O argumento favorável é o tipo de argumento que apresenta um aspecto favorável em relação à questão proposta no tema, como exemplifica a mestre em Letras Branca Granatic, em suposto tema sobre legalização do aborto:

Em vista do grande número de abortos clandestinos, verificados sobretudo nas camadas de baixa renda, sua legalização permitiria que as mulheres, ao optarem por ele, fossem convenientemente assistidas em instituições médicas adequadas.

Argumento contrário

O argumento contrário é o tipo de argumento que apresenta um aspecto contrário em relação à questão proposta no tema, como exemplifica a mestre em Letras Branca Granatic, em seu livro Técnicas básicas de redação:

De acordo com as concepções que norteiam a moral da nossa sociedade, o aborto é encarado como um atentado à vida, que já se faz presente no momento da concepção e da formação embrionária.

Confira também: Texto dissertativo-argumentativo — detalhes sobre esse gênero textual típico de vestibulares e de concursos

Mapa mental dos tipos de argumento

Mapa mental dos tipos de argumento.
Créditos: Isa Galvão | Brasil Escola.

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Videoaula sobre os tipos de argumento

Exercícios resolvidos sobre tipos de argumento

Questão 1

Não se trata apenas de uma boa ideia para quem quer passar mais tempo com a família ou praticar seus hobbies, poderia ser uma maneira fácil de melhorar radicalmente o nosso ambiente e a economia.

Segundo os economistas David Rosnik e Mark Weisbrot, geralmente a redução da jornada de trabalho acarreta uma queda no consumo de energia.

Na verdade, se os Estados Unidos adotassem um horário de trabalho como o dos europeus, de 40 horas por semana, reduziriam o uso de energia e, consequentemente, das emissões de carbono em 20%.

WILLIAMS, Alex. Como fins de semana de três dias podem ajudar a salvar o mundo. BBC News Brasil, 6 jan. 2017. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-38492775.

Após analisar o fragmento do artigo de opinião, é possível afirmar que ele apresenta os seguintes tipos de argumento:

A) argumento de autoridade e argumento de comparação.

B) argumento favorável e argumento contrário.

C) argumento por raciocínio lógico e argumento apagógico.

D) argumento dialético e argumento histórico.

E) argumento de exemplificação e argumento histórico.

Resolução:

Alternativa A.

Ao citar os economistas David Rosnik e Mark Weisbrot, o autor do artigo usa argumento de autoridade para dar credibilidade à sua defesa. Além disso, ele apresenta uma comparação entre Estados Unidos e Europa, já que o continente europeu adota o horário de trabalho de 40 horas semanais, enquanto os Estados Unidos não. O texto também apresenta argumento por raciocínio lógico ao demonstrar relação de causa e efeito, como, por exemplo, reduzir a jornada de trabalho tem como consequência diminuir o consumo de energia.

Questão 2

Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, de forma a associar cada tipo de argumento a um conceito a ele relacionado.

1) Argumento por raciocínio lógico

2) Argumento de autoridade

3) Argumento apagógico

4) Argumento dialético

( ) Contradição

( ) Citação

( ) Causa e efeito

( ) Opinião geralmente aceita

A sequência correta da enumeração é:

A) 4, 2, 1, 3.

B) 2, 3, 1, 4.

C) 1, 2, 4, 3.

D) 3, 2, 1, 4.

E) 2, 4, 1, 3.

Resolução:

Alternativa D.

A contradição é apontada no argumento apagógico. O argumento de autoridade é pautado na citação. O argumento por raciocínio lógico apresenta relação de causa e efeito. O argumento dialético está baseado em opinião geralmente aceita pela maioria das pessoas.

Fontes

ABAURRE, Maria Luiza M.; ABAURRE, Maria Bernadete M. Produção de texto: interlocução e gêneros. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2021.

BASTOS, Ana Karine Pereira de Holanda. Arte do argumentar. Recife: Secretaria de Educação, 2023.

BRASIL. A redação do ENEM 2024: cartilha do(a) participante. Brasília: Inep, 2024.

BRASIL. A redação do ENEM 2025: cartilha do(a) participante. Brasília: Inep, 2025.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. A argumentação persuasiva. In: GARCEZ, Lucília Helena do Carmo; CORRÊA, Vilma Reche (orgs.). Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: Cebraspe, 2016.

FIORIN, José Luiz. Argumentação e discurso. Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 1, jul. 2014.

GRANATIC, Branca. Técnicas básicas de redação. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1999.

SZYNWELSKI, Cristiane. Dialética e verdade em Aristóteles. 2022. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade de Brasília, Brasília, 2022.   

Escritor do artigo
Escrito por: Warley Souza Professor de Português e Literatura, com licenciatura e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
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SOUZA, Warley. "Tipos de argumento"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/tipos-de-argumento.htm. Acesso em 10 de dezembro de 2025.
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