Câncer de bexiga

O câncer de bexiga é causado pelo crescimento anormal de células da bexiga urinária.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O câncer de bexiga é uma doença que afeta a bexiga urinária e é causada pelo crescimento desordenado, incontrolável e agressivo das células que formam a bexiga. Entre seus sintomas, estão a presença de sangue na urina e a alteração dos hábitos urinários. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O câncer de bexiga só pode ser diagnosticado por um médico, com base nos sintomas apresentados pelo paciente assim como nos exames de imagem, laboratoriais e biópsias. O tratamento envolve principalmente cirurgias para a retirada dos tecidos tumorais, podendo envolver a retirada parcial ou total da bexiga.

Leia também: Todo tumor é câncer?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre câncer de bexiga

  • O câncer de bexiga é uma doença causada pelo crescimento desordenado das células da bexiga urinária.

  • O tabagismo é uma das suas principais causas.

  • Entre os sintomas, estão a presença de sangue na urina e a alteração dos hábitos urinários. 

  • O diagnóstico é feito apenas por um médico, com base nos sintomas assim como em exames complementares.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • O tratamento é feito por cirurgia que envolve a retirada do tecido tumoral.

O que é o câncer de bexiga?

O câncer de bexiga é uma doença causada por alterações nas células presentes na bexiga urinária, que iniciam um processo de crescimento desordenado e incontrolável, formando tumores, que podem se espalhar para outras regiões do corpo. O câncer de bexiga pode ser classificado em dois tipos:

  • Superficial ou não músculo invasivo: quando as células que formam o tumor se limitam ao tecido de revestimento da bexiga.

  • Músculo invasivo: quando as células tumorais crescem para além do tecido de revestimento da bexiga, invadindo a parede muscular e disseminando-se para órgãos adjacentes.

Causas do câncer de bexiga

O tabagismo é um dos principais fatores relacionados à ocorrência de câncer de bexiga. Também possuem maior probabilidade de desenvolver esse tipo de câncer homens brancos em idade mais avançada. Outro fator importante é a exposição a agentes químicos, como agrotóxicos, aminas aromáticas, benzeno, benzidina, cromo/cromatos, fumo, poeira de metais, óleos, petróleo, droga antineoplásica e tintas.

Sintomas do câncer de bexiga

Esquema ilustrativo mostra os sintomas do câncer na bexiga.
A presença de sangue na urina e a alteração dos hábitos urinários são sintomas característicos do câncer de bexiga.

Os principais sintomas do câncer de bexiga são:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Sangue na urina: é um dos primeiros sinais na maioria dos casos. A presença de sangue altera a coloração da urina, que pode se apresentar alaranjada ou até mesmo em uma tonalidade vermelho-escura. É importante atentar-se ao fato de que o sangue pode estar presente na urina em alguns dias e ausente em outros, ou até mesmo não visível a olho nu, sendo apenas detectado em exames de urina.

  • Mudança nos hábitos urinários: o câncer de bexiga pode causar alterações na frequência e quantidade de micção, assim como provocar sintomas ao urinar. Dessa forma, pode-se detectar um aumento da frequência urinária, sensação de dor ou queimação ao urinar, e desejo frequente de urinar mesmo quando a bexiga não está completamente cheia. Também é sintoma característico a dificuldade de urinar, mesmo existindo vontade.

  • Outros sintomas possíveis: dor lombar; impossibilidade de urinar; perda de apetite e de peso; fraqueza; e inchaço nos pés.

Leia também: Infecção urinária — o que causa e quais são os sintomas

Diagnóstico do câncer de bexiga

O diagnóstico de câncer de bexiga é feito apenas pelo médico, por meio da análise dos sintomas apresentados pelo paciente assim como de exames.

Em um primeiro momento, o médico inicia um processo de levantamento de informações a respeito dos sintomas apresentados pelo paciente, dos possíveis fatores de risco, do histórico familiar, entre outras informações que ele julgar relevantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com base nisso, serão realizados exames físicos e, posteriormente, exames de imagem, laboratoriais e biópsias para confirmação da doença.

Tratamento do câncer de bexiga

O tratamento do câncer de bexiga, muitas vezes, requer intervenções cirúrgicas, sendo que o tipo de procedimento a ser adotado depende do estágio em que a doença se encontra. A cirurgia envolve a retirada do tecido canceroso, e a intervenção pode variar desde a retirada das áreas afetadas mais superficialmente até procedimentos mais invasivos que envolvam a remoção parcial ou total da bexiga.

 A cirurgia transuretral, por exemplo, é um procedimento realizado para a retirada de tumores mais superficiais e que se encontram em estágios iniciais. Nesse procedimento, os tecidos anormais são removidos a partir da uretra, utilizando-se um equipamento específico para tanto. Ainda, as células cancerígenas remanescentes são destruídas por fulguração, em que se queima a base do tumor, ou então por um laser de alta energia.

Já a cistectomia é um procedimento realizado em tumores invasivos e que se encontram em estágios de desenvolvimento mais avançados. A cistectomia pode ser parcial, realizada nos casos em que o tumor invadiu a camada muscular, porém não se espalhou por grandes extensões da bexiga. Nesses casos, a bexiga é conservada e é removida apenas a parte afetada. Por outro lado, a cistectomia radical é realizada nos casos em que o tumor se espalhou por várias áreas da bexiga, tornando-se necessária a remoção total do órgão.

Nos casos em que a bexiga é removida completamente, é necessário que o paciente também seja submetido a um procedimento de reconstrução da bexiga para que a urina continue a ser armazenada e eliminada do corpo.

Fontes

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

AMERICAN CANCER SOCIETY. Bladder cancer signs and symptoms. Disponível em: https://www.cancer.org/cancer/types/bladder-cancer/detection-diagnosis-staging/signs-and-symptoms.html.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. O que é câncer? Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/o-que-e-cancer.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Câncer de bexiga. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/bexiga.

ONCOGUIA. Cirurgia para câncer de bexiga. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cirurgia-para-cancer-de-bexiga/1909/203/.

ONCOGUIA. Diagnóstico do câncer de bexiga. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/diagnostico/657/120/.

ONCOGUIA. Câncer de bexiga: quais as causas, sintomas e tratamentos. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer-de-bexiga-quais-as-causas-sintomas-e-tratamento/15159/42/.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Ilustração da ocorrência de câncer de bexiga.
O câncer de bexiga é causado pelo crescimento desordenado das células presentes na bexiga urinária.
Escritor do artigo
Escrito por: Nicole Fernanda Sozza Formada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Desde 2021 atua na elaboração e revisão de conteúdos didáticos de Ciências e Biologia. Atualmente se dedica ao estudo de edição e preparação de textos.
Deseja fazer uma citação?
SOZZA, Nicole Fernanda. "Câncer de bexiga"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/cancer-de-bexiga.htm. Acesso em 10 de dezembro de 2025.
Copiar