Topo
pesquisar

Mármores do Parthenon ou de Elgin?

História Geral

Levados de Atenas para Londres no século XIX por Lorde Elgin, os Mármores do Parthenon são um símbolo da grandeza artística dos gregos.
PUBLICIDADE

Uma controvérsia ronda a permanência dos mármores do Parthenon no British Museum, de Londres. Autoridades gregas tentam há anos levar novamente as peças para o solo da Grécia. Tais peças foram retiradas do Parthenon pelo Lorde Elgin no início do século XIX, sendo, posteriormente, vendidas ao British Museum e desde então expostas na capital britânica.

Lorde Elgin conseguiu retirar as peças de mármore do templo grego quando era diplomata britânico no Império Otomano, sendo que à época a Grécia fazia parte do Império.

Estátua representando um corpo masculino

O Parthenon teve vários usos após o declínio da civilização grega na Antiguidade. Serviu como templo cristão ortodoxo e, posteriormente, como mesquita. Em 1687, foi alvo de bombardeamento por parte de navios venezianos, que estavam em batalha contra os turcos que dominavam Atenas. Por também ser utilizado naquele período como paiol de pólvoras, foi gravemente danificado quando atingido por uma bala de canhão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Parthenon foi construído por volta do século V a.C., durante o governo de Péricles, e faz parte de um complexo arquitetônico construído na cidade grega durante seu apogeu. Os mármores faziam parte do friso, das métopas e das esculturas que compunham o Parthenon. As imagens representavam cenas de uma procissão feita em homenagem à deusa Atena. Os frisos, esculpidos em baixo relevo, estendiam-se por cerca de 160 metros em torno do templo.

Credita-se a autoria de algumas dessas obras de arte ao escultor grego Fídias, apesar de não se saber ao certo como foi realmente sua participação. O que se sabe com certeza é que há uma intensa disputa entre gregos e britânicos pela posse das obras de arte.

Representação de cavaleiros gregos
Representação de cavaleiros gregos


Por Tales Pinto
Graduado em História

Guerreiros gregos em batalha
Guerreiros gregos em batalha

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PINTO, Tales dos Santos. "Mármores do Parthenon ou de Elgin?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/marmores-parthenon-ou-elgin.htm. Acesso em 16 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola