PUBLICIDADE
De modo a efetivarmos nossos conhecimentos acerca das ocorrências em questão, partiremos de exemplos bem práticos:
Durante a reunião houve um funcionário se manifestando acerca da greve.
Apenas um funcionário se manifestou acerca da greve durante a reunião.
Situações corriqueiras nos colocam em xeque, sobretudo em se tratando da análise sintática e morfológica, pois como os exemplos mesmo nos apontam, trata-se de dois vocábulos idênticos, os quais nos incubem de descobrir se se tratam das mesmas funções ora desempenhadas.
Em se tratando do enunciado primeiro, constatamos que a intenção do emissor foi de indicar a espécie do ser, ou seja, trata-se de um funcionário (expresso no gênero masculino), não de uma funcionária.
Por essa razão, afirmamos se tratar de um artigo indefinido.
Já no segundo, temos que a ideia de quantidade se torna evidente, sobretudo porque o termo em destaque se encontra acompanhado do termo “apenas”. Partindo dessa perspectiva, quando na oração aparecer os termos “apenas um” ou “somente um”, a classificação que devemos atribuir ao vocábulo “um” será sempre a de numeral.
Constatadas as diferenças, não há análise morfológica que tenda a evidenciar nenhum equívoco, bem como não há competência linguística que não esteja aprimorada, de forma a fazer uso constante dos conhecimentos aqui adquiridos.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras