A cor do Sol é branca. Quando olhamos para o céu, a aparência do Sol pode enganar nossos olhos, levando-nos a acreditar que ele é amarelo ou até avermelhado ao entardecer. Mas a cor verdadeira do Sol está intimamente ligada à natureza da luz e aos fenômenos físicos que ocorrem na atmosfera terrestre. Para compreendê-la, é preciso explorar como a luz solar, composta por uma mistura de cores, interage com a atmosfera e nossos olhos.
A cor de uma estrela, como o Sol, é resultado da combinação dos fótons (partículas da luz) do espectro visível que ela emite. Quando combinadas, todas as cores produzem uma luz branca. Portanto, a cor verdadeira do Sol é branca.
Leia também: Qual é a cor da luz?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a cor do Sol
- 2 - Qual é a cor verdadeira do Sol?
- 3 - Por que vemos o Sol amarelo?
- 4 - Por que o pôr do Sol é avermelhado?
- 5 - O Sol é verde?
Resumo sobre a cor do Sol
- A verdadeira cor do Sol é branca.
- O Sol emite luz em todo o espectro visível, e a combinação de todas as cores resulta em uma luz branca.
- Vemos o Sol amarelo porque ocorre o espalhamento das cores de comprimentos de onda curtos na atmosfera terrestre, deixando predominantes os comprimentos de onda maiores, como o amarelo, que chegam aos nossos olhos.
- No pôr do Sol, a luz solar atravessa uma camada maior da atmosfera, intensificando o espalhamento das cores de comprimentos de onda curtos e deixando o vermelho predominante.
- Apesar do pico de emissão do Sol estar na faixa do verde, a diferença é pequena, e a combinação de todas as cores do espectro visível faz com que ele pareça branco.
Qual é a cor verdadeira do Sol?
A cor verdadeira do Sol é branca. A luz, do ponto de vista ondulatório (onda eletromagnética), pode apresentar diferentes comprimentos de onda, abrangendo desde as ondas de rádio e o infravermelho, passando pela luz visível, até o ultravioleta, raios X e os raios gama.
Uma estrela emite luz em todos os comprimentos de onda, mas nossos olhos só conseguem perceber a faixa do espectro visível, que varia entre 400 e 750 nanômetros, que vai do violeta até o vermelho. A cor de uma estrela, como o Sol, resulta da combinação dos fótons (partículas da luz) do espectro visível que ela emite.

Quando combinadas, todas as cores produzem uma luz branca. Portanto, a cor verdadeira do Sol é branca. Isso pode ser observado ao passar um feixe de luz solar por um prisma. O prisma, por meio do fenômeno da refração, separa a luz do Sol nas diferentes cores que a compõem.

Por que vemos o Sol amarelo?
É natural perguntar: se a cor verdadeira do Sol é branca, por que o enxergamos amarelado? Isso ocorre porque, ao atravessar a atmosfera terrestre, os fótons correspondentes aos comprimentos de onda menores, como os da luz azul e violeta, são mais espalhados pelas moléculas do ar.

Já os fótons correspondentes aos comprimentos de onda maiores, como os da luz amarela e vermelha, são menos espalhados. Assim, a cor amarelada que vemos ao olhar para o Sol representa a combinação dos feixes de luz que conseguiram atravessar a atmosfera e chegar aos nossos olhos, e não a sua verdadeira cor.
Por que o pôr do Sol é avermelhado?

Durante o pôr do Sol, o Sol está em uma posição inclinada no céu, fazendo com que os feixes de luz precisem percorrer uma distância muito maior na atmosfera até chegarem aos nossos olhos. Isso resulta em um espalhamento ainda maior dos fótons com comprimentos de onda mais curtos. Consequentemente, a luz que chega aos nossos olhos tem uma maior predominância de comprimentos de onda mais longos, como o vermelho, o que explica a tonalidade avermelhada que observamos.
Saiba mais: Por que o céu é azul?
O Sol é verde?
A curva do espectro de emissão de luz de uma estrela vai depender diretamente de sua temperatura. O Sol tem uma temperatura superficial de 5772 K. Se analisarmos o espectro de emissão visível do Sol, observamos um pico entre 475 e 500 nanômetros, correspondente à cor verde.

No entanto, embora exista esse pico, ele representa uma variação muito pequena em relação às intensidades das outras cores. Por isso, na ausência da atmosfera, essa diferença não é perceptível a olho nu, e o Sol será visto como branco, resultado da combinação de todas as cores do espectro visível.
Fontes
CARRON, W.; GUIMARÃES, O. As faces da física (vol. único). 1. ed. Moderna, 1997.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos da Física: Óptica e Física Moderna (vol. 4). 9 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2012.
NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica: Óptica, Relatividade e Física Quântica (vol. 4). 2 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2014.