PUBLICIDADE
O pão presente em todos os lares é motivo de polêmica. No entanto, de fato, não se sabe quando esse alimento começou a ser feito. Como era o pão de antigamente?
É estimado que o pão tenha surgido há 12 mil anos, na Mesopotâmia, juntamente com o cultivo do trigo. Os pães eram feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho. Os primeiros pães eram achatados, duros, secos e muitos amargos. Para ser ingerido, o pão era lavado várias vezes em água fervente e depois era assado sobre pedras ou embaixo de cinzas.
O primeiro pão assado em forno de barro foi há 7000 a.C. no Egito, onde, mais tarde, descobriram o fermento. O pão chegou a Europa em 250 a.C., sendo preparado em padarias, mas, com a queda do Império Romano, esses estabelecimento fecharam e o pão teve de ser feito em casa. Somente a partir do século XII, a França começou a melhorar a produção desse alimento e, então no século XVII, o país se destacou como centro mundial de fabricação de pães.
No Brasil, o pão começou a ser popular no século XIX, apesar de ser conhecido desde os colonizadores. Os pães feitos no Brasil eram escuros, enquanto na França ele tinha miolo branco e casca dourada. O pão francês, que tanto é usado no Brasil, não tem muito a ver com os verdadeiros pães franceses, pois a receita desse pão no Brasil só surgiu no início do século XX e difere do pão europeu por conter um pouco de açúcar e gordura na massa.