close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

5 dicas para desenhar suas metas pessoais

Algumas dicas podem fazer toda a diferença na hora de estabelecer suas metas pessoais e, principalmente, conseguir tirá-las do papel.

Nova Educa
Autor(a):
Nova Educa
Definir metas nem sempre é uma garantia de que elas serão executadas.
Definir metas nem sempre é uma garantia de que elas serão executadas.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

  Definir metas é literalmente a "meta" da maioria das pessoas, ou seja, todo mundo busca estabelecer seus caminhos e objetivos na busca de obter grandes resultados ou sucesso. Mas reparem que todo mundo se arrisca: dietas que começam na segunda-feira, promessas de estudar algo no ano, entre outras histórias que acontecem no dia a dia.

Definir uma meta não garante que ela será atingida, por isso pode ser bem frustrante. Imagine quando calculamos metas para nossa vida profissional ou aventuras empreendedoras, o que pode acontecer? Dessa forma, vamos apresentar algumas dicas para você diminuir as chances de errar quando calcular suas metas.

Leia também: 5 ações para começar sua empresa

1. Escolha metas importantes para você

Ninguém pode negar que um dos ingredientes essenciais para o cumprimento de uma meta é a motivação, principalmente se o objetivo em questão for desafiador. É verdade que não se trata de agir com a emoção e que é importante seguir um processo baseado em ações práticas e racionais para concluir o que foi estabelecido. Mas tudo isso cai por terra quando não nos importamos o suficiente com a meta a ser buscada. Por isso, corte o mal pela raiz e não perca tempo definindo metas que não são essenciais para você ou para o seu negócio.

2. Olhe seus valores

Às vezes, pode parecer que a única saída para conseguir bater uma meta, talvez, até realizar um sonho, seja fazer algo que vai contra seus princípios e valores. Se isso acontecer, saiba que algo está errado. Nunca abandone seus valores só para que o trabalho seja concluído. Lembre-se dos motivos para prezar pelos seus valores e entenda como eles podem ser positivos para o seu negócio. Isso vai ajudar a reavaliar o que é mais importante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: 3 coisas importantes para aprender com a Netflix e Disney+

3. Estabeleça prioridades

Nós até podemos tentar, mas não dá para fazer tudo ao mesmo tempo. Por isso, não insista em pensar que todas as suas metas têm a mesma importância e devem ser perseguidas ao mesmo tempo. Isso não significa que você deve se tornar obcecado por apenas um objetivo e não pensar em mais nada até cumpri-lo. É possível trabalhar de modo paralelo em metas completamente distintas, mas o bom senso deve prevalecer.

4. Sonhe alto

As grandes realizações só são conquistadas por quem se atreveu a sonhar alto e trabalhar para que aquilo deixasse de ser apenas uma ideia. Então, não deixe de pensar grande. Se o seu desejo é fazer a diferença, apenas garanta que as outras dicas apresentadas aqui sejam seguidas. O custo de sonhar alto ou baixo é o mesmo.

5. Escolha metas nas quais pode trabalhar agora

É muito bom pensar no futuro, mas a ideia é ser prático. Estabeleça metas que você pode começar a buscar desde já. Uma meta com a qual você só poderá começar daqui a um bom tempo pode ser tratada como um sonho. Quebre essa meta em partes menores, como na dica anterior, e estabeleça seu foco no que é possível entregar agora.

 

Por Nova Educa  

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.

Tire suas dúvidas


Estude agora


O QUE É ENCHENTE?

Assista à videoaula e entenda o que é uma enchente, bem como a diferença entre enchente, inundação e alagamento....

Guerra na Ucrânia

Assista à videoaula e entenda a guerra entre Rússia e Ucrânia. Saiba as suas causas e como a comunidade...