Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon
Nova Educa
Por Nova Educa
A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.

5 dicas do filme O Senhor Estagiário

Clube do empreendedorismo

O filme “O Senhor Estagiário” traz dicas valiosas para quem está empreendendo e deseja ter uma carreira profissional de sucesso.
Pôster oficial do filme “O Senhor Estagiário”, estrelado por Robert De Niro e Anne Hathaway.
Pôster oficial do filme “O Senhor Estagiário”, estrelado por Robert De Niro e Anne Hathaway.
PUBLICIDADE

O filme “O Senhor Estagiário” realmente é uma lição de vida, iniciando pelo conceito que o novo emprego pode ser um grande desafio, especialmente para alguém aposentado. O viúvo Ben Whittaker, de 70 anos, tenta voltar para o mercado de trabalho, aproveitando a oportunidade de se tornar um estagiário sênior no site de moda de Jules Ostin, a chefe e fundadora da empresa. Um roteiro de filme perfeito que traz dicas importantes que devemos avaliar em nossa vida, porém isso não é apenas para as pessoas com mais idade, com certeza funciona para os jovens que estão batalhando para iniciar a carreira.

 Além de toda essa trama, o filme ainda aborda a questão das mulheres na liderança, a importância da convivência entre gerações, da empatia e de trabalharmos com pessoas que nos inspirem e nos motivem a ir cada vez mais longe. São tantas mensagens bacanas, mas selecionamos algumas dicas. 

Leia também: 3 coisas importantes para aprender com a Netflix e Disney+

1. Liderança e responsabilidade

Jules é uma líder que coloca sua liderança em ação diariamente, motivando a equipe e literalmente dando suporte na operação. Esse estilo traz os conceitos que levaram a empresa até o patamar atual de sucesso, mas ela sofre interferência do conselho para que seja contratado um CEO que assuma a empresa como um todo. Esse desafio traz diversos sentimentos que confrontam diretamente a tomada de decisão dos líderes, com situações a favor ou contra a sua vontade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Adaptação ao ambiente

Quando Ben é contratado no programa de estagiários "seniors", fica perceptível, desde o primeiro momento, que será um grande novo desafio para a sua vida. No seu tempo, ele avalia suas metas, objetivos e, por meio da experiência pessoal, entende que o maior desafio é se conectar com pessoas. Em resumo, o seu carisma cresce quando ele entende a importância de apoiar o próximo e não tentar ser o mais eficiente nas atividades.

3. Trabalho de equipe

É uma cena de comédia, mas mostra claramente o comprometimento da equipe com a liderança. Um grupo de colaboradores vai na casa da mãe da Jules para impedir que ela acesse o e-mail que foi enviado por engano. Tirando o "spoiler" e que essa cena incrementa o lado cômico do filme, temos um exemplo de como a liderança realmente é motivacional e exemplo para a equipe. Será que todos os líderes conseguem direcionar seus comandados a fazerem o que não é função deles?

Leia também: 5 lições do documentário “The Playbook” da Netflix

4. Família e trabalho

Durante o desenrolar da história, há uma avaliação da líder, cansada de tanto trabalho e com dificuldades em manter o equilíbrio entre família e profissão. Hoje em dia, esse é um dos grandes problemas enfrentados por executivos, isto é, como organizar seu tempo e qualidade de vida no formato mais correto para as responsabilidades e objetivos.

5. Fazer o que gosta

Tanto Jules quanto Ben se destacam profissionalmente durante o filme. Aparecem exemplos de dedicação ao trabalho, relacionamento com outros colaboradores, entendimento das necessidades da empresa e uma parceria muito forte entre ambos os personagens. Mas quando avaliamos o filme todo, fica evidente o quanto eles estão motivados com o que fazem e como gostam do que acreditam. Esses diferenciais são muito importantes para se manter crescendo profissionalmente e conseguir resultados diferenciados para a carreira profissional.

Por Nova Educa    

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.

Artigos Relacionados
Veja o que a Netflix e a Disney+ podem ensinar sobre empreendedorismo por meio de suas inovações, estratégias e análises de mercado e do comportamento do consumidor.
Leia este artigo e veja algumas dicas de empreendedorismo retiradas da série da Netflix “Cobra Kai”. Descubra como a ficção pode te ajudar a empreender.
Confira dicas quem podem fazer toda a diferença na hora de estabelecer suas metas pessoais e, também, para colocá-las em prática.
Clique aqui e leia estas cinco lições para empreendedores que tiramos da série “The Playbook” e veja como temos muito a aprender nas plataformas de “streaming”.
Leia o texto e descubra cinco lições do filme “Moneyball – O homem que mudou o jogo” para o mundo de quem empreende ou pensa em empreender.