Como participar da Rio+20

Biologia

A Rio+20 conta com vários eventos que acontecerão simultaneamente à conferência, sendo que muitos deles são abertos à sociedade civil.
PUBLICIDADE

A Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, será realizada entre os dias 13 e 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro. Essa conferência está sendo considerada como um dos maiores encontros sobre desenvolvimento sustentável dos últimos tempos, e tem como objetivos renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, avaliando o que foi feito nos últimos anos e verificando quais as lacunas existentes na implementação das decisões adotadas nos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de discutir sobre temas atuais e emergentes.

Vários eventos acontecerão simultaneamente à Rio+20, em vários locais da cidade do Rio de Janeiro, e é no Riocentro, localizado na Barra da Tijuca, onde serão realizadas as sessões plenárias e as negociações oficiais da conferência. O Riocentro também será palco para os “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, uma série de debates em que membros da sociedade civil discutirão sobre temas da agenda internacional para o desenvolvimento sustentável. O acesso ao Riocentro depende do credenciamento junto à ONU.

O Parque dos Atletas, também localizado na Barra da Tijuca, abrigará exposições de países estrangeiros, organizações governamentais e também do Governo brasileiro, com importante destaque para o Pavilhão Brasil, onde serão apresentados programas e projetos para a promoção do desenvolvimento sustentável. No Parque dos Atletas ainda terá um espaço para realização de debates, seminários e mesas-redondas.

A sociedade civil contará com uma estrutura funcional próximo ao Riocentro chamado de Arena da Barra. Em suas salas, auditórios e ginásio serão realizados seminários, palestras e outras atividades. A Arena da Barra também servirá de centro de retransmissão dos eventos do Riocentro e demais locais da conferência.

Localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro, o Parque do flamengo será utilizado para a realização da Cúpula dos Povos, e ainda no centro da cidade o Museu de Arte Moderna (MAM) abrigará em suas galerias exposições temáticas de renomados artistas brasileiros e mostra da campanha “O futuro que queremos”. O museu ainda será palco da Arena Socioambiental, uma série de eventos coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Píer Mauá, também localizado no centro da cidade, haverá apresentações sobre inovação, tecnologias sustentáveis e programas de sustentabilidade. Vários projetos do Governo Federal, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da sociedade civil serão apresentados e divulgados.

Localizado próximo ao Píer Mauá, o Centro Cultural de Ação da Cidadania receberá eventos culturais organizados pelo Ministério da Cultura, sendo organizados seminários, apresentações musicais, exposições, oficinas, mostras de audiovisual e de gastronomia com enfoque na sustentabilidade.

O espaço Humanidade 2012, instalado no Forte de Copacabana, reunirá prefeitos das cidades mais importantes do mundo para a troca de experiências, além da realização de seminários, debates e exibições de artes. O acesso ao espaço é gratuito e totalmente aberto ao público, sem necessidade de inscrição. 

Como vimos, a Rio+20 disponibiliza vários espaços para os membros da sociedade civil que tenham interesse em participar da conferência. Pessoas que não podem ir à cidade do Rio de Janeiro, mas que também querem participar da conferência podem acessar a Agenda Total, um ponto de encontro virtual que tem como objetivo facilitar o diálogo virtual, além de permitir o compartilhamento de informações e conteúdos relacionados com os eventos da conferência.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Vários locais da cidade do Rio de Janeiro estarão envolvidos na realização da Conferência Rio+20 e eventos relacionados
Vários locais da cidade do Rio de Janeiro estarão envolvidos na realização da Conferência Rio+20 e eventos relacionados

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Como participar da Rio+20"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/como-participar-rio-20.htm. Acesso em 15 de julho de 2020.