PUBLICIDADE
A Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, será realizada entre os dias 13 e 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro. Essa conferência está sendo considerada como um dos maiores encontros sobre desenvolvimento sustentável dos últimos tempos, e tem como objetivos renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, avaliando o que foi feito nos últimos anos e verificando quais as lacunas existentes na implementação das decisões adotadas nos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de discutir sobre temas atuais e emergentes.
Vários eventos acontecerão simultaneamente à Rio+20, em vários locais da cidade do Rio de Janeiro, e é no Riocentro, localizado na Barra da Tijuca, onde serão realizadas as sessões plenárias e as negociações oficiais da conferência. O Riocentro também será palco para os “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, uma série de debates em que membros da sociedade civil discutirão sobre temas da agenda internacional para o desenvolvimento sustentável. O acesso ao Riocentro depende do credenciamento junto à ONU.
O Parque dos Atletas, também localizado na Barra da Tijuca, abrigará exposições de países estrangeiros, organizações governamentais e também do Governo brasileiro, com importante destaque para o Pavilhão Brasil, onde serão apresentados programas e projetos para a promoção do desenvolvimento sustentável. No Parque dos Atletas ainda terá um espaço para realização de debates, seminários e mesas-redondas.
A sociedade civil contará com uma estrutura funcional próximo ao Riocentro chamado de Arena da Barra. Em suas salas, auditórios e ginásio serão realizados seminários, palestras e outras atividades. A Arena da Barra também servirá de centro de retransmissão dos eventos do Riocentro e demais locais da conferência.
Localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro, o Parque do flamengo será utilizado para a realização da Cúpula dos Povos, e ainda no centro da cidade o Museu de Arte Moderna (MAM) abrigará em suas galerias exposições temáticas de renomados artistas brasileiros e mostra da campanha “O futuro que queremos”. O museu ainda será palco da Arena Socioambiental, uma série de eventos coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
No Píer Mauá, também localizado no centro da cidade, haverá apresentações sobre inovação, tecnologias sustentáveis e programas de sustentabilidade. Vários projetos do Governo Federal, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da sociedade civil serão apresentados e divulgados.
Localizado próximo ao Píer Mauá, o Centro Cultural de Ação da Cidadania receberá eventos culturais organizados pelo Ministério da Cultura, sendo organizados seminários, apresentações musicais, exposições, oficinas, mostras de audiovisual e de gastronomia com enfoque na sustentabilidade.
O espaço Humanidade 2012, instalado no Forte de Copacabana, reunirá prefeitos das cidades mais importantes do mundo para a troca de experiências, além da realização de seminários, debates e exibições de artes. O acesso ao espaço é gratuito e totalmente aberto ao público, sem necessidade de inscrição.
Como vimos, a Rio+20 disponibiliza vários espaços para os membros da sociedade civil que tenham interesse em participar da conferência. Pessoas que não podem ir à cidade do Rio de Janeiro, mas que também querem participar da conferência podem acessar a Agenda Total, um ponto de encontro virtual que tem como objetivo facilitar o diálogo virtual, além de permitir o compartilhamento de informações e conteúdos relacionados com os eventos da conferência.
Por Paula Louredo
Graduada em Biologia