Carl Sagan foi um cientista, físico, astrônomo, escritor e divulgador científico estadunidense. Nasceu em uma família judia pobre, demonstrando ter um enorme interesse pelas ciências ainda na infância, além de grande inteligência. O grande interesse da vida de Carl Sagan foi a Astronomia.
Ele era um defensor da ciência, promovendo importantes estudos para o campo da Astronomia. Acreditava na existência de vida extraterrestre, afirmando que era necessário agir para comprovar se de fato havia vida fora da Terra. Defendia a divulgação da ciência e, por isso, buscava transmitir conhecimento científico de maneira simplificada.
Leia também: Stephen Hawking — grande físico inglês responsável por grandes contribuições para a Astrofísica moderna
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Carl Sagan
- 2 - Biografia de Carl Sagan
- 3 - Formação de Carl Sagan
- 4 - Teorias de Carl Sagan
- 5 - Carl Sagan era agnóstico?
- 6 - Livros de Carl Sagan
- 7 - Morte de Carl Sagan
- 8 - Prêmios e homenagens a Carl Sagan
- 9 - Frases de Carl Sagan
Resumo sobre Carl Sagan
-
Carl Sagan foi um cientista e astrônomo estadunidense.
-
Ele nasceu em Nova Iorque, sendo originário de uma família judia.
-
Demonstrou grande interesse pelas ciências e tornou-se um dos grandes cientistas da história.
-
Acreditava na existência de vida extraterrestre e afirmava ser agnóstico.
-
Faleceu em 1996 por conta de uma pneumonia.
Biografia de Carl Sagan
Carl Edward Sagan nasceu na região do Brooklyn, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Seu nascimento ocorreu no dia 9 de novembro de 1934, sendo ele filho de Samuel Sagan, um homem nascido na Ucrânia, que trabalhava como operário têxtil, e de Rachel Molly Gruber, que era dona de casa.
Ele nasceu em uma família judaica, sendo que eles consideravam-se como parte do judaísmo reformista, uma ala mais liberal do judaísmo. Sua família tinha uma condição econômica muito modesta, vivendo em um apartamento muito simples. Já na sua infância, ele demonstrou enorme interesse pelas ciências e pela natureza.
Ele desenvolveu um grande interesse pelas estrelas e pelo Universo em geral, principalmente por conta de visita que fez a locais como o Museu Americano de História Natural e o Planetário Hayden. Carl Sagan teve grande incentivo dos seus pais nesse seu interesse pela ciência, com ele tendo contato com livros e com jogos que reforçavam sua atração pela ciência.
Formação de Carl Sagan
Carl Sagan estudou na David A. Boody Junio High School, mas, quando tinha 14 anos, transferiu-se para a Rahway High School. Já nesse momento, demonstrou ser um excelente aluno com uma inteligência notável. Ele tinha grande interesse por Química e por Astronomia, decidindo que ele seguiria a carreira de astrônomo antes mesmo de encerrar seu ensino médio.
Ele ingressou na Universidade de Chicago, graduando-se em Liberal Arts (uma formação que inclui diversas áreas do conhecimento), em 1954, e concluindo um bacharelado em Física, em 1955. Carl Sagan finalizou seu mestrado em Física, em 1956 e tornou-se doutor em Astronomia e em Astrofísica, em 1960.
A carreira profissional de Carl Sagan foi bastante prolífica, com ele trabalhando no Observatório Astrofísico Smithsonian e trabalhando também em Harvard. Em 1968, ele passou a trabalhar na Universidade Cornell, atuando como professor titular e diretor de laboratório em estudos planetários nesse local. Ele permaneceu lecionado em Cornell até a sua morte.
Ao longo de sua vida, ele conciliou seu tempo com a universidade, mas também com as pesquisas, com a escrita, como divulgador científico e até como consultor da Nasa. Carl Sagan tornou-se consultor da agência espacial norte-americana na década de 1950, atuando, inclusive, no programa Apollo, responsável por levar seres humanos à Lua.
Confira também: O que é a Nasa?
Teorias de Carl Sagan
Ao longo de sua vida, Carl Sagan realizou inúmeras contribuições às ciências e ao conhecimento humano, além de ser um grande divulgador científico.
Ele realizou amplos estudos sobre o planeta Vênus, analisando o efeito estufa existente na atmosfera desse planeta, e procurou entender as mudanças na cor da superfície do planeta Marte. Ele também estudou uma das luas do planeta Saturno, Titã, buscando entender se havia possibilidade de haver vida fora da Terra. Ele era o defensor de uma teoria chamada panspermia, que afirma que a vida pode ter originado-se fora do planeta Terra, tendo viajado o Universo e chegado aqui por meio de meteoritos.
Estudar e observar o Universo fez Carl Sagan defender a ideia da Terra como um “pálido ponto azul”. Ele utilizou essa expressão para defender a ideia da pequenez e da fragilidade da vida na Terra diante da imensidão do Universo. A imensidão do Universo era um fato que motivava Carl Sagan na busca por vida fora da Terra.
Ele defendia que esforços fossem feitos para encontrar sinais e evidências de vida extraterrestre, no entanto, alertava que o contato dos humanos com extraterrestres poderia ser potencialmente destrutivo para os humanos, assim como o contato dos indígenas com os europeus foi destrutivo para os indígenas no século XVI.
Carl Sagan defendia o pensamento crítico e o método científico e alegava que o conhecimento científico não deveria ser resumido aos meios científicos, devendo ser transmitido à sociedade de maneira simples de ser entendida. Por isso, Carl Sagan investiu tanto na divulgação científica, pois ele considerava ser importante que as pessoas tivessem acesso a esse conhecimento.
Carl Sagan era agnóstico?
Sim, Carl Sagan era agnóstico. Na década de 1990, ele chegou a responder um questionamento nesse sentido afirmando ser um agnóstico.
Carl Sagan era um homem cético e estendia essa posição para o campo da religiosidade. Não se considerava ateu, alegando que não possuía evidências para negar a existência de Deus, embora também não tivesse evidências para atestar a existência de Deus. Sendo assim, ele não aderia a nenhuma religião, mas também não assumia posição como ateu.
Livros de Carl Sagan
Carl Sagan foi um grande divulgador científico, possuindo centenas de publicações, incluindo diversos livros escritos por ele. Entre as publicações mais conhecidas do cientista estadunidense, estão:
-
O mundo assombrado pelos demônios;
-
Pálido ponto azul;
-
Bilhões e bilhões;
-
Cosmos;
-
Contato.
Morte de Carl Sagan
Na década de 1990, Carl Sagan descobriu que sofria de mielodisplasia, uma doença que afeta a medula óssea. Ele chegou a fazer três transplantes de medula óssea, mas permaneceu em uma condição de saúde frágil. Em 20 de dezembro de 1996, ele faleceu em decorrência de uma pneumonia, enquanto estava em Seattle. Ele foi enterrado em Nova Iorque.
Prêmios e homenagens a Carl Sagan
Carl Sagan foi reconhecido como um dos grandes cientistas do século XX, sendo responsável por popularizar bastante a divulgação da Física e da Astronomia. Por conta disso, o cientista estadunidense recebeu dezenas de prêmios e homenagens ao longo de sua vida. Entre os prêmios e homenagens que ele recebeu, estão:
-
Prêmio do Projeto Apollo;
-
Medalha da Nasa por Excepcionais Feitos Científicos;
-
Prêmio Pulitzer pelo seu livro Os Dragões do Éden;
-
Prêmio Emmy, por sua série de TV Cosmos.
Acesse também: Isaac Newton — conheça um dos maiores gênios da Física
Frases de Carl Sagan
-
“Cada um de nós é, sob uma perspectiva cósmica, precioso. Se um humano discorda de você, deixe-o viver. Em cem bilhões de galáxias, você não vai achar outro como ele.”
-
“Nenhum outro planeta no Sistema Solar é uma boa casa para os seres humanos; temos esse mundo ou nada. Essa é uma percepção muito poderosa.”
-
“A ciência não é somente compatível com a espiritualidade; ela é uma fonte profunda de espiritualidade.”
Créditos de imagem
[1] Kenneth C. Zirkel / Wikimedia Commons (reprodução)
[2] Paola Paulino / Shutterstock
Fontes
IMPEY, Chris. Carl Sagan, Carl Sagan: biographies echo an extraordinary life. Disponível em: https://www.americanscientist.org/article/carl-sagan-carl-sagan-biographies-echo-an-extraordinary-life.
MULLEN, Leslie. Carl Sagan (1934-1996). Disponível em: https://science.nasa.gov/people/carl-sagan/.