Topo
pesquisar

Carl Sagan

Biografia

PUBLICIDADE

Carl Edward Sagan nasceu no dia 9 de novembro de 1934, em Nova York. Desde cedo, possuía interesse pela astronomia, recebendo em 1960 seu título de doutor nesta área e em astrofísica. Pouco tempo depois, atuou como professor de importantes universidades, como Harvard e Cornell. Nesta última, foi fundador e diretor do Laboratório de Estudos Planetários.

Desde a década de 50, Sagan atuou como consultor e conselheiro da NASA, orientando projetos relativos às viagens à Lua, e a confecção das naves Voyager, Pioneer e Galileu. Em 1980, fundou a Sociedade Planetária (The Planetary Society), juntamente com os cientistas Louis Friedman e Bruce Murray.

Sagan foi um dos pioneiros da chamada exobiologia, que é a parte da ciência responsável pelo estudo dos efeitos de ambientes extraterrestres em organismos vivos e do potencial da vida em outros planetas. Assim, buscou entrar em contato com possíveis vidas inteligentes vindas de outros locais da galáxia, via rádio, sem sucesso.

Paralelamente a estes feitos, Carl Sagan publicou diversos artigos científicos, livros, além de ter cedido entrevistas e confeccionado materiais voltados para o público leigo. Por tal motivo, é considerado um dos mais importantes divulgadores científicos dos últimos tempos. Uma de suas obras, desenvolvida juntamente com sua última esposa, Ann Druyan, foi a série Cosmos. Esta, distribuída em 13 capítulos, foi vista em aproximadamente 60 países e aumentou significantemente a procura pelo livro, de mesmo nome.

Sagan, também, soube explicar muito bem o efeito estufa na atmosfera de Vênus, fornecendo argumentos sérios quanto ao que podemos causar ao nosso planeta, neste sentido; o porquê das mudanças de cor que ocorrem periodicamente em Marte; e as neblinas vistas em Titã, uma das luas de Saturno.

Em sua trajetória de vida, o astrônomo recebeu diversas premiações relativas à sua série, à sua atuação na NASA, e relevância de suas ideias; totalizando mais de 25 premiações.

Faleceu em 20 de dezembro de 1996, em consequência de uma pneumonia que fragilizou ainda mais seu organismo, debilitado por uma doença chamada mielodisplasia.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Biografia C - Biografia - Brasil Escola

Carl Sagan ao lado de uma réplica da sonda Viking, que futuramente exploraria o solo marciano
Carl Sagan ao lado de uma réplica da sonda Viking, que futuramente exploraria o solo marciano

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Carl Sagan "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/carl-sagan.htm. Acesso em 22 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola