Tipos de solo no Brasil

Os diversos tipos de solo existentes no Brasil podem ser diferenciados segundo a tonalidade, composição e granulação.

Solo corresponde à decomposição de rochas que ocorre por meio de ações ligadas à temperatura, como o calor, além de processos erosivos provenientes da ação dos ventos, chuva e seres vivos, tais como bactérias e fungos.

O Brasil destaca-se como grande produtor agrícola, fato proveniente do extenso território e também da fertilidade do solo.

Em razão da dimensão territorial do Brasil, é possível identificar diversos tipos de solo que são diferenciados segundo a tonalidade, composição e granulação.

No Brasil, são encontrados quatro tipos de solo, são eles: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais.

Tópicos deste artigo

Quais são os tipos de solo no Brasil?

Terra roxa: corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que detém uma tonalidade avermelhada. Pode ser encontrado em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. É originado a partir da decomposição de rochas, nesse caso de basalto.

Massapé: é um solo encontrado principalmente no litoral nordestino constituído a partir da decomposição de rochas com características minerais de gnaisses de tonalidade escura, calcários e filitos.

Salmorão: esse tipo de solo é encontrado ao longo das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, é constituído pela fragmentação de rochas graníticas e gnaisses.

Aluviais: é um tipo de solo formado em decorrência da sedimentação em áreas de várzea ou vales, é possível de ser encontrado em diversos pontos do país.

Resultado da fertilidade da terra roxa.
Resultado da fertilidade da terra roxa.
Deseja fazer uma citação?
FREITAS, Eduardo de. "Tipos de solo no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/tipos-solo-brasil.htm. Acesso em 26 de dezembro de 2025.

Lista de exercícios


Exercício 1

(Uece) Atente para a seguinte descrição: Trata-se de um solo bastante fértil que, por ser originado pela decomposição de basalto, adquire uma tonalidade avermelhada. Esse tipo de solo é muito encontrado em diversas regiões do Brasil, mas se concentra principalmente entre os estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Essa descrição se refere ao solo brasileiro denominado de:

A) massapé.

B) neossolo.

C) terra roxa.

D) aluvial.

VER TODAS AS QUESTÕES

Exercício 2

(UFU) O Brasil possui uma grande diversidade de solos, em razão de sua grande extensão territorial, bem como das múltiplas combinações quanto à atuação dos chamados fatores de formação do solo (clima, organismos, relevo, material de origem e tempo). Em relação aos grandes grupos de solos do Brasil, assinale a alternativa correta.

A) Os solos Aluviais, de cor acinzentada, são uma tipologia fértil encontrada principalmente em terrenos de rochas sedimentares, como nos arenitos do Cráton do São Francisco.

B) O Massapê, de cor escurecida, é um tipo de solo infértil encontrado principalmente em terrenos de rochas ígneas, como nos granitos das antigas Faixas de Dobramentos.

C) O Salmourão, de cor clara, é um tipo de solo infértil encontrado principalmente em terrenos de rochas metamórficas, como nas gnaisses da Bacia Sedimentar Amazônica.

D) A Terra Roxa, de cor avermelhada, é um tipo de solo fértil encontrado principalmente em terrenos de rochas ígneas, como nos basaltos da Bacia Sedimentar do Paraná.

VER TODAS AS QUESTÕES

Exercício 3

(Urca) Sobre os solos do território brasileiro, pode-se afirmar que possuem características variadas, tendo em vista a complexa combinação de fatores climáticos, geológicos, geomorfológicos e biológicos. A figura a seguir é uma representação esquemática de alguns perfis de solos presentes no Brasil.

É correto o que se afirma em:

A) Os Latossolos são pouco intemperizados, se desenvolvem sob condições de ambientes tropicais quentes e úmidos.

B) Os Neossolos possuem ausência de horizonte B, são muito intemperizados e se desenvolvem sob condições de ambientes tropicais quentes e secos.

C) Os Argissolos são bastante intemperizados, com acúmulo de argila no horizonte B, se desenvolvem em condições de ambiente tropical úmido.

D) Os Cambissolos possuem elevado desenvolvimento pedogenético, são muito espessos e apresentam horizonte B com acúmulo de argila.

E) Os Latossolos e os Argissolos são as classes de solos com menor extensão espacial no território brasileiro.

VER TODAS AS QUESTÕES

Exercício 4

(Uece) No Brasil, as classes latossolos e argissolos ocupam aproximadamente 58% da área superficial. Dentre as principais características desses solos encontra(m)-se:

A) as características hidromórficas e o fato de serem solos rasos.

B) sua natureza predominantemente eutrófica e alcalina, respectivamente.

C) cerosidade moderada a forte, resultante das rochas originalmente básicas e ultrabásicas que os formaram.

D) a baixa fertilidade natural e o fato de serem altamente intemperizados.

VER TODAS AS QUESTÕES