Topo
pesquisar

Açaí (Euterpe oleracea)

Saúde e Bem-estar

A polpa do açaí é um alimento muito utilizado
A polpa do açaí é um alimento muito utilizado
PUBLICIDADE

Reino Plantae
Filo/Divisão Magnoliophyta
Classe Liliopsida
Ordem Arecales
Família Arecaceae
Gênero Euterpe
Espécie
Euterpe oleracea


O açaí é o fruto da Euterpe oleracea, ou simplesmente açaizeiro: palmeira tipicamente encontrada na Amazônia. No entanto, nas últimas décadas, o fruto tem sido produzido e consumido em outras regiões do Brasil e do mundo.

Para que seja consumida, a polpa do açaí deve ser retirada com uso de máquinas específicas ou manualmente, após ficar de molho na água. Além dos famosos açaís na tigela, que são a mistura do açaí, xarope de guaraná, frutas (como a banana) e cereais; esse fruto pode ser consumido em sucos, sorvetes, picolés, doces, ou somente a sua polpa. Nesse caso, alguns preferem com um pouco de açúcar; outros, com farinha; ou até mesmo com peixe assado ou camarão! Cem gramas da polpa de açaí contêm cerca de 250 calorias, vitaminas C, B1 e B2, fósforo, ferro e cálcio.

O pigmento responsável pela coloração típica de nossos dentes, após ingerir o açaí, é chamado antocianina, sendo ele responsável pelo combate de radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. O consumo contínuo da polpa do açaí também reduz as chances de doenças do coração, artrite e obesidade. Quanto a este último fator, vale lembrar que acontece em casos de ingestão moderada, já que é um alimento calórico, rico em gorduras (felizmente, a maioria é do tipo poli-insaturada).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essas características, aliadas à grande quantidade de fibras e proteínas em geral que possui, faz da polpa do açaí um alimento muito utilizado – e indicado para atletas, após o treino.

Uma das vantagens comerciais do açaizeiro é que se aproveita tudo da planta: o fruto, para o preparo de alimentos deliciosos; a semente, para extração do óleo para fabricação de cosméticos, e confecção de artesanatos; o palmito, para culinária e como remédio natural para controle de hemorragias; folhas e estirpe para construção de telhados e confecção de produtos trançados, como bolsas, redes e sacolas; e a raiz, amplamente utilizada na medicina natural, por exemplo, como vermífugo.
 

Veja mais!
Açaí na tigela: alimento antioxidante.
Cupuaçu: um fruto legitimamente brasileiro.


Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Açaí (Euterpe oleracea)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/acai-1.htm. Acesso em 21 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola