Por Carolina Godinho
Carolina Godinho é autora do perfil @lanchinhos e dará dicas para lanches saudáveis e divertidos.

Receita de panetone e combinações

Saúde na escola

PUBLICIDADE

Dando continuidade à nossa série de postagens de receitas e combinações e ainda na temática de natal, hoje trouxemos uma receita deliciosa e muito tradicional nesta época: panetone. Esta receita de panetone é também uma opção para presentear pessoas queridas agora no final de ano. As crianças também adoram participar do preparo, mas, principalmente, adoram comer.

Leia também: Receita de biscoito doce e combinações

Normalmente o panetone não é uma opção muito saudável por ter muita gordura trans e conservantes, mas, com esta receita, podemos até colocar na lancheira das crianças sem medo.

Para esta receita, trouxemos, além de inspirações para as lancheiras, também inspirações para presentear. As embalagens próprias para panetones são encontradas em lojas de produtos para confeitarias ou lojas de embalagens.

Esses panetones são uma ótima opção para presentear pessoas queridas.
Esses panetones são uma ótima opção para presentear pessoas queridas.

Receita de panetone

(Idade recomendada: a partir de 2 anos.)

*Para baixar a receita em PDF, clique aqui.

Ingredientes
400 g de farinha de trigo
150 g de água
4 g de fermento biológico seco
100 g de açúcar demerara
12 g de leite em pó
4 g de essência de panetone
40 g de gemas
60 g de manteiga
6 g de sal
150 g de frutas cristalizadas + 100 g de uvas-passas ou 300 g de gotas de chocolate

Modo de preparo

Primeiramente coloque as frutas cristalizadas em uma peneira e lave bem, para retirar todo o açúcar que as recobre. Deixe escorrer bem.

Na máquina de pão, coloque 150 g de água, 150 g de farinha e todo o fermento. Programe o ciclo de amassar a massa e deixe bater até ficar homogêneo. Depois disso, desligue a máquina ou encerre o ciclo e deixe descansar por 30 minutos. Estamos fazendo a conhecida esponja.
Após esse tempo, coloque na máquina o restante da farinha e os outros ingredientes, exceto o sal e as frutas ou gotas. Programe novamente o ciclo de amassar e deixe bater até o final do ciclo.
Quando o ciclo terminar, retire a massa da máquina, acrescente o sal e as frutas ou gotas.

Se for assar na máquina de pão mesmo, volte a massa para a máquina e deixe crescer até quando faltar dois dedos para o topo da forma. Nesse momento, se quiser, faça um corte em cruz no topo do panetone, coloque uma colher de chá de manteiga no centro, feche a máquina e programe o ciclo de assar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se for assar no forno, em assadeira ou forma de panetone, coloque a massa na forma e deixe crescer até quando faltarem dois dedos para o topo da forma. Se for em forma de papel, divida a massa em duas partes (dará dois panetones). Depois de crescido, faça um corte em cruz no topo se desejar, coloque uma colher de chá de manteiga no meio e leve ao forno preaquecido em torno de 180º até ficar bem dourado.

Para quem não tem máquina de pão, é só misturar bem 150 g de farinha com a água até ficar bem homogênea e deixar descansar por 30 minutos.

Depois desse tempo, misture o restante da farinha e os outros ingredientes, exceto o sal e as frutas ou gotas. Trabalhe bem a massa e deixe crescer até dobrar de tamanho. Depois é só misturar o sal e as frutas ou gotas e colocar nas formas. Deixe crescer até dois dedos antes da borda da forma. Coloque uma colher de chá de manteiga no meio e leve ao forno preaquecido em torno de 180º até ficar bem dourado.

Veja também: Receita de bolinho de banana e combinações

Observações

  • Xícara medidora de 240 ml;
  • Como é um produto sem conservantes, a durabilidade é, em média, uma semana;
  • A receita é do blog “Máquina de Pão” .

Receita avaliada por @coisadenutri

Combinações

  • Opção 1

  • Chocotone caseiro
  • Uvas
  • Água
  • Opção 2

  • Chocotone
  • Banana
  • Leite
 
Por Carolina Godinho
SOBRE O AUTOR

Carolina Godinho é formada em Administração e trabalhou na área por 15 anos, até a maternidade chegar em sua vida. Em 2015, criou o perfil @lanchinhos a fim de registrar todos os lanches saudáveis que prepara diariamente para os seus filhos, Kenji e Koji.
É responsável também pela loja Lanchinhos, onde se encontram os itens utilizados para compor toda a lancheira das crianças.