Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

TNT – Trinitrotolueno

O explosivo TNT é o nitrocomposto trinitrotolueno e seu nome químico é 2-metil-1,3,5-trinitrobenzeno. Ele é um sólido amarelo cristalino que tem um imenso potencial explosivo. Por isto ele é muito utlizado em implosões de prédios e outras edificações.

O TNT é um poderoso explosivo em razão da quantidade de oxigênios em sua estrutura (suficiente para causar a combustão)
O TNT é um poderoso explosivo em razão da quantidade de oxigênios em sua estrutura (suficiente para causar a combustão)
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A sigla TNT significa trinitrotolueno. Ele é um nitrocomposto e seu nome químico é 2-metil-1,3,5-trinitrobenzeno. Sua fórmula está representada abaixo:

Fórmula estrutural do TNT (trinitrotolueno ou 2-metil-1,3,5-trinitrobenzeno).

Ele é um sólido amarelo cristalino que possui um alto potencial explosivo. O TNT é tão explosivo que detona com apenas uma temperatura de 80°C ou uma fagulha elétrica. Isto se deve porque na sua estrutura existem átomos de oxigênio suficientes para que ocorra a combustão.

O método de obtenção do trinitrotolueno é a nitração total do tolueno, ou seja, quando o tolueno reage com o ácido nítrico (HNO3). Esta nitração total significa que serão feitas nitrações até que todas as substituições possíveis sejam feitas. No caso do tolueno é possível no máximo três substituições no núcleo do anel benzênico: duas em orto e uma em para. Vejamos esta reação de substituição abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Reação de nitração para a obtenção do TNT

O TNT, assim como os explosivos tretil (N-metil-2,4,6-trinitrofenil-nitramina) e RDX (Ciclotrimetilenotrinitro-amina), foi inventado no início do século XX, principalmente em função da Primeira Guerra Mundial.

Apesar de ser muitas vezes utilizado como uma arma, o seu uso pacífico também é muito extenso. Os explosivos plásticos, por exemplo, muitas vezes usados em implosões de prédios e outras edificações, são na realidade o próprio TNT interligado a um dispositivo. Este dispositivo emite uma fagulha elétrica ao ser acionado, o que causa a explosão do TNT.

O TNT é muito utilizado em implosões

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "TNT – Trinitrotolueno"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/tnt-trinitrotolueno.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante