PUBLICIDADE
O combustível Gasogênio surgiu no Brasil durante a crise do petróleo decorrente da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o racionamento de gasolina imposto pelo governo brasileiro obrigou os motoristas a converter seus carros para funcionar com gasogênio (gás obtido por meio da queima de carvão).
Mas para ser usado, o gasogênio requeria um equipamento acoplado na traseira dos veículos, ou seja, era preciso adaptar o automóvel para o uso desse combustível. O motor específico para gasogênio funciona com os gases (nitrogênio, hidrogênio, monóxido de carbono, metano) obtidos pela queima do carvão ou da lenha.
O gasogênio pode ser obtido pelo processo destinado a produzir coque (carvão vegetal): A parte volátil do carbono é liberada com o aquecimento dos hidrocarbonetos mais pesados, obtendo assim um gás que contém H2 e CH4.
O Gasogênio foi usado até que a guerra e os racionamentos terminassem, nos dias atuais já é extinto por apresentar inconvenientes como baixo poder calorífico e alta porcentagem de poluição, além do que, para ser produzido são necessários equipamentos de grande porte que não seriam bem aceitos nos dias atuais.
Por Líria Alves
Graduada em Química