Gasogênio

Química

PUBLICIDADE

O combustível Gasogênio surgiu no Brasil durante a crise do petróleo decorrente da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o racionamento de gasolina imposto pelo governo brasileiro obrigou os motoristas a converter seus carros para funcionar com gasogênio (gás obtido por meio da queima de carvão).

Mas para ser usado, o gasogênio requeria um equipamento acoplado na traseira dos veículos, ou seja, era preciso adaptar o automóvel para o uso desse combustível. O motor específico para gasogênio funciona com os gases (nitrogênio, hidrogênio, monóxido de carbono, metano) obtidos pela queima do carvão ou da lenha.

O gasogênio pode ser obtido pelo processo destinado a produzir coque (carvão vegetal): A parte volátil do carbono é liberada com o aquecimento dos hidrocarbonetos mais pesados, obtendo assim um gás que contém H2 e CH4.

O Gasogênio foi usado até que a guerra e os racionamentos terminassem, nos dias atuais já é extinto por apresentar inconvenientes como baixo poder calorífico e alta porcentagem de poluição, além do que, para ser produzido são necessários equipamentos de grande porte que não seriam bem aceitos nos dias atuais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Gás natural combustível

Número de octanagem de combustíveis

Combustíveis - Química - Brasil Escola

 

Automóvel movido a gasogênio
Automóvel movido a gasogênio

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Gasogênio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/gasogenio.htm. Acesso em 13 de agosto de 2020.