Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é uma rainha consorte?

Na monarquia britânica, a rainha consorte é a esposa do rei. Possui o mesmo título hierárquico, mas não tem os poderes políticos e militares do rei.

Quadro com o conceito de rainha consorte em fundo verde
Conceito de rainha consorte.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A rainha consorte é a esposa do rei, em regimes monárquicos em geral. Ela possui o título de rainha, mas não possui as mesmas atribuições que o rei. No caso da monarquia britânica, a rainha consorte não tem os poderes políticos e militares do rei.

Ainda, na monarquia britânica, não existem rei consortes, uma vez que a lei inglesa proíbe que esse título seja fornecido para não prejudicar a linha de sucessão ao trono britânico. Para esses casos, o termo usado é príncipe consorte.

Leia também: Quem são os membros da família real britânica?

Tópicos deste artigo

Resumo

  • Rainha consorte é o termo usado em regimes monárquicos para referir-se à esposa do rei.

  • Uma rainha consorte não tem os poderes políticos e militares do rei, como é o caso da monarquia britânica.

  • Uma rainha consorte não pode assumir o trono depois que o rei morre.

  • Na monarquia britânica não existe o termo rei consorte. O marido de uma rainha coroada é conhecido como príncipe consorte.

O que é uma rainha consorte?

Camilla Parker, atual rainha consorte do Reino Unido, acena com a mão direita.
A rainha consorte do Reino Unido, Camilla Parker, foi proclamada para a posição em setembro de 2022. [1]

O termo rainha consorte é um termo muito utilizado na monarquia britânica, mas não apenas nessa monarquia, sendo usado para se referir à esposa de um monarca reinante. Sendo assim, a rainha consorte é a esposa do rei, e, embora hierarquicamente estejam na mesma posição, a rainha consorte não tem os papéis políticos e militares que o rei possui.

A rainha consorte também não possui as mesmas atribuições de uma rainha, embora popularmente uma rainha consorte possa ser chamada apenas de rainha. Dentro da monarquia britânica, por exemplo, a rainha é aquela que assumiu o poder por estar na linha de sucessão do trono britânico.

No caso da rainha consorte, ela assume o trono por ser casar com um rei, isto é, um indivíduo que estava na linha de sucessão e que foi coroado rei. Depois que um rei morre, a rainha consorte não pode assumir o trono, uma vez que a linha de sucessão determina que o filho ou filha mais velho(a) do rei é quem deve assumir o trono.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existe rei consorte?

Na monarquia britânica não existe rei consorte, pois o título é estendido apenas às mulheres. A cultura monárquica é extremamente patriarcal, e o título de rei é entendido como o título mais importante do país. Sendo assim, existe uma proibição que impede que homens que se casem com rainhas assumam o título de rei.

Rainha Elizabeth II e o príncipe consorte Phillip. Na monarquia britânica, não há rei consorte. [2]
Rainha Elizabeth II e o príncipe consorte Phillip. Na monarquia britânica, não há rei consorte. [2]

Isso é entendido como uma forma de proteger a linhagem real da monarquia e impedir que monarcas de fora da Casa de Windsor assumam o poder. Para esses casos, a monarquia britânica adota o uso do termo príncipe consorte, como foi o caso para o príncipe Phillip, marido da rainha Elizabeth II. Portanto, o título de rei é reservado apenas para aqueles que nasceram na própria família real britânica e que herdaram o trono pela linha de sucessão.

Quem é a atual rainha consorte do Reino Unido?

A atual rainha consorte do Reino Unido se chama Camilla Parker Bowles e assumiu a posição quando Charles III foi proclamado rei do Reino Unido, em setembro de 2022. Ela nasceu em uma família aristocrata da Inglaterra, mas ingressou na família real inglesa quando se casou com o então príncipe Charles, em 2005.

Ela já havia tido um relacionamento amoroso com Charles na sua juventude e manteve um caso extraconjugal com ele quando ele era casado com a princesa Diana, o que fez dela uma figura bastante impopular no Reino Unido. Quando se casou com Charles, em 2005, anunciou que não utilizaria o título de rainha consorte, mas aceitou receber o título quando Elizabeth II anunciou que desejava que ela assumisse o título de rainha consorte quando Charles se tornasse rei. Em 8 de setembro de 2022, ela foi anunciada como rainha consorte do Reino Unido.

Créditos da imagem

[1] Marcin Kadziolka / Shutterstock

[2] Lorna Roberts / Shutterstock

 

Por Daniel Neves Silva
Professor de História

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "O que é uma rainha consorte?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-uma-rainha-consorte.htm. Acesso em 03 de março de 2024.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE