Onda de calor no Brasil: entenda o que é e suas consequências
Onda de calor no Brasil: entenda o que é e suas consequências
Uma onda de calor provocará aumento de temperatura nesta semana. Alguns locais poderão marcar até 45º C, segundo a MetSul Meteorologia
Em 18/09/2023 13h57
, atualizado em 18/09/2023 17h59
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
Uma onda de calor deve atingir o Brasil em todas as regiões nesta semana, de acordo com a MetSul Meteorologia. As maiores temperaturas esperadas ficarão entre 40º C e 45° C.
Alerta de nível laranja (perigo) de onda de calor foi emitido na tarde desta segunda-feira (18) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso meteorológico é válido até às 18h da próxima sexta-feira (22).
O comunicado emitido ocorre quando as temperaturas sumperam em pelo menos 5 ºC à média histórica do período, aponta o Inmet.
São quinze estados que devem ser atingidos pela massa de ar quente. Uma das capitais que terá a temperatura maior será Cuiabá (MT), que poderá atingir 43º C de máxima na quinta-feira (21) e na sexta-feira (22), conforme previsão do Inmet.
A condição se trata de uma "situação de elevado perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades". O nível de calor excepcional poderá ser prejudicial à saúde e à vida, com risco maior à população vulnerável, como é caso de enfermos e idosos, adverte a MetSul.
Quais estados serão atingidos pela onda de calor no Brasil?
Entre os estados em que as temperaturas se aproximarão dos 40ºC ou ultrapassará essa marca, segundo a MetSul, estão:
Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.
Os estados que serão mais atingidos pela onda de calor serão o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul.
O que é uma onda de calor?
A onda de calor é um fenômeno atmosférico em que as temperaturas se elevam de forma anormal comparado às temperaturas máximas já registradas no local, conceitua a professora de Geografia Paloma Guitarrara neste artigo.
Uma massa de ar quente é responsável por provocar esse aumento na temperatura. A umidade relativa do ar pode ser alterada com esse processo, explica a educadora.