Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dia de Ação de Graças é comemorado nesta quinta-feira (24)

Feriado nacional nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças reúne amigos e familiares para compartilhar refeições e agradecer pelas coisas boas.

Em 24/11/2022 08h00 , atualizado em 24/11/2022 08h00
Mãos dadas ao redor de uma mesa repleta de comidas
A mesa repleta de comidas é algo que marca a celebração do Dia de Ação de Graças. Crédito da Imagem: Shutterstock
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, 24 de novembro, é comemorado o Dia de Ação de Graças. A data marca a celebração das bençãos recebidas ao longo do ano. Na ocasião é comum a reunião de amigos e familiares para compartilhar refeições.

Nos Estados Unidos, a data é conhecida como Thanksgiving. Por lá é feriado nacional, um dos mais tradicionais do país.

O tráfego aéreo e nas rodovias costuma aumentar nesta semana em todo o território estadunidense. Milhões de americanos viajam neste período para reunir com conhecidos e poder celebrar o feriado. 

Quando surgiu?

A origem do Dia de Ação de Graças ou Thanksgiving remonta aos tempos coloniais dos Estados Unidos. A primeira vez que foi celebrado o dia foi em 1621, em Plymouth, colônia de Massachussetts.

Após as dificuldades enfrentadas pelos britânicos, na primeira vez que eles conseguem se estabelecer em terras estadunidenses, eles decidem comemorar. Como agradecimento à colheita produtiva que tiveram, os colonizadores teriam convidado os indígenas (Wampanoag) que habitavam a região para celebrarem juntos a conquista.

Segundo relato de Edward Winslow, na obra Mout's Relation, a festa durou três dias e contou com a participação de 53 ingleses e 90 indígenas.

 O primeiro Dia de Ação de Graças representado em pintura a óleo de Jean Louis Gerome Ferris (1932).
Pintura em óleo do artista Jean Louis Gerome Ferris representando o primeiro Dia de Ação de Graças (1932)
Crédito: Reprodução / WikiCommons

Entre os alimentos presentes estavam abóbora, milho e feijão, que são considerados sagrados pelos indígenas. Ao longo do tempo esses igredientes se tornaram tradicionais e até hoje estão presentes nos pratos servidos no Dia de Ação de Graças.

Há críticas sobre a narrativa mais contada sobre a história da data. Essa versão estabeleceu uma romantização, e segundo esses críticos, teria amenizado os conflitos vivenciados entre colonizadores e nativos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A oficialização da data enquanto feriado nacional nos Estados Unidos ocorreu em 1863 pelo então presidente Abraham Lincoln. Na ocasião foi definido que a comemoração seria feita na última quinta-feira no mês de novembro.

A data passa a ser celebrada na quarta quinta-feira de novembro a partir de 1941, devido ao projeto de lei assinado por Franklin D. Roosevelt. 

Dia de Ação de Graças no Brasil

Por aqui o Dia de Ação de Graças não é tradicional. A data foi instituída pela Lei nº 781, de 17 de agosto de 1949. 

As comemorações no Brasil são mais comuns entre as famílias de origem estadunidense e canadense, como também em algumas igrejas protestantes