Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Começa hoje (25) a Black Friday 2022

Ação acontece na última sexta-feira do mês de novembro e, nesta edição tem a Copa do Mundo no Catar, para alavancar as vendas.

Em 25/11/2022 00h10 , atualizado em 28/11/2022 11h20
No Brasil, a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro.
No Brasil, a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro * Crédito da Imagem: Shutterstock / Ververidis Vasilis

PUBLICIDADE

A Black Friday é um evento que teve origem nos EUA e é conhecido mundialmente pelas ofertas em lojas físicas e virtuais. No Brasil, a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro.

Esse ano, ela caiu no dia 25 de novembro e, geralmente, termina na segunda-feira (28), que costuma ser chamada de Cyber Monday. Nesta edição, a expectativa para as vendas estão ainda maior, por conta da Copa do Mundo no Catar.

Considerada uma das datas mais importantes para o comércio, e após dois anos consecutivos de pandemia, a data foi bastante esperada pelos brasileiros, que pretendem gastar mais nesta edição do evento.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (Idec), a Black Friday é praticada no Brasil desde 2010, e começou como um evento exclusivamente on-line que passou para o varejo físico, incluindo pequenos e grandes comércios.

Atualmente, a data está consolidada no calendário do comércio brasileiro, sendo bastante esperada.

Apesar da grande maioria do comércio seguir a data, há aqueles que  não seguem o calendário e fazem promoções antecipadas. Alguns utilizam o termo “Black Week”, que foi criado para unificar o conjunto de ofertas que acontecem na segunda metade do mês de novembro.

Leia também: Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como funciona a Black Friday?

De modo geral, a Black Friday funciona da seguinte forma:

- Comerciantes diminuem a margem de lucro na unidade de produtos

- Ganham pelo volume de vendas 

- Há um número maior de clientes circulando pelas lojas e em sites

Black Friday compensa?

O maior atrativo da Black Friday são os descontos para os consumidores, mas é preciso ficar atento na hora de realizá-las.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, lembra que consumidores não devem se deixem levar pelas ofertas e efetuar compras por impulso, principalmente tomando cuidado para não se endividarem.

É preciso se atentar para se realmente os descontos oferecidos valem a pena. Isso é, quando o produto ou serviço adquirido são realmente úteis, fazendo sentido dentro do orçamento do consumidor. 

Para não cair em golpes durante a Black Friday, é importante pesquisar os preços antes de comprar é essencial. Além disso, vistiar sites e lojas diferentes com antecedência e pesquisar preçoa, as condições de venda e as especificações do produto.

Alguns sites e os Procons fazem monitoramento de preço para ajudar os consumidores a escolherem empresas com boa reputação.

Por Érica Caetano
Jornalista

 

*Crédito imagem

Shutterstock e Ververidis Vasilis

 

PUBLICIDADE