Topo
pesquisar

Índices Inflacionários

Matemática

PUBLICIDADE

Quando o nosso dinheiro perde o poder de compra, isto é, os preços dos produtos são reajustados de forma incessante, dizemos que houve inflação. Se o preço dos produtos não sofrerem variação, dizemos que houve uma estabilidade; e caso ocorra à diminuição, denominamos deflação. A ocorrência da inflação diminui o poder aquisitivo do dinheiro, fazendo com que precisemos de mais dinheiro para a aquisição do mesmo produto. A inflação é medida, acompanhada e regulamentada pelo governo federal, auxiliado por órgãos governamentais, como o Banco Central, Ministério da Fazenda e Economia, entre outros ministérios, secretarias, entidades, institutos e fundações importantes para o bom andamento da economia brasileira.

Os índices utilizados na medição da inflação e regulação de preços do mercado brasileiro são:

INPC (Índices Nacional de Preços ao Consumidor): verifica o custo de vida média das famílias com renda mensal entre 1 e 6 salários mínimos, residentes nas principais capitais.

IPCA (Índice Nacional de Preços Ao Consumidor Amplo): verifica o custo de vida das famílias com renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos, que residem nas principais capitais.

IGP – DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna): analisa as variações de preços desde matérias-primas até o seu beneficiamento. Esse índice é formado por outros três indicadores econômicos: IPA (Índices de Preços por Atacado), IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e INCC (Índice Nacional de Custo da Construção).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

IGP – M (Índice Geral de Preços – Mercado): indicado na correção de serviços como TV por assinatura, aluguéis, contratos do mercado financeiro e tarifas de serviços públicos.

IPC – S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal): abrange produtos relacionados à alimentação, vestuário, habitação, saúde, educação, transporte e despesas diversas nas principais cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A pesquisa é feita envolvendo a população com renda por volta de até 30 salários mínimos.

IPC – Fipe (Índice de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo): avalia as famílias paulistanas com renda em torno de 20 salários mínimos.

IPV (Índice de Preços no Varejo): verifica as variações dos preços no mercado varejista, analisando individualmente os produtos de acordo com o consumo.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marcos Noé Pedro da. "Índices Inflacionários "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/Indices-inflacionarios.htm. Acesso em 24 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola