Dia da Consciência Negra: veja 10 filmes sobre racismo

Tempo de Glória, Mandela, Histórias Cruzadas e Corra são algumas produções

Em 19/11/2023 00h20 , atualizado em 19/11/2023 00h20

Assistir aos filmes ajuda a estudar
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O Dia da Consciência Negra é comemorado amanhã, 20 de novembro. A data lembra a luta dos africanos escravizados no passado e reforça a importância de combater o racismo no Brasil e no mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conforme este artigo, o racismo é uma forma de preconceito e discriminação baseada num termo controverso, que sociologicamente é revisto e do qual a genética também inicia uma revisão: a raça. No século XIX, compreendia-se que a cor da pele e a origem geográfica de indivíduos promoviam uma diferenciação de raças.

O racismo é um tema cobrado com frequência em provas de vestibulares, Enem, concursos e outros processos seletivos.

Como forma de lembrar a importância do Dia da Consciência Negra, listamos filmes que trazem a temática racismo à tona e que podem ajudar nos estudos. 

Tópicos deste artigo

10 filmes sobre racismo

1) Tempo de Glória (1989)

O filme mostra a história de soldados negros liderados por um oficial branco e que precisam mostrar o seu valor no campo de batalha e superar o preconceito. A produção tem como bastidores a Guerra Civil dos Estados Unidos (EUA).

Por que assistir?

Abordado com frequência em filmes hollywoodianos, o racismo é um tema rico e que pode ser cobrado tanto em provas de história como em redações do Enem, por exemplo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Onde assistir?

O filme Tempo de Glória pode ser visto na Netflix

2) Histórias Cruzadas (2011)

O filme se passa nos anos 1960 em Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi. Skeeter é uma garota branca da alta sociedade que retorna ao vilarejo determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, o que desagrada  parte da sociedade.

Por que assistir?

O longa-metragem aborda a questão racial no sul dos Estados Unidos na década de 1960, assunto que pode ser cobrado nas provas.

Onde assistir?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O filme Histórias Cruzadas pode ser encontrado na Star +.

3) Mandela (1994)

Inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme aborda todo o percurso traçado pelo líder sulafricano em sua luta pelo fim do Apartheid, que inclui 27 anos de cárcere pelo que acreditava.

Saiba o que foi o Apartheid

Por assistir?

Mandela é um dos mais importantes personagens negros da história mundial e a sua luta pelo fim do Apartheid também pode cair nas provas.

Onde assistir?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O filme Mandela não está disponível em algum streaming no momento.

4) Emicida: AmarElo – É tudo pra ontem (2020)

No documentário, o músico Emicida apresenta a história por trás de suas músicas e o processo de criação do disco/projeto AmarElo. Ele explica os motivos que o levaram a escolher o Teatro Municipal de São Paulo como palco para o lançamento de seu álbum, uma vez que o local raramente é frequentado por moradores da periferia.

Por assistir?

Cheia de referências a outros conteúdos, a obra é uma oportunidade rica de conhecer a história da música brasileira e as influências do movimento negro na História do Brasil.

Onde assistir?

O filme Emiciada: AmarElo - É tudo pra ontem está disponível na Netflix.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

5) Doutor Gama (2021)

Esta produção nacional retrata a vida e a obra do líder, poeta, jornalista e advogado Luiz Gama (1830-1882), nascido no estado de Salvador, e um dos três grandes abolicionistas brasileiros. Considerado o patrono da Abolição da Escravidão no Brasil, Gama lutou pelos direitos dos escravos e para que eles obtivessem a sua carta de alforria.

Por que assistir?

O líder Gama foi um dos grandes nomes que combateram a discriminação e o preconceito no Brasil – temas discutidos no Enem e nos vestibulares, assim como o racismo. 

Onde assistir?

O filme Doutor Gama pode ser visto na plataforma de streaming GloboPlay.

6) Summer of Soul 

A produção destaca o Harlem Cultural Festival, que ocorreu durante seis semanas em 1969, nos Estados Unidos. O festival contou com artistas negros e focou em cultura, especialmente música e moda. O documentário ressalta que, embora o evento não tenha tido tanta repercussão, como, por exemplo, o Festival do Woodstock, foi importante historicamente. Há entrevistas com diversos artistas afro-americanos, entre os quais Stevie Wonder, Nina Simone e B.B. King.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que assistir?

A importância dos negros na sociedade, o racismo pelo qual eles ainda passam e o preconceito de raça justificam por que este documentário deve ser visto.

Onde assistir?

O filme Summer of Soul não está disponível em alguma plataforma de streaming.

7) Corra (2017)

Neste filme de suspense, o protagonista viaja para conhecer a família da namorada e se depara com diversas surpresas perturbadoras.

Por que assistir?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O filme Corra mostra como o racismo ainda está presente na sociedade, mesmo que de forma sutil. 

Onde assistir?

O filme Corra está disponível na Netflix.

8) Green Book: O Guia

Na década de 60, nos Estados Unidos, um pianista negro e seu motorista branco tornam-se grandes amigos.

Por que assistir?

Mais um filme que traça reflexões acerca do racismo e, especialmente, da segregação racial que existia nos EUA nos anos 1960.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Onde assistir?

O filme Green Book: O Guia pode ser encontrado na Amazon Prime

9) Judas e o Messias Negro

O filme retrata a história de Fred Hampton, líder negro que era presidente da filial do estado de Illinois (EUA) do movimento dos Panteras Negras. Os membros desse partido eram ativistas socialistas e contrários à Guerra de Vietnã.

A FBI, a Polícia Federal dos EUA, monitorava as ações de líderes ativistas como Hampton. Com o objetivo de sabotar os Panteras Negras, a FBI contrata um militante negro para se aproximar do líder do movimento. 

Em 1969, quando Hampton estava reunido com outros membros dos Panteras Negras, a polícia invade o local e o mata. Fred Hampton foi assassinado aos 21 anos.

Leia também: a história dos Panteras Negras na luta racial nos EUA

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que assistir?

Hampton foi um dos importantes líderes negros do final dos anos 60 que lutou por direitos políticos e sociais, assim como Martin Luther King e Malcom X. Temas como movimentos de negros, preconceito racial e luta contra a violência policial são importantes discussões que podem ser trabalhadas em vestibulares. 

Onde assistir?

O filme Judas e o messias negro está disponível na Amazon Prime.

10) Uma noite em Miami (2021)

O filme “Uma noite em Miami” mostra a vida do lutador de boxe de peso pesado nortemericano Cassius Marcellus Clay Jr., mais conhecido como Muhammad Ali. O boxeador, falecido em 2016, é considerado um dos mais importantes esportistas do mundo.

Paralelamente à história de Ali, a produção foca na amizade dele com mais três personalidades que fizeram parte do movimento negro nos EUA: o ativista Malcolm X, o cantor Sam Cooke e o jogador de futebol americano Jim Brown. O filme narra um encontro fictício dos quatro em um hotel em Miami.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que assistir?

Mais um longa-metragem que retrata importantes personalidades que lutaram, cada um à sua maneira, pelos direitos dos negros nos Estados Unidos. 

Relembre a morte de George Floyd e o movimento "black lives matter"

Onde assistir?

O filme Uma noite em Miami pode ser encontrado na Amazon Prime.

Por Silvia Tancredi
Jornalista

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)