Topo
pesquisar

Cerimônia de excomunhão medieval

História Geral

A excomunhão medieval era realizada através de uma cerimônia na Igreja. Na Idade Média, ser excomungado era praticamente ser excluído da sociedade medieval.
Sermão realizado para os fiéis
Sermão realizado para os fiéis
PUBLICIDADE

A excomunhão, ouser excomungado, significa expulsar e proibir o fiel de continuar frequentando alguma comunidade religiosa. O excomungado fica proibido de continuar sua filiação com a igreja, de participar dos rituais de sua e de frequentar a comunidade religiosa. No período medieval, quando a Igreja Católica exercia enormes poderes, ser excomungado significava ser banido da sociedade.

O objetivo principal do presente texto será demonstrar como eram as cerimônias de excomunhão realizada na Idade Média, ou seja, como eram realizados os rituais de excomunhão.

A cerimônia de excomunhão tinha uma lógica a ser seguida: antes do início da cerimônia, a Igreja era toda preparada e as paredes eram todas forradas de preto. Após a preparação da Igreja, os sinos dobravam (som dos sinos) e o bispo e o clero, com tochas na mão, faziam a leitura da sentença de excomunhão na presença dos fiéis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Feito isto, o bispo e o Clero pronunciavam a fórmula de anátema (da excomunhão): “Venham sobre eles todas as maldições e pragas do Egito, que vieram sobre o Rei Faraó e sua gente, porque não obedeceram à lei de Deus. Sejam malditos nos povoados e no campo, onde quer que estejam, e no comer e beber, e no velar, dormir, viver e morrer. Os frutos de suas terras sejam malditos e os animais que possuem. Envie-lhes, Deus, fome e pestilência que os consuma. De seus inimigos sejam repreendidos e a todos aborreçam. O diabo esteja”.¹ Posteriormente à leitura, o bispo e os padres apagavam as tochas e o ritual era finalizado. A pessoa excomungada era reduzida a nada e seu convívio social era praticamente inexistente.

_____________________

[1]SANTOS, João Henrique dos. ‘A Aproximação dos distantes: Os Éditos de Anátema e Excomunhão cristã e judaico no século XVII’. In: Revista Vértices, nº 10. São Paulo: USP, p. 7 e 8.

Leandro Carvalho
Mestre em História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CARVALHO, Leandro. "Cerimônia de excomunhão medieval"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/cerimonia-excomunhao-medieval.htm. Acesso em 24 de junho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola