Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

História do Peru

O Peru está localizado na América do Sul e faz fronteiras com o Chile, Brasil, Bolívia, Equador e Colômbia.

Bandeira do Peru
Bandeira do Peru
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A região do atual Peru era habitada pela civilização inca, a qual foi dominada em 1532 com a chegada dos espanhóis. Ainda no século XVI, a colônia foi elevada a Vice-Reino do Peru.

Em 1821, o argentino José de San Martín declarou a independência do país. A batalha contra os espanhóis durou até 1824, quando finalmente foram vencidos pelas tropas de Antonio José Sucre.

O governo de Ramón Castilha (1845-1851 e 1855-1862) libertou os indígenas do pagamento de tributos e os negros da escravidão. Na Guerra do Pacífico (1879-1884), o Peru perdeu para o Chile o controle das jazidas de nitrato no deserto de Atacama e na província de Tarapacá.

O general nacionalista Juan Velasco Alvarado tomou o poder em 1968. No entanto, em 1975, ele foi deposto e quatro anos depois o poder foi devolvido aos civis. Em 1980, o grupo Sendero Luminoso iniciou atividades terroristas. Com isso, a inflação no país chegou a 7.600% em 1990.

No mesmo ano, Alberto Fujimori foi eleito presidente, saindo do poder somente em 2000. Manifestações violentas ocorreram em cinco províncias contra a privatização das estatais de energia elétrica em 2002.

Já em 2003, milhares de plantadores de coca (cocaleros) marcharam até a capital Lima, protestando contra a tentativa de acabar com esse cultivo, que é considerado ilegal.

Por Eliene Percília

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "História do Peru"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-peru.htm. Acesso em 10 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante