Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Plural das cores

Gramática

O plural das cores, por se tratar de uma ocorrência linguística, encontra-se demarcado por pressupostos específicos.
Para o plural das cores há regras específicas
Para o plural das cores há regras específicas
PUBLICIDADE

Porventura, alguns dos seus questionamentos dizem respeito ao plural das cores? Não se preocupe, pois conheceremos melhor tal fato linguístico neste artigo, cujo propósito é levar até você importantes dicas coloridas. Ei-las, portanto:

Em se tratando dos postulados gramaticais, o assunto em questão se caracteriza pelos adjetivos compostos, os quais se submetem àquela tão conhecida regra, manifestada pelo fato de que a flexão deve se referir ao último elemento, apenas. Prova disso é que temos “os vestidos verde-claros”, bem como as “camisas verde-claras” e assim por diante.

Quando o nome da cor “opta” por desempenhar o papel de substantivo, essa ocorrência é manifestada pelo uso de um determinante, no caso, um artigo. Dessa forma, consoante aos preceitos gramaticais, o plural deve ser atribuído a ambos os elementos do composto, como, por exemplo, em “os verdes-claros de todos os vestidos se sobrepunham às demais tonalidades ali presentes”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Prosseguindo com nossas observações, vale ressaltar mais uma particularidade, ora manifestada pelo fato de que se o segundo elemento do composto for caracterizado por um substantivo, todo ele (o composto na íntegra) permanecerá invariável. Nesse caso, temos o “amarelo-ouro, o verde-limão, o azul-turquesa”, entre demais casos. Essa mesma regra também se aplica aos casos condizentes ao fato de o substantivo indicar a cor.

Nesse sentido, cumpre citar que existem os “sapatos prata, as camisas laranja, as blusas cinza”, etc. – sempre colorindo as mensagens que proferimos, uma vez adequadas ao padrão formal da linguagem.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Plural das cores"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/plural-das-cores.htm. Acesso em 20 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça sobre as variações pertencentes a esta classe!
Conheça sobre a grafia correta e as características que lhes são peculiares.
Em se tratando das particularidades da nossa língua, há casos em que o plural se torna indevido. Deseja conhecê-los? Simples, pois apenas um clique é o bastante!
Aprimore seus conhecimentos acerca deste assunto!
As questões de plural representam algumas das muitas dúvidas linguísticas dos usuários. Conheça aqui o plural de “fax”, “curriculum vitae” e “bastante”!
Leia este texto e fique por dentro das duas formas de flexão de número dos substantivos: singular e plural.