Período simples e composto

Períodos simples e composto são classificações do período. O simples apresenta apenas um verbo (ou locução verbal) em sua estrutura. O composto tem dois ou mais verbos (ou locuções verbais).

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Período simples e período composto são frases verbais que pode ser classificadas de acordo com a quantidade de verbos que apresentam em sua estrutura. O período simples é aquele que tem um único verbo ou locução verbal, enquanto o período composto apresenta dois ou mais verbos ou locuções verbais. Chamamos de período toda frase que apresenta, pelo menos, um verbo em sua estrutura.

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Como os períodos compostos apresentam mais de uma oração, eles podem ser classificados de três formas: período composto por coordenação, que apresenta orações independentes; período composto por subordinação, que apresenta orações dependentes; e período composto por coordenação e subordinação, que apresenta orações dependentes e independentes.

Leia também: Afinal, qual é a diferença entre frase, oração e período?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre período simples e composto

  • Período composto e período simples são classificações do período.
  • O período simples é aquele que possui apenas um verbo ou locução verbal em sua estrutura sintática.
  • O período composto é aquele que apresenta dois ou mais verbos ou locuções verbais em sua estrutura sintática.
  • Os períodos compostos podem ser subdivididos em três tipos: composto por coordenação, composto por subordinação, ou composto por coordenação e subordinação.
  • No período composto por coordenação, as orações têm uma relação de independência entre si.
  • No período composto por subordinação, as orações possuem uma relação de dependência entre si.
  • No período composto por coordenação e subordinação, algumas orações serão independentes e outras dependentes.
  • O período é uma frase que possui verbo, isto significa que ele precisa ter sentido completo e, pelo menos, um verbo em sua estrutura.

O que é período simples e composto?

Esquema com resumo sobre o que é período simples e composto, com exemplos. [imagem_principal]
Um período pode ser simples (1 verbo) ou composto (2 ou mais verbos). (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola).

O período é uma frase com verbo, ou seja, é uma sentença que tem sentido completo e possui um ou mais verbos na sua estrutura. Assim, o período pode ser classificado como simples ou composto. O período simples é aquele que apresenta um único verbo ou uma única locução verbal, enquanto o período composto apresenta dois ou mais verbos ou locuções verbais.

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Exemplos de período simples e composto

→ Exemplos de períodos simples

  • Eu amo viagens rápidas.
  • Terminamos o relatório ontem à noite.
  • Minha prima nasceu hoje de manhã.
  • Minha mãe já me matriculou no cursinho.
  • Eles pareciam felizes e serenos.
  • Faça a tarefa!
  • Choveu muito ontem.
  • A gente se sentia parte da família.
  • Elas tinham três filhos.
  • Passei na seleção do mestrado!

→ Exemplos de períodos compostos 

  • Quero que você faça um novo relatório.
  • Eu amo viajar para cidades interioranas.
  • Minha prima falou que vai escrever um livro novo.
  • Gosto muito de gatinhos, mas tenho alergia a eles.
  • Fiquei muito gripada, por isso não fui à festa.
  • Sabemos que ela está muito feliz com a promoção.
  • Não poderei comparecer à reunião, porque tenho uma viagem marcada.
  • Eu gostei muito da casa, no entanto ela só tem dois quartos.
  • Preferia viajar do que fazer uma festa de aniversário.
  • Ela precisa que eu grave um vídeo falando sobre o tema.

Classificação do período composto

O período composto pode ser composto de três formas: composto por coordenação, por subordinação ou por coordenação e subordinação.

→ Período composto por coordenação

O período composto por coordenação é aquele em que as orações que compõem o período são independentes, isto é, elas possuem autonomia semântica e podem vir unidas ou separadas.

Exemplos:

Fui ao mercado e comprei petisco pra hoje.

Fui ao mercado. E comprei petisco pra hoje.

→ Período composto por subordinação 

O período composto por subordinação é aquele que apresenta uma relação de dependência entre as orações, isto é, há uma oração principal e uma ou mais orações dependentes que servem para completar o sentido da principal. Nesse caso, as orações não podem vir separadas por ponto, devendo permanecer unidas em um único período.

Exemplo:

A escola gostaria que eu representasse a instituição no congresso nacional.

As duas orações são:

  • oração principal: A escola gostaria
  • oração dependente: que eu representasse a instituição no congresso nacional.

Como a segunda depende da primeira, elas não podem ser separadas por ponto, pois não teriam sentido completo.

→ Período composto por coordenação e subordinação

O período composto por coordenação e subordinação é aquele que apresenta as duas relações, ou seja, há orações independentes e outras dependentes entre si.

Exemplo:

A cidade sediou o evento e promoveu uma abertura que foi impactante para todos.

No período acima, há três orações, são elas:

  • A cidade sediou o evento
  • promoveu uma abertura
  • que foi impactante para todos

As duas primeiras são orações coordenadas, pois são independentes entre si, dessa forma, a frase poderia ser escrita:

A cidade sediou o evento. E promoveu uma abertura que foi impactante para todos.

a segunda e terceira orações possuem uma relação de dependência (subordinação) entre si, logo, não seria possível separá-las. Assim, o período é composto por orações coordenadas e subordinadas.

Saiba mais: Orações coordenadas x orações subordinadas — como identificar?

Exercícios resolvidos sobre período simples e composto

1. Analisando a estrutura morfossintática do período “Sua pesquisa é simplesmente a maior que existe.”, podemos classificá-lo como:

A) um período simples com predicado verbal.

B) um período composto por coordenação.

C) um período composto por subordinação.

D) um período simples com predicado nominal

Resposta: C

Comentário: A frase acima é dividida em duas orações: Sua pesquisa é simplesmente a maior e que existe. Entre elas, há uma relação de subordinação, já que a segunda oração complementa o sentido da primeira. Sendo assim, o período se classifica como composto por subordinação.

2. (FUNDATEC) Analise as frases abaixo:

1. O sol apareceu.

2. Maria estudou para a prova e passou com facilidade.

3. Quando cheguei à escola, encontrei meus amigos.

Sobre a classificação dos períodos quanto ao número de orações, assinale a alternativa correta.

A) Apenas a frase 1 é um período composto, pois possui dois verbos.

B) As frases 2 e 3 são períodos compostos, pois apresentam mais de uma oração.

C) Todas as frases são períodos simples, pois cada uma apresenta apenas uma ideia.

D) Apenas a frase 3 é um período simples, pois apresenta uma oração principal.

E) A frase 2 é um período simples, pois os verbos pertencem à mesma oração.

Resposta: B

Comentário: A frase 1 apresenta um único verbo, apareceu, por isso é um período simples. Já as frases 2 e 3 apresentam dois verbos cada uma, são eles: estudou, passou, cheguei e encontrei. Sendo assim, são períodos compostos. Portanto, a alternativa correta é a B.

Fontes

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed., rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48. ed., atual. São Paulo: Nacional, 2018.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.

Escritor do artigo
Escrito por: Talliandre Matos Talliandre Matos da Silva Pereira é graduada em Letras, mestra em Estudos Literários e doutoranda em Letras. Além disso, é mãe, professora, escritora e poeta.
Deseja fazer uma citação?
MATOS, Talliandre. "Período simples e composto"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/periodo-simples-e-composto.htm. Acesso em 06 de dezembro de 2025.
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Lista de exercícios


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Exercício 1

(Fumarc)

Nos períodos compostos, podemos ter uma oração subordinada substantiva subjetiva

que funciona como sujeito da oração principal.

Indique a opção que comprova a afirmação acima.

A) É importante preservar a Floresta Amazônica.

B) Espero que você volte logo.

C) O prédio que estava condenado foi demolido ontem.

D) Temos convicção de que você será aprovado.

Exercício 2

(Facape)

Em defesa dos adjetivos

Muitas vezes nos mandam cortar nossos adjetivos. O bom estilo, conforme dizem, sobrevive perfeitamente sem eles; bastariam o resistente arco dos substantivos e a flecha

dinâmica e onipresente dos verbos. Contudo, um mundo sem adjetivos é triste como um hospital no domingo. A luz azul se infiltra pelas janelas frias, as lâmpadas fluorescentes emitem um murmúrio débil.

Substantivos e verbos bastam apenas a soldados e líderes de países totalitários. Pois o adjetivo é o imprescindível avalista da individualidade de pessoas e coisas. Vejo uma pilha de melões na bancada de uma quitanda. Para um adversário dos adjetivos, não há dificuldade: “Melões estão empilhados na bancada da quitanda”. Todavia um dos melões é pálido como a tez de Talleyrand quando discursou no Congresso de Viena; outro é verde, imaturo, cheio de arrogância juvenil; outro ainda tem faces encovadas e está perdido num silêncio profundo e fúnebre, como se não suportasse a saudade dos campos da Provença. [...].

ZAGAJEWSKI, Adam. Piauí. N. 52, jan. 2011. p. 47.

A periodização é um recurso discursivo importante na construção do texto escrito em prosa. No primeiro parágrafo do texto, existe(m):

A) Um período.

B) Cinco períodos.

C) Dois períodos.

D) Três períodos.

E) Quatro períodos.

Exercício 3

(UFLA)

Como e por que evitar o desperdício

Um terço de toda a comida produzida no mundo vai para o lixo. Há perdas no campo, no transporte, no armazenamento e no processo culinário. Por outro lado, 870 milhões de pessoas vivem na insegurança alimentar. Todos os dias, uma de cada oito vai dormir com fome. Reduzir o desperdício pode mudar essa equação, porque o problema da fome não é a falta de alimento. É a falta de gestão pública e privada. Cada um pode fazer sua parte para uma balança mais justa.

Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/como-evitar-desperdicio-seguranca-alimentar-bons-fluidos-752309.shtml (Fragmento). Acesso em 20/05/2016.

Releia o trecho:

“Reduzir o desperdício pode mudar essa equação, porque o problema da fome não é a falta de alimento. É a falta de gestão pública e privada. Cada um pode fazer sua parte para uma balança mais justa.”

Para estabelecer uma relação direta entre os períodos, pode-se substituir o ponto-final entre eles pelos seguintes conectores, respectivamente:

A) mas; assim.

B) porém; embora.

C) mas também; desse modo.

D) e também; por conseguinte.

Exercício 4

(Unimontes)

Trabalhar e sofrer

“O trabalho enobrece” é uma dessas frases feitas que a gente repete sem refletir no que significam, feito reza automatizada. Outra é “A quem Deus ama, ele faz sofrer”, que fala de uma divindade cruel, fria, que não mereceria uma vela acesa sequer. Sinto muito: nem sempre trabalhar nos torna mais nobres, nem sempre a dor nos deixa mais justos, mais generosos. O tempo para contemplação da arte e da natureza, ou curtição dos afetos, por exemplo, deve enobrecer bem mais. Ser feliz, viver com alguma harmonia, há de nos tornar melhores do que a desgraça. A ilusão de que o trabalho e o sofrimento nos aperfeiçoam é uma ideia que deve ser reavaliada e certamente desmascarada.

[...]

E, se o luxo desse tempo existe, eu o emprego para ser, para viver, ou para correr atrás de mais um trabalho a fim de pagar dívidas nem sempre necessárias? Ou apenas não me sinto bem ficando sem atividade, tenho de me agitar sem vontade, rir sem alegria, gritar sem entusiasmo, correr na esteira além do indispensável para me manter sadio, vagar pelos shoppings quando nada tenho a fazer ali e já comprei todo o possível — muito mais do que preciso, no maior número de prestações que me ofereceram? E, quando tenho momentos de alegria, curto isso ou me preocupo: algo deve estar errado?

Servos de uma culpa generalizada, fabricamos caprichosamente cada elo do círculo infernal da nossa infelicidade e alienação. Essas frases feitas, das quais aqui citei só duas, podem parecer banais. Até rimos delas, quando alguém nos leva a refletir a respeito. Mas na verdade são instrumento de dominação de mentes: sofra e não se queixe, não se poupe, não se dê folga, mate-se trabalhando, seja humilde, seja pobre, sofrer é nosso destino, darás à luz com dor — e todo o resto da tola e desumana lavagem cerebral de muitos séculos, que a gente em geral nem questiona mais.

Lya Luft, Veja, 20/1/2010.

“E, se o luxo desse tempo existe, eu o emprego para ser, para viver, ou para correr atrás de mais um trabalho a fim de pagar dívidas nem sempre necessárias?”

Sobre a construção sintática do período acima e as relações sintático-semânticas entre as orações que o compõem, estão corretas todas as afirmativas abaixo, EXCETO

A) a oração “E [...] eu o emprego” classifica-se como principal.

B) a oração iniciada por “se” exprime um fato hipotético.

C) trata-se de um período composto por subordinação, apenas.

D) quatro orações do período exprimem finalidade em relação à sua principal.

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