Topo
pesquisar

Haver ou Ter?

Gramática

Haver e ter são tidos como impessoais, em se tratando de determinadas circunstâncias. Mas no que tange à escrita, somente o verbo haver é indicado.
Em se tratando de situações formais de interlocução, o uso do verbo Haver ocupa o do verbo Ter
Em se tratando de situações formais de interlocução, o uso do verbo Haver ocupa o do verbo Ter
PUBLICIDADE

A propósito: você tem conhecimento acerca dos chamados “verbos impessoais”? Se sim, algo positivo, se não, não se preocupe, pois isso não impedirá de compreender sobre o assunto que ora se torna evidente.
 
Outra questão, apenas relembrando: enquanto usuários da língua, temos de ter consciência de que somos regidos por um sistema, convencional a todos nós e... portanto, cabe-nos tão somente segui-lo, sobretudo em se tratando de situações formais de interlocução.

Pois bem, seguimos adiante analisando os enunciados que seguem:

Tinham candidatos à espera dos resultados do Vestibular.

Cuidado! Ao tentar descobrir o sujeito dessa oração, saiba que ela não o possui, haja vista que se trata de uma oração sem sujeito. O que vem depois do verbo: O objeto direto: candidatos à espera dos resultados do vestibular.

Portanto, se se treta de uma oração sem sujeito, cujo princípio que a fundamenta é o verbo não ser flexionado, por que então o verbo do exemplo se encontra no plural? Simples, consiste num erro, numa incoerência gramatical.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Logo, compreenda que mesmo o objeto estando no plural, o verbo necessariamente deverá permanecer na terceira pessoa do singular, ou seja:

Tinha candidatos à espera dos resultados do Vestibular.
Tinha garotos jogando bola no pátio da escola.
Tinha pessoas falando muito alto. E daí por diante...


Mas atente-se a um detalhe, de extrema importância: em se tratando da linguagem escrita, prefira sempre utilizar o verbo haver no lugar do verbo ter. Assim, reformulando temos:

Havia candidatos à espera dos resultados do Vestibular.
Havia garotos jogando bola no pátio da escola.
Havia pessoas falando muito alto. E daí por diante...


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Haver ou Ter?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/haver-ou-ter.htm>. Acesso em 18 de agosto de 2018.

Teste seus conhecimentos
Questão 1

Para exercitar seus conhecimentos linguísticos, analise os enunciados abaixo descritos e, em seguida, responda ao que se pede:

# Tem pessoas necessitando de auxílio nesta comunidade.

# Há pessoas necessitando de auxílio nesta comunidade.

a – Em se tratando da velha e boa estratégia de descobrir o sujeito da oração (fazendo uma pergunta ao verbo), explique por que “pessoas necessitando de auxílio” não pode representar tal termo (sujeito) do enunciado em questão.
 
b - Com base nas elucidações evidenciadas na resposta primeira, teça um comentário acerca do emprego do verbo “haver” ora expresso na terceira pessoa do singular, sobretudo considerando o padrão formal da linguagem.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA