Topo
pesquisar

Adequar: Um verbo defectivo?

Gramática

Ainda que o dicionário Houaiss o considere conjugado em todas as formas, alguns gramáticos definem o verbo adequar como defectivo.
PUBLICIDADE

“Alçando voos” um pouco mais altos rumo ao aprimoramento de nossa competência linguística, sempre nos deparamos com alguns fatos linguísticos cujas particularidades tendem a se acentuar mais que a de outros. Assim, “pousando” no campo da morfologia, especialmente quando nos situamos no universo dos verbos, deparamo-nos com alguns aspectos um tanto complexos, mas nada impossível de ser efetivamente compreendido, pois nada menos que uma pitada de atenção não consiga resolver possíveis impasses. Assim, de forma específica, focaremos nossa atenção nos traços peculiares que norteiam um dos verbos instigantes: o verbo adequar. Esse verbo, por sua vez, apresentar-se-ia como defectivo?

Cabe assim afirmar que segundo a concepção de alguns gramáticos, por sinal a maioria deles, bem como alguns dicionaristas, tal verbo é sim considerado como defectivo, ou seja, não se apresenta conjugado em todos os modos, tempos e pessoas. Assim se apresentando, a falta dessas conjugações diz respeito àquelas formas em que a vogal tônica é demarcada pela letra “U” (adequo, adequas...).

Nesse sentido, vale ressaltar que as conjugações se fazem presentes apenas no presente do indicativo, bem como nos tempos e pessoas dele derivados, como é o caso do presente do subjuntivo e o imperativo negativo, além da terceira pessoa do singular, primeira e terceira do plural do imperativo afirmativo. Nos demais tempos, levando em consideração os modos a que pertencem, segue normal a conjugação. Assim, vejamos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Presente do indicativo:

Nós adequamos
Vós adequais

Presente do subjuntivo:

Que nós adequemos
Que vós adequeis

Imperativo afirmativo:

Adequemos nós
Adequai vós

Imperativo negativo:

Não adequemos nós
Não adequeis vós

Dadas essas razões, não somente com o verbo em questão, mas com os demais que também são defectivos, recomenda-se que façamos a opção por outros de sentido semelhante, portanto sinônimos. Como sugestão, eis os verbos: acomodar, adaptar, ajustar.

No entanto, consoante o que preconiza o dicionário Houaiss, o verbo em questão se apresenta conjugado normalmente, ou seja, em todas as pessoas gramaticais.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Segundo a concepção de alguns gramáticos e dicionaristas, o verbo adequar é defectivo
Segundo a concepção de alguns gramáticos e dicionaristas, o verbo adequar é defectivo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Adequar: Um verbo defectivo?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/adequar-um-verbo-defectivo.htm. Acesso em 20 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola