Topo
pesquisar

Aziz Ab'Saber

Geografia

Aziz Nacib Ab'Saber, com a teoria dos redutos e a compartimentação dos domínios morfoclimáticos, foi um dos grandes responsáveis pela evolução da Geografia Física no Brasil.
Aziz Nacib Ab'Saber foi um importante geógrafo que desenvolveu estudos sobre o espaço brasileiro
Aziz Nacib Ab'Saber foi um importante geógrafo que desenvolveu estudos sobre o espaço brasileiro
PUBLICIDADE

Quando estudamos as características naturais do espaço brasileiro, um dos geógrafos mais citados, tanto em livros acadêmicos quanto em livros didáticos, é Aziz Nacib Ab'Saber. Filho de Nacib José Ab'Saber, um migrante libanês que fugia dos conflitos de seu país, e de Juventina Maria Iunes de Jesus, brasileira de origem portuguesa, esse autor nasceu em 1924, em São Luiz do Paratinga-SP, uma pequena cidade localizada nos domínios dos Mares de Morro (de acordo com a classificação sistematizada por ele).

Ab'Saber teve uma infância muito pobre e difícil, mas, mesmo assim, diferentemente de grande parte das crianças de sua época, foi incentivado a se dedicar aos estudos. O autor, desde pequeno, via a escola como uma alternativa para conseguir ajudar a sua família a sair da situação em que se encontrava.

  • Estudos de Aziz Ab'Saber

Desde criança, Ab'Saber foi um grande observador da paisagem. A partir do estudo das diferentes paisagens observadas durante as diversas viagens que realizou, sempre com poucos recursos e dependendo do auxílio das universidades e de amigos, o autor realizou um estudo sistemático do relevo brasileiro, ampliando o conhecimento geomorfológico a respeito da origem e evolução das diferentes formas do relevo do país, que até então só tinham sido estudadas por geógrafos estrangeiros.

Por meio do estudo do relevo e de sua interação com os demais elementos do ambiente, Ab'Saber desenvolveu também uma série de pesquisas sobre o espaço brasileiro. Dois de seus trabalhos mais conhecidos voltam-se para a compartimentação dos domínios morfoclimáticos e a “Teoria dos Redutos”, na qual o autor, seguindo a mesma linha de pensamento da “Teoria da Evolução das Espécies”, teorizou sobre o avanço e o recuo dos diferentes tipos de vegetação conforme as alterações climáticas do planeta. Além dessas duas linhas de pesquisas, o autor dedicou-se também, entre outros temas, ao estudo das Stone Lines (linhas de pedra), Sambaquis, áreas de transição e as paisagens de exceção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Embora fosse especializado em Geomorfologia, AzizAb'Saber era um geógrafo completo. Muito preocupado com as questões ambientais do país, ele desenvolveu diversos estudos considerados de “Geografia Humana” e de planejamento urbano e ambiental.

  • Principais Obras de Aziz Ab'Saber

Um dos trabalhos mais destacados por ele em entrevistas foi a sua atuação no conflito entre a Vale e os garimpeiros da Serra Pelada. Além de compreender os argumentos dos dois lados do conflito, Ab'Saber procurou alternativas para solucioná-lo por meio da maior integração entre os dois lados. Ele foi o responsável também pela mudança da área da construção do Aeroporto Internacional de São Paulo, que, em razão de suas observações sobre a importância da conservação da primeira área escolhida para a construção do aeroporto, foi transferida para Cumbica.

Aziz Ab'Saber atuou também em diversos momentos como consultor técnico de vários governos (inclusive do presidente Lula) a respeito das características naturais do país e sobre as intervenções necessárias no espaço brasileiro. Apesar disso, nunca assumiu nenhum cargo político, visto que não considerava ter habilidades para desenvolver essas funções.

O autor morreu no dia 16 de março de 2012, aos 88 anos, em decorrência de um ataque cardíaco. Deixou cinco filhos e um legado de mais de 487 obras publicadas, entre as quais: 3 Teses, 28 livros, 51 capítulos de livro, 215 artigos, 7 Prefácios e apresentação de Livro, 4 resenhas, 26 publicações relacionadas com a participação em eventos, 97 publicações em revistas e jornais, 33 entrevistas e 19 obras inéditas. Diante de toda a sua contribuição para a Geografia brasileira e a ciência, de forma geral, Aziz Nacib Ab' Saber foi, sem dúvidas, um dos maiores e mais importantes geógrafos brasileiros.


Por Thamires Olimpia
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Thamires Olimpia. "Aziz Ab'Saber"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aziz-absaber.htm. Acesso em 19 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola