Aziz Ab'Saber

Aziz Nacib Ab'Saber, com a teoria dos redutos e a compartimentação dos domínios morfoclimáticos, foi um dos grandes responsáveis pela evolução da Geografia Física no Brasil.

Quando estudamos as características naturais do espaço brasileiro, um dos geógrafos mais citados, tanto em livros acadêmicos quanto em livros didáticos, é Aziz Nacib Ab'Saber. Filho de Nacib José Ab'Saber, um migrante libanês que fugia dos conflitos de seu país, e de Juventina Maria Iunes de Jesus, brasileira de origem portuguesa, esse autor nasceu em 1924, em São Luiz do Paratinga-SP, uma pequena cidade localizada nos domínios dos Mares de Morro (de acordo com a classificação sistematizada por ele).

Ab'Saber teve uma infância muito pobre e difícil, mas, mesmo assim, diferentemente de grande parte das crianças de sua época, foi incentivado a se dedicar aos estudos. O autor, desde pequeno, via a escola como uma alternativa para conseguir ajudar a sua família a sair da situação em que se encontrava.

Desde criança, Ab'Saber foi um grande observador da paisagem. A partir do estudo das diferentes paisagens observadas durante as diversas viagens que realizou, sempre com poucos recursos e dependendo do auxílio das universidades e de amigos, o autor realizou um estudo sistemático do relevo brasileiro, ampliando o conhecimento geomorfológico a respeito da origem e evolução das diferentes formas do relevo do país, que até então só tinham sido estudadas por geógrafos estrangeiros.

Por meio do estudo do relevo e de sua interação com os demais elementos do ambiente, Ab'Saber desenvolveu também uma série de pesquisas sobre o espaço brasileiro. Dois de seus trabalhos mais conhecidos voltam-se para a compartimentação dos domínios morfoclimáticos e a “Teoria dos Redutos”, na qual o autor, seguindo a mesma linha de pensamento da “Teoria da Evolução das Espécies”, teorizou sobre o avanço e o recuo dos diferentes tipos de vegetação conforme as alterações climáticas do planeta. Além dessas duas linhas de pesquisas, o autor dedicou-se também, entre outros temas, ao estudo das Stone Lines (linhas de pedra), Sambaquis, áreas de transição e as paisagens de exceção.

Embora fosse especializado em Geomorfologia, AzizAb'Saber era um geógrafo completo. Muito preocupado com as questões ambientais do país, ele desenvolveu diversos estudos considerados de “Geografia Humana” e de planejamento urbano e ambiental.

Um dos trabalhos mais destacados por ele em entrevistas foi a sua atuação no conflito entre a Vale e os garimpeiros da Serra Pelada. Além de compreender os argumentos dos dois lados do conflito, Ab'Saber procurou alternativas para solucioná-lo por meio da maior integração entre os dois lados. Ele foi o responsável também pela mudança da área da construção do Aeroporto Internacional de São Paulo, que, em razão de suas observações sobre a importância da conservação da primeira área escolhida para a construção do aeroporto, foi transferida para Cumbica.

Aziz Ab'Saber atuou também em diversos momentos como consultor técnico de vários governos (inclusive do presidente Lula) a respeito das características naturais do país e sobre as intervenções necessárias no espaço brasileiro. Apesar disso, nunca assumiu nenhum cargo político, visto que não considerava ter habilidades para desenvolver essas funções.

O autor morreu no dia 16 de março de 2012, aos 88 anos, em decorrência de um ataque cardíaco. Deixou cinco filhos e um legado de mais de 487 obras publicadas, entre as quais: 3 Teses, 28 livros, 51 capítulos de livro, 215 artigos, 7 Prefácios e apresentação de Livro, 4 resenhas, 26 publicações relacionadas com a participação em eventos, 97 publicações em revistas e jornais, 33 entrevistas e 19 obras inéditas. Diante de toda a sua contribuição para a Geografia brasileira e a ciência, de forma geral, Aziz Nacib Ab' Saber foi, sem dúvidas, um dos maiores e mais importantes geógrafos brasileiros.


Por Thamires Olimpia
Graduada em Geografia


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aziz-absaber.htm