Topo
pesquisar

Como são gravados os CDs e DVDs?

Física

Os CDs e DVDs são gravados a partir da formação de sulcos, pequenas ranhuras que se destacam do material liso e permitem a leitura dos bits.
PUBLICIDADE

Criados pelo estadunidense James T. Russel, os CDs, abreviatura para o nome em inglês compact disc (disco compacto), são peças de plástico capazes de armazenar dados, os quais são interpretados a partir da incidência de um laser.

Os Cds chegaram ao mercado em meados de 1982, mas somente se tornaram populares a partir da década de 1990. Essa tecnologia veio substituir os antigos discos de vinil e prometia maior tempo e qualidade nas gravações.

Como ocorre a gravação?

Nos CDs e DVDs, os dados ficam armazenados em sulcos, ranhuras regulares feitas em formato circular durante toda extensão do objeto. Essas ranhuras fazem contraste com a superfície lisa do disco, assim, quando o laser de uma leitora atinge o disco, haverá diferença de reflexão entre as regiões com e sem sulcos, o que fará com que o leitor possa identificar diferentes bits e interpretar um código binário.

A leitura de Cds e DVDs é feita com a incidência de um laser sobre as regiões com e sem ranhuras dos discos
A leitura de Cds e DVDs é feita com a incidência de um laser sobre as regiões com e sem ranhuras dos discos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As ranhuras em um CD ou DVD têm forma de espiral e podem dar até 20 mil voltas, chegando a 5 km.

Qual a diferença de CD para DVD?

As formas de gravação e armazenagem de dados para CDs e DVDs são as mesmas, a diferença entre as duas tecnologias é a capacidade de armazenamento. Os DVDs possuem sulcos menores e mais próximos, permitindo maior armazenamento de dados.

Tecnologia Blu-ray

O Blu-ray tem vantagem sobre o DVD quanto à capacidade de armazenamento. As leitoras de DVD utilizam laser vermelho para fazer a interpretação dos dados, e esses feixes de luz apresentam comprimento de onda na ordem de 500 mm a 650 mm. Os Blu-ray são lasers da cor azul, logo, apresentam maior frequência e menor comprimento de onda, algo em torno de 405 mm. Como o comprimento de onda dos raios azuis é menor, os sulcos para o Blu-ray são menores e mais próximos, o que possibilita maior armazenamento de dados.

Por Joab Silas
Graduado em Física

As gravações em CDs e DVDs são feitas por meio de sulcos, ranhuras em espiral feitas por toda extensão do disco
As gravações em CDs e DVDs são feitas por meio de sulcos, ranhuras em espiral feitas por toda extensão do disco

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "Como são gravados os CDs e DVDs?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/como-sao-gravados-os-cds-dvds.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola