Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Braço Quebrado

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Acidentes acontecem e com crianças e adolescentes podem ser ainda mais comuns, por praticarem atividades esportivas ou por brincar, se arriscar e esquecer dos perigos que os mesmos proporcionam.

Em época de escola isso também pode acontecer, principalmente nas aulas de educação física, onde os movimentos do corpo aumentam e exigem maiores destrezas, equilíbrio, força e agilidade, podendo causar quedas bruscas e, consequentemente, fraturas ou traumas. Além disso, podem acontecer as luxações, torções musculares que impedem os movimentos corretos das partes afetadas.

Para o estudante é complicado ficar tanto tempo imobilizado, pois não tem como fazer as anotações das aulas, as tarefas de casa, os trabalhos escolares e mesmo as provas, podendo ficar com as notas prejudicadas.

Os pais devem entrar em contato com a coordenação da escola, levar os respectivos atestados médicos, a fim de justificar as faltas do aluno, bem como conversar sobre a melhor forma de solucionar o problema das atividades que não poderão ser feitas nesse período.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A escola deve aceitar tais justificativas sem maiores problemas, uma vez que estão compartilhando das impossibilidades do aluno. Devem proporcionar soluções eficientes para que este não fique ainda mais prejudicado como: xerocar a matéria dada do caderno de outro aluno todos os dias; aceitar os deveres de casa escritos por outras pessoas, como os próprios pais do aluno, irmãos ou amigos; propor testes e provas orais ou aplicá-los quando o aluno já estiver em condições de escrever; avaliá-lo de outras formas ao invés de provas escritas.

Dessa forma, a escola conseguirá amenizar o problema, mostrando para o estudante que, mesmo estando em um período de dificuldades, tudo passa e em poucos dias sua rotina de vida voltará ao normal.

A escola deve propor outras formas de avaliar o aluno
A escola deve propor outras formas de avaliar o aluno

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Escritor do artigo
Escrito por: Jussara de Barros Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BARROS, Jussara de. "Braço Quebrado"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/braco-quebrado.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante