PUBLICIDADE
Enquanto houver problemas de saúde, viroses, bactérias, as profissões voltadas para a área da saúde estarão em evidência, como é o caso da medicina, da biomedicina, da farmacologia, consideradas profissões tradicionais.
É claro que essas são profissões de relevante importância, não somente pelos atendimentos clínicos, laboratoriais, mas em razão da sua extensão na área da pesquisa, que temos visto como um campo em crescimento.
Segundo Marco Antônio Zonta, professor universitário e sócio do laboratório In Cito “áreas relacionadas à pesquisa do genoma humano, ao estudo e à manipulação de células-tronco, diagnóstico clínico, assim como a aplicação de novas técnicas e tratamentos, certamente serão campos em destaque”.
Realmente, pesquisas recentes têm mostrado que esses estudos estão em evidência, sendo que para os de células-tronco já existem laboratórios americanos recrutando pessoas para se aplicar os estudos. No Brasil, as pesquisas científicas foram liberadas através de votação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sem nenhuma restrição, como previsto na Lei de Biossegurança.
O que vemos são profissionais se engajando em prol de estudos que visem garantir a saúde, a regeneração de células a partir das células-tronco, o que proporcionará a cura de várias doenças, problemas de paralisias, problemas de medula óssea, dentre outros, de forma que o ajuntamento desses conhecimentos influencie no dia a dia dos seres humanos.
Podemos ver ainda, os cursos de hiperespecialização, voltados para a obstetrícia – estuda reprodução, gestação e nascimento; quiropraxia – voltada para o sistema músculo/esquelético; e gerontologia – que trata do envelhecimento humano, regulamentados pelo Ministério da Educação e Cultura, estando cada vez mais em evidência, devido às necessidades da população e ao alto índice de procura.
Os salários da área da saúde, biológicas, são muito bons, variando entre quatro mil reais – para os profissionais da área de enfermagem, podendo chegar até a quinze mil reais – para mestres ou doutores em medicina. É claro que podem existir salários maiores, mas esta é a média salarial que temos, hoje, no mercado de trabalho.
Portanto, se você se identifica com essa área e pretende ser um profissional que busca contribuir com a qualidade da saúde dos seres humanos, prepare-se muito bem, invista na sua carreira de estudante, seja dedicado, pois vale persistir, tentar e lutar para atingir o seu sonho.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia