Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aracnoidite torácica

Aracnoidite torácica é uma aracnoidite localizada na região da coluna torácica. A aracnoidite é uma inflamação na membrana aracnoide.

Cirurgias, infecções, administração intratecal de medicamentos e traumas podem causar aracnoidite.
Cirurgias, infecções, administração intratecal de medicamentos e traumas podem causar aracnoidite.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Aracnoidite torácica é uma inflamação que atinge a aracnoide na região da coluna torácica. Diferentes causas podem estar associadas ao desenvolvimento de aracnoidite, como infecções e procedimentos cirúrgicos. A pessoa com o problema pode sentir dores intensas, fraqueza, dificuldade para se locomover e perda do controle da bexiga e do intestino. O tratamento varia de uma pessoa para outra e depende, entre outros fatores, do grau de inflamação.

Leia também: Meningite – doença que afeta as meninges e leva a um processo inflamatório

Tópicos deste artigo

Resumo sobre aracnoidite torácica

  • A aracnoidite é a inflamação da membrana aracnoide.

  • Aracnoide é uma das membranas conhecidas coletivamente como meninges.

  • O papel das meninges é garantir a proteção do sistema nervoso central.

  • A aracnoidite pode causar dor, dormência, perda dos reflexos e fraqueza.

  • Pode apresentar diferentes causas, como infecção, cirurgia espinhal e administração intratecal (diretamente no espaço subaracnoide) de medicamentos.

  • Quando a aracnoidite está localizada na região da coluna torácica é denominada aracnoidite torácica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Meninges

Antes de sabermos o que é a aracnoidite, devemos compreender o que são as meninges. As meninges são membranas de tecido conjuntivo que protegem o sistema nervoso central, ou seja, o encéfalo e a medula espinhal. Três membranas são coletivamente chamadas de meninges: a dura-máter, a aracnoide e a pia-máter.

Esquema representativo das meniges.
As meninges têm a função de proteger o sistema nervoso central.

A dura-máter é a meninge mais externa e é formada por tecido conjuntivo denso. Entre a dura-máter e a pia-máter, está localizada a aracnoide. A aracnoide apresenta uma porção em forma de membrana, que está em contato com a dura-máter, e outra porção formada por traves que ligam essa meninge à pia-máter. O espaço entre as traves é conhecido como espaço subaracnoideo e contém líquido cefalorraquidiano. Mais internamente encontra-se a pia-máter, a qual se destaca por ser muito vascularizada. Caso tenha maior interesse sobre o tema do tópico, leia: Meniges.

  • Videoaula sistema nervoso central

O que é aracnoidite?

Aracnoidite consiste na inflamação, formação de cicatrizes e espessamento da membrana aracnoide, uma das meninges. A aracnoidite pode ocorrer como consequência de diferentes situações, como cirurgias, infecções, administração intratecal de medicamentos, uso de agentes de contraste para mielografia e outros traumas. A aracnoidite pode provocar dor severa, dormência, fraqueza, formigamento, perda dos reflexos, falta de coordenação e perda do controle da bexiga e do intestino.

Para o diagnóstico da aracnoidite, o médico deverá realizar o exame físico do paciente e indicar exames como a radiografia e a ressonância magnética. Outros exames podem ser realizados a fim de se descartar outras doenças. Após o diagnóstico, é importante iniciar o tratamento, o qual varia de uma pessoa para outra.

O tratamento inclui medicamentos e cirurgias. As cirurgias não são realizadas em todos os pacientes e têm como objetivo a retirada das cicatrizes formadas na aracnoide, as quais podem comprimir a medula espinhal e as raízes nervosas.

O que é a aracnoidite torácica?

A aracnoidite torácica é um tipo de aracnoidite, localizada na região do tórax. Como a aracnoidite afeta a aracnoide, pode ocorrer em diferentes partes, como na região do cérebro e na coluna lombar e cervical. O termo torácica, portanto, indica apenas onde a aracnoidite está ocorrendo.



Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Aracnoidite torácica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/aracnoidite-toracica.htm. Acesso em 15 de outubro de 2024.

De estudante para estudante