PUBLICIDADE
O Dia Nacional da Doação de Órgãos é uma data comemorativa celebrada em 27 de setembro. É uma data que foi estabelecida por meio da Lei 11.584/2007, definindo o dia e que ações em torno do Dia Nacional da Doação de Órgãos devem iniciar duas semanas antes da data, visando à conscientização da população.
Essa data procura, portanto, conscientizar a população a respeito da importância da doação de órgãos para salvar vidas. Além disso, a data incentiva a doação para que a fila de espera por órgãos seja reduzida e incentiva as pessoas a dialogarem com suas famílias sobre o assunto.
Leia também: Mitos e verdades sobre a doação de órgãos
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o Dia Nacional da Doação de Órgãos
- 2 - O que é o Dia Nacional da Doação de Órgãos?
- 3 - Origem do Dia Nacional da Doação de Órgãos
- 4 - Importância do Dia Nacional da Doação de Órgãos
- 5 - Qual a cor do mês do Dia Nacional da Doação de Órgãos?
- 6 - Vantagens da doação de órgãos
- 7 - Frases sobre o Dia Nacional da Doação de Órgãos
Resumo sobre o Dia Nacional da Doação de Órgãos
-
O Dia Nacional da Doação de Órgãos é uma data celebrada em 27 de setembro.
-
Foi estabelecida por meio da Lei 11.584/2007.
-
Essa data comemorativa tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos.
-
A data também procura incentivar as pessoas a doar para reduzir a fila de espera e a comunicar suas famílias sobre o assunto.
-
A lei também estipula que campanhas informativas devem ser iniciadas duas semanas antes do Dia Nacional da Doação de Órgãos.
O que é o Dia Nacional da Doação de Órgãos?
O Dia Nacional da Doação de Órgãos é uma data comemorativa celebrada em 27 de setembro. Essa data tem como objetivo reforçar e conscientizar a população a respeito da importância que a doação de órgãos tem para salvar vidas. A data visa incentivar os debates públicos, mas também entre famílias acerca desse assunto fundamental para a saúde.
A doação de órgãos é uma prática que permite o transplante de órgãos, isto é, um procedimento cirúrgico que realiza a troca de um órgão comprometido por um órgão saudável. O transplante pode ser realizado tanto com órgãos quanto com tecidos.
Origem do Dia Nacional da Doação de Órgãos
O Dia Nacional da Doação de Órgãos foi estabelecido por meio da Lei nº 11.584, de 28 de novembro de 2007. A lei fixou 27 de setembro como o Dia Nacional da Doação de Órgãos, além de ter determinado que duas semanas antes da data comemorativa deve ser realizada campanha para que a população seja estimulada a optar pela doação de órgãos.
Importância do Dia Nacional da Doação de Órgãos
O Dia Nacional da Doação de Órgãos é uma data de fundamental importância para a sociedade brasileira, pois incentiva a população à doação de órgãos. Além disso, a data conscientiza a população acerca do diálogo sobre esse assunto, mantendo familiares avisados sobre a intenção de doar órgãos.
A data também serve para informar a população sobre a importância desse ato para salvar vidas, além de garantir que a sociedade possa tirar dúvidas e acabar com preconceitos que possam existir em relação à doação de órgãos, seja por desinformação, seja por outros motivos.
Vale destacar também que a campanha do Dia Nacional da Doação de Órgãos tem como objetivo aumentar o número de doadores de órgãos e reduzir as filas de espera por órgãos no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso é fundamental, uma vez que o Brasil é um dos países no mundo que mais realizam transplantes de órgãos, além de que o SUS concentra grande parte dessas cirurgias.
Leia também: Como é feita a doação de medula óssea
Qual a cor do mês do Dia Nacional da Doação de Órgãos?
O Dia Nacional da Doação de Órgãos é fortemente relacionado com a cor verde. Isso porque o mês de setembro, além de ser o mês do Dia Nacional da Doação de Órgãos, é também o momento em que ocorre a campanha do Setembro Verde. Essa campanha procura reforçar a importância da doação de órgãos, incentivando as pessoas a fazê-lo.
Vantagens da doação de órgãos
Importante pontuar que a doação de órgãos não é permitida em vida em nosso país. A exceção para isso é que pessoas vivas podem doar um dos rins, uma parte do fígado, medula e pulmões. Sendo assim, grande parte das doações de órgãos são realizadas com o seu portador já falecido. De toda forma, as vantagens da doação de órgãos são:
-
Permitir que vidas sejam salvas com os seus órgãos em uma demonstração de altruísmo e solidariedade.
-
Contribuir para melhorar a qualidade de vida de uma pessoa, permitindo que ela possa viver uma vida plena e com menos limitações.
-
Contribuir para que gastos com a saúde pública sejam reduzidos.
Frases sobre o Dia Nacional da Doação de Órgãos
-
O que fazemos para nós mesmos morre conosco. O que fazemos pelos outros e pelo mundo permanece e é imortal. (Albert Pine)
-
A solidariedade é o sentimento que mais bem expressa o respeito pela dignidade humana. (Franz Kafka)
Fontes
SANTOS, Nathalia. Você já ouviu falar em setembro verde? Disponível em: https://www.terra.com.br/nos/opiniao/nathalia-santos/voce-ja-ouviu-falar-em-setembro-verde,b5dc1d23f65fdc7992ac9ff522246216mjzo3sx1.html
REDAÇÃO. Setembro Verde: seja sim que salva vidas! Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hugg-unirio/comunicacao/noticias/setembro-verde-seja-o-sim-que-salva-vidas
REDAÇÃO. 27 de setembro – Dia Nacional da Doação de Órgãos. Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/27-de-setembro-dia-nacional-da-doacao-de-orgaos#:~:text=A%20data%2C%20institu%C3%ADda%20pela%20Lei,e%20amigos%20sobre%20o%20assunto.
REDAÇÃO. Lei nº 11.584, de 28 de novembro de 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11584.htm