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Em nossos debates sobre empreendedorismo para jovens, trazemos conteúdos que podem colaborar com o desenvolvimento profissional de quem acompanha nossa coluna. No entanto, sabemos que ouvir histórias reais é mais relevante para as pessoas, portanto, seguimos com nossa série de entrevistas com CEO ou fundadores de startups.
Neste texto, saberemos como Fernando Biazini e sua família desenvolveram uma rede de franquias de pizza pelo estado de São Paulo.
Tópicos deste artigo
- 1 - Quem é Fernando Biazini?
- 2 - O que sua empresa faz e quando ela foi fundada?
- 3 - Quais foram as grandes mudanças que aconteceram desde a ideia inicial?
- 4 - Quais foram as 3 coisas que te fizeram crescer/amadurecer depois de começar a empreender?
- 5 - Quais conteúdos ou cursos são importantes para um empreendedor?
- 6 - Já cometeu algum erro?
Quem é Fernando Biazini?
Sócio-proprietário da franquia Dídio Pizza, responsável pelo marketing e tecnologia da rede, filho do presidente Elidio Biazini e irmão de sua sócia Camila Biazini, responsável por operações.
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O que sua empresa faz e quando ela foi fundada?
A Dídio começou em 1993, em um imóvel locado no bairro da Lapa, em São Paulo, onde existia uma demanda de consumo em casa (delivery) pouco explorada. Em 2008, as necessidades dos clientes mudaram, não se tratava mais somente de entregar pizza, em 1 hora, por uma ligação de telefone. Foi nesse momento que os irmãos se juntaram ao pai para implementar tecnologia e inovação na empresa, criando os 3 pilares do negócio:
1. produto de qualidade;
2. entrega rápida;
3. boa experiência de compra.
Foi então que optamos pela formatação em franquia, por meio da qual conseguiríamos escalar o negócio vendendo nossa expertise em delivery para futuros empresários.
Quais foram as grandes mudanças que aconteceram desde a ideia inicial?
A ideia inicial era entregar uma pizza de qualidade para o cliente em casa, porém as motos eram usadas somente para serviços de escritórios em horários comerciais e os computadores, somente em empresas de médio porte. Tivemos que quebrar alguns paradigmas de pizzarias e acreditar no foco do nosso negócio: entregar a melhor pizza com o menor prazo de entrega, e sendo pedida pelo canal que o cliente quisesse.
Comentário: empresas familiares podem parecer menos profissionais, mas, quando se preparam com formação e se engajam na busca pelo crescimento, acabam se tornando grandes potências. Entender que o mercado está em constante mudança é muito importante para manter a existência do seu negócio.
Quais foram as 3 coisas que te fizeram crescer/amadurecer depois de começar a empreender?
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1. Escute o cliente na ponta, trabalhe como o engenheiro do vídeo “Alergia a sorvete de baunilha”, porém nunca se esqueça da essência do seu negócio.
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2. A Dídio criou estrutura e começou a tracionar quando soubemos o que e quando queríamos. Nesse momento, colocamos 100% de foco nos pilares.
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3. Teste, erre, mas erre pequeno e conserte rápido!
Comentário: as empresas precisam buscar inovações o tempo todo, mas pensar nas suas raízes também é muito importante. Podemos mudar para melhorar, mas precisamos respeitar o que acreditamos e sentimos que devemos manter. Sair da sua essência para acompanhar novas tendências pode ser um erro.
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Quais conteúdos ou cursos são importantes para um empreendedor?
Existem diversos podcasts, lives e fóruns de fácil acesso e gratuitos. Com essas mídias, é possível saber o que está acontecendo no mundo e aplicar o que é melhor para seu negócio. Outro ponto importante é estar o tempo todo buscando relacionamentos profissionais.
Comentário: é necessário estar atualizado com as novidades do mercado, e buscar conteúdo nas suas mídias diárias é uma facilidade para o empreendedor.
Já cometeu algum erro?
Em 2017, fizemos um reajuste de preço em todos os produtos, o que fazíamos anualmente seguindo as taxas IGPM. Porém estávamos em meio à crise política e econômica no país, e o resultado foi: queda de 65% no faturamento, rede insatisfeita, duas unidades fechadas e estávamos a ponto de fechar.
Erre pequeno, conserte rápido, não erramos pequeno, porém consertamos rápido. Fizemos um novo posicionamento da marca e melhoramos a comunicação com nossos franqueados. Voltamos com a nossa posição em 2020. Hoje, para qualquer mudança, fazemos uma pesquisa dos preços do mercado, do consumo de alimentos fora do lar, e do cenário econômico e político, assim sentimos mais segurança para a tomada de decisões.
Comentário: em muitos momentos, trabalhamos no piloto automático, e algumas rotinas que sempre funcionaram podem causar grandes problemas. Estar atento ao processo e, com o tempo, revisar planejamentos são ações fundamentais para atingir o sucesso.
Por Nova Educa