PUBLICIDADE
A carqueja, Baccharis trimera, é também conhecida pelos nomes: três-espigas, bacanta, cacaia, cacália, amarga, condamina, iguape, tiririca-de-balaio, vassoura, dentre outros. Ela pertence à família Asteraceae.
Com ciclo de aproximadamente dois anos, é encontrada em regiões tropicais da América Latina. É arbustiva, mas pode atingir até dois metros de altura.
Desenvolve-se melhor em locais úmidos e com luz solar direta, mas é frequentemente encontrada em locais mais extremos, como locais secos e pedregosos. Reproduz-se por meio de sementes ou mudas feitas a partir dos ramos da planta adulta.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Possui em sua composição lactonas, flavonoides, pectinas, vitaminas e óleos essenciais. É utilizada para tratar de problemas do fígado e estômago, além de gripe, diarreia, anemia e cálculos renais. Elimina vermes e é eficaz para controle da diabetes, reumatismo, gota, hanseníase, chagas, asma, hipertensão e obesidade. Tem poder diurético e depurativo.
Para tratamento, geralmente é requerido o chá de suas hastes, na proporção de 20 gramas para cada litro de água. Cinco xícaras diárias são suficientes. Compressas e gargarejos também podem ser feitos em casos de inflamações localizadas ou de garganta.
O uso é contraindicado para grávidas, lactantes, crianças e portadores de hipoglicemia e pressão baixa, sem orientação médica.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia