Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Animais fistulados

Biologia

Animais fistulados são aqueles submetidos a técnicas que permitem a visualização do sistema digestório a partir de um orifício.
Você já ouviu falar em vacas fistuladas?
Você já ouviu falar em vacas fistuladas?
PUBLICIDADE

A fistulação é uma técnica mundialmente conhecida que constantemente é alvo de crítica por parte dos defensores dos direitos dos animais, que frequentemente lançam petições para o fim dessa técnica em pesquisas agropecuárias.

A técnica consiste em deixar exposta uma parte do sistema digestório de um animal, geralmente bovinos e ovinos, através de aberturas feitas na pele até o órgão que se deseja observar. Após a abertura do local, é colocado um tubo para que a abertura fique vedada e seja possível ter acesso ao sistema digestório. No pós-operatório, é importante o uso de antibióticos e a limpeza deve ser diária a fim de evitar qualquer infecção. Vale destacar que esse procedimento é feito com o uso de anestesia, sem causar dor ao animal.

Essa técnica é utilizada para experimentos onde se deseja observar o funcionamento do sistema digestório desses animais e obter líquido ruminal. A EMBRAPA realiza diversos experimentos com animais fistulados e destaca que, além dos estudos de fisiologia e metabolismo, os animais fistulados são utilizados em pesquisas para desenvolvimento de estratégias para mitigação do metano entérico e obtenção de amostras para estudo de micro-organismos do rúmen que podem ter papel na obtenção de enzimas para a produção de etanol. Sendo, portanto, estudos importantes para o desenvolvimento agropecuário.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, o estudo do comportamento do sistema digestório permite que seja ajustada a dieta de um animal e que situações de estresse sejam notadas. A partir daí é possível melhorar sua produtividade e reprodução.

Geralmente não há variação fisiológica no animal. Entretanto, algumas complicações já foram relatadas em virtude da fistulação. Dentre as complicações, pode ser destacado o vazamento do conteúdo do rúmen, levando, consequentemente, à desidratação e desnutrição do animal fistulado.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Animais fistulados"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/animais-fistulados.htm. Acesso em 04 de agosto de 2021.

Artigos Relacionados
Os animais utilizados como cobaias em laboratório são assim usados para comprovar a eficácia de produtos que serão utilizados em seres humanos.
Porque os ratos são as cobaias preferidas nos laboratórios, Ratos, experiências com ratos, rato de laboratórios, pesquisa com ratos, fisiologia do rato, fisiologia humana, experimentos com ratos, rato no laboratório, cobaias, as principais cobaias.