Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O Rato é a Cobaia preferida nos laboratórios

Curiosidades

PUBLICIDADE

O uso de animais como cobaias é antigo, vem desde o século XIX, quando os cientistas da época buscavam solucionar os problemas de saúde do homem.

O primeiro experimento com animais foi feito em 1982 quando o DNA de um rato foi introduzido em um camundongo.

Você já pensou porque os ratos são as cobaias preferidas e as mais usadas em laboratórios?

O rato é escolhido para as diversas experiências por vários fatores, uma delas é pela sua fisiologia que é bem semelhante à fisiologia dos humanos.
Além disso, o período de gestação dos ratos é de apenas 21 dias, muito curto, o que faz com que os resultados das experiências possam ser checados rapidamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As fêmeas dão de três a seis ninhadas por ano, isso os torna extremamente vantajosos quando o desejo do cientista é testar o efeito dos medicamentos sobre os descendentes de quem irá consumi-los.

Hoje, os avanços da genética e biologia molecular, permitem que os pesquisadores fabriquem suas cobaias de acordo com suas necessidades de estudo.


Experiência com ratos com tumores

Curiosidades - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "O Rato é a Cobaia preferida nos laboratórios"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/cobaias-de-laboratorio.htm. Acesso em 26 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Os animais utilizados como cobaias em laboratório são assim usados para comprovar a eficácia de produtos que serão utilizados em seres humanos.
Você já ouviu falar em animais fistulados? Clique aqui e descubra o que é essa técnica!