Apóstolo Paulo

Apóstolo Paulo foi um dos principais difusores do cristianismo. Ele também é autor de muitos livros do Novo Testamento.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Apóstolo Paulo foi um missionário cristão do primeiro século, responsável pela expansão do cristianismo para povos não judeus. Conforme conta a tradição bíblica, Paulo chamava-se Saulo e era perseguidor dos cristãos até ser exortado pelo próprio Jesus ressurreto e tornar-se apóstolo. Acredita-se que Paulo morreu decapitado devido à sua atuação religiosa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na busca de compreender melhor essa figura bíblica, conversamos com William Freitas, pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Leia também: Jesus Cristo — o profeta cuja mensagem originou o cristianismo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre apóstolo Paulo

  • Apóstolo Paulo é um dos escritores dos livros do Novo Testamento.

  • Segundo a crença bíblica, ele foi exortado pelo próprio Jesus ressurreto para parar de perseguir cristão e se tornar apóstolo.

  • Na Bíblia, não se conta como Paulo morre, mas acredita-se que ele tenha sido decapitado.

  • Sua importância se dá pelos livros do Novo Testamento que escreveu e pela expansão do cristianismo fruto do seu ministério.

  • Os católicos comemoram o Dia de São Paulo em 29 de junho, e sua oração conta a história de sua conversão.

  • O legado de apóstolo Paulo é muito forte na teologia contemporânea.

Quem foi apóstolo Paulo?

Estátua do apóstolo Paulo, um dos principais nomes do cristianismo.
Apóstolo Paulo é um dos principais nomes do cristianismo.

Apóstolo Paulo foi pregador do cristianismo nos primeiros 60 anos depois de Cristo. Figura importante na tradição cristã, comungou com os apóstolos e escreveu boa parte do Novo Testamento.

Nasceu em Tarso, cidade da atual Turquia, por volta do ano 10 d.C. Inicialmente, seu nome era Saulo, e ele, segundo diz no livro de Atos dos Apóstolos (capítulo 9, versículo 1), “respirava ameaças e mortes” contra os cristãos.

Ele é considerado o apóstolo dos gentios (povos não judeus) e, anteriormente a sua conversão, fora um perseguidor da Igreja primitiva. William Freitas, pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, disse o seguinte sobre Paulo:

Paulo foi um dos grandes líderes do judaísmo e ferrenho perseguidor da Igreja Primitiva até que o próprio Jesus Cristo aparece a ele e lhe pergunta: Saulo, Saulo, por que me persegues? Paulo foi ao terceiro Céu e ouviu palavras inefáveis, mas foi o tipo de homem que nunca se gloriou disso.

Paulo ouviu diretamente de Jesus Ressurreto o que deveria escrever e como deveria tratar com as igrejas.

Paulo foi preso mais de uma vez por conta de sua atuação como apóstolo dentro do Império Romano e morreu também devido a essa atuação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apóstolo Paulo na Bíblia

Segundo William Freitas, pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, a Bíblia afirma que a principal missão de apóstolo Paulo era levar o Evangelho para fora do mundo judaico (para os gentios, os povos não judeus). A sua conversão acontece no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 9, versículo 1-31.

Ele aparece muitas outras vezes na Bíblia, inclusive é responsável por muitas doutrinas cristãs que são desenvolvidas nos mais de 10 livros do Novo Testamento que escreveu. Na Bíblia, apóstolo Paulo conversou com Jesus depois da ressurreição, foi ao céu, escreveu cartas para igrejas da época com conselhos de como seguir a vida cristã, entre outras histórias.

Morte de apóstolo Paulo

Pintura retratando a morte de apóstolo Paulo.
Pintura retratando a morte de apóstolo Paulo.

William Freitas, pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, nos contou que a morte de apóstolo Paulo não é descrita na Bíblia. Entretanto, no livro de Timóteo, fica evidente que sua vida está perto do fim, confira o versículos 17 e 18 do capítulo 4, no livro de II Timóteo:

17 Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.

18 E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.

Ainda segundo William Freitas, na tradição, Paulo teria sido decapitado devido à sua atuação religiosa.

O que apóstolo Paulo fez de importante?

Apóstolo Paulo escreveu praticamente metade do Novo Testamento e colaborou de forma significativa com a expansão do cristianismo na Antiguidade, que passou a ser propagado para os gentios (povos não judeus). Além disso, as suas obras missionárias compõem a base teológica da Igreja contemporânea.

Obras de apóstolo Paulo

Pintura retratando apóstolo Paulo escrevendo as epístolas que compõem uma parte importante do Novo Testamento.
Pintura retratando apóstolo Paulo escrevendo as epístolas que compõem uma parte importante do Novo Testamento.

Os livros do Novo Testamento que apóstolo Paulo escreveu foram:

  • Romanos;

  • 1ª e 2ª Coríntios;

  • Gálatas;

  • Efésios;

  • Filipenses;

  • Colossenses;

  • 1ª e 2ª Tessalonicenses;

  • 1ª e 2ª Timóteo;

  • Tito; e

  • Filemon.

Dia de São Paulo

O Dia de São Paulo é 29 de junho. Entre as explicações para o Dia de São Paulo ser em 29 de junho, estão a sua provável data de sua morte e também uma adaptação de uma festa pagã realizada nesse dia para homenagear Rômulo e Remo em Roma.

Acesse também: 29 de junho — Dia de São Pedro e de São Paulo

Oração a São Paulo

Existem diversas orações feitas a São Paulo.

Uma das orações a São Paulo realizadas pelos católicos é:

Ó glorioso São Paulo Apóstolo, que de perseguidor dos cristãos vos tornastes grande apóstolo, fazei que vivamos na fé e nos salvemos pela caridade que praticamos. Que possamos por vossa intercessão conhecer, amar a Deus e assim seguir melhor Jesus Cristo. Suscitai muitos Santos Apóstolos, concedei-nos por vossa ajuda a graça da conversão diária e a sermos defendidos de toda a cilada do inimigo. Concedei-nos especialmente (faça seu pedido), graça de que tanto precisamos. Amém!

Veja outro exemplo de reza católica que valoriza o sofrimento suportado por Paulo por propagar as ideias cristãs:

Ó glorioso São Paulo, que de perseguidor do nome cristão

Vos tornastes um Apóstolo ardentíssimo pelo vosso zelo.

E para tornar conhecido o nome do Salvador Jesus

Até os últimos confins do mundo sofrestes cárceres,

Flagelações, lapidações, naufrágios,

Perseguições de todo o gênero e,

Enfim, derramastes todo o vosso sangue

Até à última gota

Por Cristo.

Obtende-nos, pois,

A graça de receber como favores da Divina Misericórdia,

As curas das nossas enfermidades

E o alívio das nossas atribulações,

A fim de que as vicissitudes desta vida

Não nos esmoreçam no serviço de Deus,

Mas nos tornem sempre mais fiéis

E fervorosos.

São Paulo Apóstolo, Rogai por nós! Amém!

Há também rezas feitas a São Paulo e São Pedro ao mesmo tempo, veja:

Ao glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolo, por ser a pedra sobre qual Deus edificou a Sua Igreja; Ao Bem-Aventurado São Paulo, porque foi escolhido por Deus como pregador da Verdade em todo o mundo. Alcança-nos, te pedimos, uma viva Fé, firme Esperança e ardente Caridade; um despojamento total de nós mesmos, desprezo pelo mundo, paciência nas adversidades, humildade nas coisas prósperas, atenção na oração, sincera intenção no trabalho, diligência no cumprimento das obrigações, constância nos propósitos, conformidade com a vontade de Deus e perseverança na divina graça até a morte, a fim de que por tua intercessão e teus gloriosos méritos, superadas as tentações do mundo, do demônio e da carne, sejamos dignos de comparecer diante do supremo e eterno Pastor de almas, Jesus Cristo, para gozar e amar eternamente a Ele que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Legado de apóstolo Paulo

Apóstolo Paulo escreveu a metade do Novo Testamento por meio de cartas endereçadas a igrejas a fim de tratar problemas específicos. Segundo William Freitas, pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, alguns exemplos de doutrinas que Paulo legou à Igreja foram:

  • a justificação da fé em Jesus e não por obras, na carta aos Romanos;

  • a suficiência completa de Cristo, no livro de Colossenses;

  • alertas sobre uso indevido de dons e falsos profetas, nas cartas aos Coríntios.

Parte de crença cristã afirma que apóstolo Paulo foi usado por Deus para o Evangelho de Jesus começar a ser pregado fora do mundo judaico. Além disso, ele tem sua importância histórica no crescimento da religião cristã, pois plantou igrejas e evangelizou em diversas cidades.

Curiosidades sobre apóstolo Paulo

  • Apóstolo Paulo, ao ser confrontado por Jesus, ficou cego três dias.

  • Ele não podia ser crucificado por ser cidadão romano.

  • Apóstolo Paulo afirmou já ter passado por frio, fome, nudez, apedrejamento, naufrágio e ter sido picado por uma cobra como consequência da sua vida missionária.

Fontes

Apóstolo Paulo. Estado de São Paulo. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.leg.br/memoria/especial/apostolo-sao-paulo/. 

Festa de Conversão de São Paulo. Santa Rita Londrina. Disponível em: https://santaritalondrina.com.br/2022/01/25/festa-da-conversao-de-sao-paulo/.

São Paulo perseguiu cristãos e virou símbolo da igreja; saiba a história. UOL. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/06/29/sao-paulo-perseguiu-cristaos-e-virou-nome-de-cidade-saiba-a-historia.htm.

Escritor do artigo
Escrito por: Tiago Vechi Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
VECHI, Tiago. "Apóstolo Paulo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/sao-paulo-tarso.htm. Acesso em 19 de junho de 2025.
Copiar