O que é um álcool?

Álcool é um grupo orgânico em que todas as substâncias apresentam em suas estruturas grupo hidroxila ligado a carbono saturado.

Álcool é o nome dado à função (grupo) orgânica oxigenada que apresenta uma ou mais hidroxilas (OH) ligadas a um átomo de carbono saturado (apresenta apenas ligações simples). Abaixo temos a fórmula estrutural geral de um álcool:


Fórmula estrutural geral de um álcool

Cada R pode ser um Hidrogênio ou uma ramificação qualquer.


Os produtos de limpeza apresentam um álcool em sua composição

Um álcool pode ser classificado e nomeado de acordo com a quantidade e posicionamento da(s) hidroxila(s) presente(s) na cadeia.

a) De acordo com o número de hidroxilas que a estrutura do álcool apresenta:

  • Monoálcool: álcool que apresenta apenas uma hidroxila em sua estutura, como no modelo abaixo:

  • Diálcool: álcool que apresenta duas hidroxilas em sua estrutura, como no modelo abaixo:

  • Triálcool: álcool que apresenta três hidroxilas em sua estrutura, como no modelo abaixo:

  • Poliálcool: álcool que apresenta quatro ou mais hidroxilas em sua estrutura, como no modelo abaixo:

b) Em relação ao tipo de ligações existentes entre os átomos de carbono:

  • Álcool saturado: é o álcool que apresenta apenas ligações simples entre os átomos de carbono da cadeia. Veja um exemplo:


Estrutura de um álcool com ligações simples entre os carbonos

  • Álcool insaturado: é o álcool que apresenta pelo menos uma ligação dupla ou uma ligação tripla entre dois átomos de carbono da cadeia, desde que nenhum desses carbonos esteja ligado a uma grupo hidroxila. Veja um exemplo:


Estrutura de um álcool com uma ligação dupla entre os carbonos

c) Em relação à posição da hidroxila em um álcool

  • Álcool primário: é o álcool cuja hidroxila está ligada diretamente a um carbono primário (carbono que se liga apenas a outro átomo de carbono). Veja um exemplo:


Álcool com hidroxila ligada a um carbono primário

  • Álcool secundário: é o álcool cuja hidroxila está ligada diretamente a um carbono secundário (carbono que se liga a outros dois átomos de carbono). Veja um exemplo:


Álcool com hidroxila ligada a um carbono secundário

  • Álcool terciário: é o álcool cuja hidroxila está ligada diretamente a um carbono terciário (carbono que se liga a outros três átomos de carbono). Veja um exemplo:


Álcool com hidroxila ligada a um carbono terciário

d) Nomenclatura

A nomenclatura IUPAC de um álcool deve seguir obrigatoriamente a regra expressa abaixo:

Prefixo      +      infixo      +      ol

do número        do tipo de                 

de carbonos         ligação                    

Vamos acompanhar alguns exemplos de aplicação da regra:

Exemplo1: Etanol


Fórmula estrutural do Etanol

O álcool apresenta uma cadeia normal, dois átomos de carbono (prefixo et) e apenas ligações simples entre os carbonos (infixo an). Para a nomenclatura, basta unir o prefixo (et), o infixo (an) e 'ol'. Assim, o nome desse composto é:

Etanol

Exemplo 2: Propan-1,2-diol


Fórmula estrutural do Propan-1,2-diol

O álcool apresenta cadeia normal com três átomos de carbono (prefixo prop), apenas ligações simples entre os carbonos (infixo an) e dois grupos hidroxila (diol como sufixo). Como apresenta mais de dois carbonos, é necessária a numeração da cadeia para que seja informada no nome a posição (1 e 2) das hidroxilas. Assim, o nome do composto é:

Propan-1,2-diol

Exemplo 3: 3-metil-butan-2-ol


Fórmula estutural do 3-metil-butan-2-ol

Como esse álcool apresenta cadeia ramificada, o primeiro passo é localizar a cadeia principal (deve apresentar o carbono ligado ao grupo OH e o maior número de carbonos possível). Nesse caso, será a sequência horizontal da esquerda para a direita, que apresenta quatro carbonos (prefixo but). A sua numeração deve ser iniciada à direita, parte que está mais perto do grupo OH.

A cadeia principal apresenta um radical metil (CH3) no carbono 3 e apenas ligações simples entre os carbono (infixo an). A hidroxila (sufixo ol) está localizada no carbono 2. Assim, seu nome é:

3-metil-butan-2-ol


Por Me. Diogo Lopes Dias

O etanol é o álcool mais conhecido
O etanol é o álcool mais conhecido
Deseja fazer uma citação?
DIAS, Diogo Lopes. "O que é um álcool?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-um-alcool.htm. Acesso em 25 de dezembro de 2025.

Artigos Relacionados


O que são amidas?

Entenda o que são as amidas e aprenda as características e a regra de nomenclatura desse importante grupo de funções nitrogenadas.

O que é gasolina aditivada?

Clique e entenda o que é gasolina aditivada e conheça suas características, componentes e diferenças entre esse combustível e o comum.

O que é nitrocomposto?

Você sabe o que é nitrocomposto? Clique aqui e descubra! Conheça a estrutura e as propriedades dos nitrocompostos e saiba como eles são utilizados.

O que é oxidação?

Acesse este link e aprenda o que é o processo de oxidação de um material, o qual envolve a perda de elétrons e o aumento do NOX por parte de um átomo ou grupo, favorecendo um consequente ganho (fenômeno denominado redução) de elétrons por parte de outro átomo ou grupo. Entenda esse assunto com a nossa explicação!

O que é polimerização?

Descubra o que é polimerização. Conheça os tipos de polimerização, as técnicas utilizadas nesse processo e como é determinado o grau de polimerização.

O que é reação de adição?

Saiba o que é uma reação de adição e descubra como ocorre e quais são os reagentes mais comuns nesse tipo de processo químico.

Nomenclatura oficial dos álcoois

As regras de nomenclatura de álcoois são as mesmas dos hidrocarbonetos, porém com o sufixo ol.

Nomenclatura de cadeias ramificadas

Aprenda a nomear os hidrocarbonetos ramificados.

Ramificações de hidrocarbonetos

Conheça os principais Grupos orgânicos substituintes.

Álcoois

Conheça a função álcool, sua nomenclatura oficial, características, propriedades, formas de classificação, além dos principais compostos desta classe.