Jogos Olímpicos de Inverno

Os Jogos Olímpicos de Inverno são uma competição internacional com modalidades esportivas realizadas na neve e no gelo.

Os Jogos Olímpicos de Inverno são uma competição internacional com modalidades esportivas realizadas na neve e no gelo. O evento esportivo, que começou a ser realizado em 1924, acontece a cada quatro anos, de forma alternada com os Jogos OIímpicos de Verão, que também acontecem a cada quatro anos, de modo que esses dois eventos possuem intervalo de dois anos.

Ao todo, são 16 esportes que integram a programação dos jogos. Entre eles, estão o curling, hóquei no gelo e esqui de montanha. O Brasil participa dessa versão das Olimpíadas desde a edição de 1992, de Albertville.

Leia também: O que são as Olimpíadas (Jogos Olímpicos)?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Jogos Olímpicos de Inverno

  • Os Jogos Olímpicos de Inverno são uma competição internacional com modalidades esportivas realizadas na neve e no gelo.

  • Eles começaram a ser realizados em Chamonix, na França, em 1924.

  • Os Jogos Nórdicos são a principal competição antecessora dessa versão das Olimpíadas.

  • Entre as modalidades dos Jogos Olímpicos de Inverno, estão: curling, esqui alpino, esqui de montanha, hóquei no gelo, salto de esqui e snowboard.

  • Os brasileiros participam desde a edição de Albertville (1992).

  • A Noruega e os Estados Unidos estão entre os países com maior número de medalhas.

  • Cerca de 3,5 mil atletas de 93 países participarão dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 que acontecerá em Milão e em Cortina, na Itália.

O que são os Jogos Olímpicos de Inverno?

Os Jogos Olímpicos de Inverno são uma competição internacional realizada a cada quatro anos com modalidades esportivas disputadas na neve e no gelo. O evento acontece de forma alternada com os Jogos Olímpicos de Verão, de forma que, a cada dois anos é realizada uma competição olímpica.

Modalidades dos Jogos Olímpicos de Inverno

Atualmente, os Jogos Olímpicos de Inverno contam com 16 modalidades esportivas:

  • biatlo;

  • bobsled;

  • combinado nórdico;

  • curling;

  • esqui alpino;

  • esqui cross-country;

Atletas em prova de esqui cross-country, um dos esportes dos Jogos Olímpicos de Inverno. [1]
  • esqui de montanha;

  • esqui estilo livre;

  • hóquei no gelo;

Partida de hóquei no gelo, um dos esportes dos Jogos Olímpicos de Inverno. [2]
  • luge;

  • patinação artística;

  • patinação de velocidade;

  • patinação de velocidade em pista curta;

  • salto de esqui;

  • skeleton;

  • snowboard.

Quando terá Jogos Olímpicos de Inverno?

A 25ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno será em 2026, de 6 a 22 de fevereiro em Milão e Cortina, na Itália.

Em seguida, as próximas edições com sedes já definidas serão nos Alpes Franceses (França), entre 1º e 17 de fevereiro de 2030, e em Salt Lake City (Utah, Estados Unidos), entre 10 e 26 de fevereiro de 2034.

Confira também: O que são os Jogos Olímpicos de Verão?

O Brasil participa dos Jogos Olímpicos de Inverno?

Sim, o Brasil participa dos Jogos Olímpicos de Inverno desde 1992, quando estreou na competição na cidade francesa de Albertville.

Participação brasileira em prova de duplas do bobsled nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022. [3]

Em 2026, será a décima participação dos brasileiros. A primeira vez que os atletas brasileiros competiram em mais de um esporte foi em 2002, em Salt Lake City, nos Estados Unidos. Na ocasião, competiram dez atletas de quatro modalidades.

O recorde de representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno é 13 (edição de Sochi, 2014). As melhores colocação e campanha de uma atleta brasileira foi de Isabel Clark, no snowboard cross, em Turim (2006).

Veja também: Como tem sido as participações do Brasil nos Jogos Olímpicos?

Jogos Olímpicos de Inverno de 2026

Jogos Olímpicos de Inverno de 2026. [4]

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 acontecerão entre os dias 6 a 22 de fevereiro em Milão e em Cortina, no norte da Itália. Apesar de a cerimônia de abertura acontecer em 6 de fevereiro, haverá partidas de curling e de hóquei no gelo nos dias 4 e 5 de fevereiro.

Ao todo, mais de 3.500 atletas de 93 países participarão da competição. Serão distribuídas 195 medalhas em 16 modalidades esportivas.

Uma novidade é a inclusão do esqui de montanha. Entre as categorias do esporte, estão o sprint masculino, o sprint feminino e o revezamento misto. Novas provas de esportes já existentes serão acrescentadas, tais como: luge de duplas femininas, pista longa feminina no salto de esqui, skeleton misto, dual moguls masculino e feminino no esqui estilo livre e combinado por equipes no esqui alpino.

Tina e Milo, os mascotes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026. [5]

Os mascotes dessa edição dos jogos serão a Tina e Milo, que são os nomes diminutivos das duas cidades-sede.

Importante: Os Jogos Paralímpicos de Inverno de 2026 serão realizados entre 6 e 15 de março. Essa é a edição em que participam atletas com deficiências.

Acesse também: Como serão as Olimpíadas de Los Angeles de 2028?

História dos Jogos Olímpicos de Inverno

Os Jogos Olímpicos de Inverno começaram em 1924 em Chamonix, na França. A competição surgiu como uma Semana Internacional de Inverno, com apoio do Comitê Olímpico Internacional (COI).

A competição antecessora dos jogos de inverno foram os Jogos Nórdicos, que começaram a ser realizados na Escandinávia em 1901. O evento foi fundado por Viktor Balck, um dos cinco membros fundadores do COI. Uma diferença evidente com os Jogos Olímpicos de Inverno é justamente o caráter mais regional e nacionalista, já que a competição acontecia predominantemente em Estocolmo, na Suécia.

Equipe da França de hóquei no gelo na primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Chamonix. [6]

Em 1908, a versão tradicional dos Jogos Olímpicos contou com a estreia da patinagem no gelo, e, em 1920, na Antuérpia, o hóquei no gelo foi acrescentado. Com isso, por meio de convenção do COI realizada em 1921, em Lausanne, decidiu-se realizar uma versão exclusiva para as modalidades esportivas de inverno.

Por ser uma cidade muito conhecida pelos atrativos de inverno, Chamonix, na França, foi a primeira sede dos Jogos Olímpicos de Inverno. Entre os países participantes, apenas o Canadá e os Estados Unidos não eram europeus.

Na primeira edição, foram nove modalidades, com alguns clássicos que estão presentes até hoje, tais como o curling e o salto de esqui (ou bobsleigh).

O primeiro medalhista de ouro da história dos Jogos Olímpicos de Inverno foi Charles Jewtraw (Estados Unidos). Ele foi campeão na patinação de velocidade (500m) com um tempo de 44 segundos. A título de comparação, na edição de 2022, o vencedor desSa mesma prova conquistou o ouro com 34 segundos.

O time canadense de hóquei no gelo estreou com vitória e seguiu ao longo dos anos acumulando uma série de títulos que evidenciam a seleção do Canadá como potência na modalidade.

Na patinagem de velocidade, o destaque ficou por conta do finlandês Clas Thuberg, que conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Com cinco medalhas douradas, ele foi responsável por ser o recordista de medalhas de ouro nas olimpíadas de inverno até 1980.

Uma característica que chama atenção das primeiras edições, em comparação com a atualidade, é a vestimenta das atletas da patinagem artística. Hoje em dia, as roupas são mais modernas e responsáveis por uma performance mais aerodinâmica, enquanto, antigamente, as mulheres competiam com trajes de época mais robustos na patinagem artística.

Sonja Henie em competição de patinação artística nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1928. [7]

Em 5 de fevereiro de 1924, foi realizada a primeira cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno, que contou com a presença do Barão de Coubertin, o fundador da versão moderna das Olimpíadas. Na ocasião, ele elogiou a organização e destacou o espetáculo que é o conjunto de modalidades da competição.

A oficialização da edição de inverno aconteceu somente em 1925 pelo COI. Dessa forma, o evento esportivo passou a ser realizado a cada quatro anos. Saint Moritz, na Suíça, recebeu a segunda edição em 1928.

Ao longo das 24 edições realizadas da competição até 2025, grande parte das edições foram sediadas em países do continente europeu. Entre os eventos que ocorreram foram da Europa, estão seis jogos na América do Norte (Estados Unidos e Canadá) e dois na Ásia (ambas no Japão).

Por conta da Segunda Guerra Mundial, as edições de 1940 e de 1944 não foram realizadas. O retorno ocorreu em 1948, em Saint Moritz, em uma edição conhecida como “Jogos da Renovação”. O atleta estadunidense John Heaton repetiu a medalha de prata após 20 anos do seu segundo lugar de 1928.

Ao passar das edições, as modalidades esportivas foram sendo modificadas e modernizadas. Além disso, novas categorias de provas e de esportes foram incluídos na programação oficial da competição internacional.

Curiosidades sobre os Jogos Olímpicos de Inverno

  • Uma das competições precursoras dos Jogos Olímpicos de Inverno foram os Jogos Nórdicos, que começaram a ser realizados na Escandinávia em 1901.

  • Até 1992, na edição de Albertville, os jogos aconteciam no mesmo ano da competição tradicional olímpica de verão.

  • Também em 1992, foi a primeira vez que os brasileiros competiram em uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno.

  • A Noruega é o país com maior número de medalhas na competição, conquistando, até a edição de Pequim (2022), um total de 368 medalhas, sendo 132 de ouro, 125 de prata e 111 de bronze.

  • A esquiadora norueguesa Marit Bjørgen é a recordista olímpica com maior número de medalhas (15), sendo oito ouros, quatro pratas e três bronzes (até a edição de 2022).

  • Sonja Henie, também norueguesa, tornou-se a primeira mulher tricampeã olímpica de inverno, conquistando títulos em 1928, em 1932 e em 1936 na patinação artística feminina.

  • Christa Rothenburger tornou-se a única atleta a ganhar uma medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno e nos Jogos Olímpicos de Verão em um mesmo ano. O feito ocorreu em 1988, nas modalidades de patinação de velocidade (inverno) e ciclismo de pista (verão).

  • Pequim tornou-se, em 2022, a primeira e, até então, única cidade no mundo a sediar os Jogos Olímpicos de Verão e os Jogos Olímpicos de Inverno.

Créditos de imagem

[1] Leonard Zhukovsky / Shutterstock

[2] Vitalii Vitelo / Shutterstock

[3] Alexandre Castello Branco / Comitê Olímpico do Brasil / Wikimedia Commons (reprodução)

[4] kovop / Shutterstock

[5] Svet foto / Shutterstock

[6] Agence Rol / Wikimedia Commons (reprodução)

[7] Georg Pahl / Arquivos Federais Alemães / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

FERNANDES, Bruno. Os Jogos Olímpicos de Inverno arrancaram há 100 anos. National Geographic Portugal. Disponível em: https://www.nationalgeographic.pt/historia/primeiros-jogos-olimpicos-1924_4661.

LONGO, Gustavo de Araujo. Brasil Zero Grau: a jornada de nossos atletas rumo aos Jogos Olímpicos de Inverno. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/636ac958-3d2c-4fd8-9319-c8dee8eafdd9/content.

LONGO, Gustavo. Brasil chegará a dez participações olimpícas de inverno em Milano Cortina 2026: conheça histórico do país. Olympics. Disponível em: https://www.olympics.com/pt/milano-cortina-2026/noticias/brasil-historico-participacoes-jogos-olimpicos-inverno

NELSEN, Matt. 25 fatos para 25 edições: celebrando os Jogos Olímpicos de Invenro. Olympics. Disponível em: https://www.olympics.com/pt/milano-cortina-2026/noticias/25-fatos-25-edicoes-celebrando-jogos-olimpicos-de-inverno.

Deseja fazer uma citação?
AFONSO, Lucas. "Jogos Olímpicos de Inverno"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/jogos-olimpicos-inverno.htm. Acesso em 10 de janeiro de 2026.