Topo
pesquisar

Polegadas

Matemática

PUBLICIDADE

A unidade de medida denominada polegada foi criada pelo rei Eduardo I, da Inglaterra, durante o século XVI. Sua origem está ligada à medição utilizando o próprio polegar, consistindo na largura entre a base da unha e a ponta do dedo. A média do polegar de um humano adulto corresponde a aproximadamente 2,54 centímetros.

Atualmente, a medida polegada é muito utilizada em situações cotidianas, como referencial para o tamanho da tela de televisores e monitores de computador. Quando nos deparamos com uma promoção informando que a televisão possui 29 polegadas de tela, estamos diante de um aparelho que possui a medida da diagonal da tela de aproximadamente 73,66 centímetros. Para realizarmos essa conversão, basta utilizarmos uma simples regra de três. Observe:

Polegada Centímetros
1 2,54
29 x

1 * x = 29 * 2,54
x = 73,66 cm

 
A medida da tela fornecida em polegadas faz
referência à medida da diagonal da tela em centímetros.

 Com base nessas informações, você poderá escolher a televisão ou monitor que melhor lhe satisfaz quanto ao tamanho, calculando, inclusive, a medida da diagonal da televisão sem precisar estar diante do produto. A seguir, fornecemos algumas relações entre as medidas em polegadas e em centímetros. Veja tabela:

Polegadas Centímetros
14 35,55
21 53,35
32 81,28
42 106,68
52 132,08

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Geometria Plana - Matemática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marcos Noé Pedro Da. "Polegadas "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/matematica/polegadas.htm>. Acesso em 31 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA