Topo
pesquisar

Campo elétrico

Física

Campo elétrico é a região ao redor de uma carga (positiva ou negativa), na qual, ao se colocar um corpo eletrizado, este fica sujeito a uma força elétrica.
PUBLICIDADE

Quando estudamos os assuntos pertinentes ao conteúdo de Mecânica, estudamos os conceitos do campo gravitacional dos planetas. Nesse estudo vimos que qualquer planeta tem a propriedade de atrair objetos que estiverem em suas proximidades.

Seguindo o mesmo raciocínio, em Eletrostática, podemos afirmar que o espaço que envolve uma carga elétrica também se torna modificado, pois surge nele um campo elétrico de forças. Assim, podemos dizer que qualquer partícula que esteja eletrizada, quando colocada nessa região, fica sujeita a uma força elétrica, sendo de repulsão ou atração, dependendo do valor da carga.

O Campo elétrico é vetorial

Como mostra a figura abaixo, o campo elétrico em torno de uma carga é vetorial, ou seja, tem direção e sentidos definidos.

Convenção do sentido do campo E
Convenção do sentido do campo E.

Na figura acima temos uma esfera ora eletrizada com carga positiva, ora com carga negativa, na qual indicaremos a direção e o sentido do campo elétrico usando o vetor E, que denominaremos campo elétrico.

Convencionou-se que o campo da carga, também chamada de carga fonte Q > 0, é de afastamento, e o da carga fonte Q < 0 é de aproximação.

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Eletricidade - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques Da. "Campo elétrico"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/campo-eletrico.htm>. Acesso em 04 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA