Determinante de matriz de ordem 1, 2 e 3

Vídeos

Nesta aula veremos o significado de calcular o determinante de uma matriz e quais são os tipos de matrizes em que esse processo é possível. Além disso, ensinaremos como calcular o determinante das matrizes de ordem 1, 2 e 3.
Artigos Relacionados
Calculando o determinante de matrizes de ordem maior que 3, por meio da regra de Chió. Conheça esta regra e os procedimentos que facilitam o cálculo de determinantes.
Você conhece a Regra de Sarrus? Aprenda a utilizar esse método para encontrar o determinante de matrizes 3x3.
Utilização do Teorema de Binet para o cálculo de determinantes de matrizes-produto.
Teorema de Laplace para os cálculos de determinantes de matrizes quadradas. Compreendendo novas regras de se calcular determinantes de matrizes com ordens superiores a 3.
Entenda aqui as definições e formalizações da estrutura das matrizes. Veja também como operar seus elementos e os diferentes tipos de matrizes.
Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Determinantes e veja a resolução comentada.
Conheças as propriedades envolvendo determinantes.
Saiba como calcular os determinantes de matrizes quadradas de ordem 1, 2 e 3. Aprenda como utilizar a regra de Sarrus. Conheça as propriedades dos determinantes.
O estudo da matriz e do determinante envolve também: matriz quadrada, matriz diagonal, matriz identidade ou matriz unidade, matriz oposta, matriz transposta, igualdade de matrizes, entre outros assuntos, abordados nesta seção.