PUBLICIDADE
O ronco, também chamado de ressono, é um ruído formado atrás da base da língua e produzido pela respiração, quando as vias aéreas são obstruídas durante o sono. Pode ser classificado como normal ou patológico.
O ronco normal é o ruído liberado quando dormimos. Também chamado de ronco posicional, acontece normalmente quando uma pessoa dorme com a barriga para cima, pois essa posição faz com que o queixo se desloque para baixo e para trás fazendo com que a língua pressione a garganta.
O ronco patológico pode ser provocado por diversos fatores, como a diminuição do tônus e perda da elasticidade das paredes musculares da faringe, a grande produção de muco e secreções, alterações nos ossos faciais, problemas como sinusite, rinite e outros. O ronco patológico não sofre influência da posição de repouso das pessoas, pois nesse caso o ruído acontece pela respiração bucal provocada pelo indivíduo quando ocorre a obstrução nasal durante o sono.
Para facilitar o repouso das pessoas que roncam, e ainda de seus companheiros, foram desenvolvidos tratamentos que são feitos de acordo com os sinais que cada pessoa apresenta. Inicialmente, aconselha-se deitar na posição lateral para aqueles que apresentam ronco posicional.
Nos casos de ronco patológico, antes de iniciar um tratamento é necessário o estudo do caso a partir de especialistas nas áreas de otorrinolaringologia e neurologia. O tratamento após análise pode ser feito através de cirurgias para a retirada das amídalas e adenoides. Existem tratamentos também que são feitos com a utilização do CPAP – máscara de silicone com ventoinha blindada que pressiona positivamente a faringe para que esta libere a passagem de ar.
Por Gabriela Cabral