PUBLICIDADE
Acupuntura é um método de tratamento terapêutico, paliativo, da medicina chinesa, aplicado aos pontos e meridianos corpóreo. A palavra, derivada do latim, significa Acum (agulha) e Punctum (picada ou punção), uma adaptação ao termo chinês Zhen Jiu, literalmente traduzida como agulha moxa.
Essa terapia, criada há mais de 6 mil anos na China, dissipou-se de forma aceitável pelo oriente como procedimento ao tratamento da sensação de dor no pós-operatório e a disfunções do sistema nervoso.
Na interpretação chinesa, o funcionamento do organismo correspondia similarmente aos fenômenos naturais. Sendo a intervenção com agulhas, uma forma de descarregar as manifestações patológicas para o meio externo através de elementos como: calor, frio e energia do organismo.
Somente a partir de 1972, a acupuntura passou a ser estudada como método científico ocidental, adequando conceitos e aplicações a estímulos neurológicos e imunitários. A dúvida sobre a eficácia da acupuntura como tratamento da dor e disfunções, ainda perdura entre os pesquisadores fisiologistas.
Por se tratar de campo da medicina tradicional, com realização de procedimentos invasivos, foi institucionalizada como exercício legal da medicina, empregada atualmente em clínicas e hospitais, afastando-se de uma visão curandeirística exercida por leigos.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia