Topo
pesquisar

Um gênero textual do meio eletrônico

Redação

PUBLICIDADE

Torna-se um tanto quanto banal falar sobre algo que dominamos ao extremo. Mas pelo fato de dominarmos, em razão da constante familiaridade, é que algumas características se tornam despercebidas. E em se tratando da enorme variedade de gêneros textuais que perfazem o nosso cotidiano, precisamos de nos inteirar das peculiaridades concernentes a cada um deles.

Não há nada de misterioso nesta prerrogativa, pois estamos tratando de uma modalidade
bastante corriqueira, o e-mail. O mesmo, representando as inovações tecnológicas que dia após dia chegam para compor o quadro de recursos que tanto nos beneficiam, permite que a comunicação entre diversos interlocutores seja realizada de forma rápida e eficiente.

Tal interação, que antes somente poderia ser feita por meio de cartas, telegramas ou telefonemas, contemporaneamente, tornou-se muito mais viável, na qual a praticidade e o dinamismo destacam-se como características pertinentes.

O termo e-mail (redução de eletronic mail), cuja significância se refere a correio eletrônico, designa tanto a mensagem enviada através da Internet, como o endereço para o qual enviamos a mensagem. Geralmente, um endereço de e-mail se compõe da seguinte estrutura: nome@provedor.com.br.

O nome designa o usuário, o símbolo @ (arroba) informa ao computador que o conjunto das informações é um endereço de e-mail, o provedor é a empresa que possibilita o aceso à Internet, sendo que esta pode ser gratuita ou mediante o pagamento de uma determinada taxa. O termo “com” designa comercial e “br”, Brasil.

Sua estrutura assemelha-se a da carta, com vocativo, a mensagem em si e a despedida. A data e o horário, o próprio sistema se encarrega de atribuir. No que tange à linguagem utilizada, esta pode variar de acordo com o grau de formalismo estabelecido pelos interlocutores. Podendo variar de um certo coloquialismo, tendendo para uma intimidade mais rebuscada, quanto para um nível mais formal, ao se tratar de correspondências ligadas à esfera profissional.

No caso de um clima mais íntimo entre os interlocutores, permite-se que haja a abreviação de algumas palavras, como também a inserção de alguns elementos denominados emoticons (do inglês emotion icons, ícones de emoção), cuja característica é indicar o estado de espírito por parte do emissor, que para serem interpretados, faz-se necessário uma inclinação da cabeça para o lado direito.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Redacão - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Um gênero textual do meio eletrônico "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/um-genero-textual-meio-eletronico.htm. Acesso em 20 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola