PUBLICIDADE
Adoçante natural é a denominação usada para classificar os adoçantes encontrados na natureza.
Conheça alguns dos principais adoçantes naturais:
Esteviosina: bioadoçante sem calorias e de alta qualidade, é retirado da planta estévia. Possui propriedades de equilibrar a insulina, e seu poder adoçante chega a ser 250 vezes maior do que o açúcar convencional.
Frutose – adoçante refinado que possui a mesma estrutura molecular do açúcar da fruta. Possui o potencial de adoçar duas vezes mais do que o açúcar branco.
Mel de Arroz - adoçante com sabor característico concentrado, textura de xarope e doçura suave. Possui um grande teor de maltose e carboidratos complexos.
Amasake – como o próprio nome já diz, este adoçante é de origem Oriental. É produzido a partir de arroz integral e outros cereais, e possui textura consistente.
Mel comum (mistura natural de glucose e frutose) – este adoçante é do tempo da vovó, além de ser muito saboroso, é duas vezes mais doce do que o açúcar, e por isso, pode ser ministrado em quantidades menores.
Diante desta lista de opções saudáveis para adoçar sua alimentação, não deixe de optar por uma delas e garantir sua saúde, uma vez que, o uso de adoçantes artificiais pode prejudicar a saúde. Os efeitos secundários provocados pelo uso frequente de adoçantes podem ser mais perigosos que o ganho de peso pela ingestão de sacarose. Dentre estes efeitos, acentua-se de maneira significativa, a propensão ao câncer.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Veja mais!
Ésteres – compostos que conferem aroma aos alimentos.