close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Adoçantes naturais

O mel é um adoçante natural
O mel é um adoçante natural
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Adoçante natural é a denominação usada para classificar os adoçantes encontrados na natureza.

Conheça alguns dos principais adoçantes naturais:

Esteviosina: bioadoçante sem calorias e de alta qualidade, é retirado da planta estévia. Possui propriedades de equilibrar a insulina, e seu poder adoçante chega a ser 250 vezes maior do que o açúcar convencional.

Frutose – adoçante refinado que possui a mesma estrutura molecular do açúcar da fruta. Possui o potencial de adoçar duas vezes mais do que o açúcar branco.

Mel de Arroz - adoçante com sabor característico concentrado, textura de xarope e doçura suave. Possui um grande teor de maltose e carboidratos complexos.

Amasake – como o próprio nome já diz, este adoçante é de origem Oriental. É produzido a partir de arroz integral e outros cereais, e possui textura consistente.

Mel comum (mistura natural de glucose e frutose) – este adoçante é do tempo da vovó, além de ser muito saboroso, é duas vezes mais doce do que o açúcar, e por isso, pode ser ministrado em quantidades menores.

Diante desta lista de opções saudáveis para adoçar sua alimentação, não deixe de optar por uma delas e garantir sua saúde, uma vez que, o uso de adoçantes artificiais pode prejudicar a saúde. Os efeitos secundários provocados pelo uso frequente de adoçantes podem ser mais perigosos que o ganho de peso pela ingestão de sacarose. Dentre estes efeitos, acentua-se de maneira significativa, a propensão ao câncer.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
Ésteres compostos que conferem aroma aos alimentos.


  Química dos alimentos - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Adoçantes naturais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/adocantes-naturais.htm. Acesso em 20 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Como ocorre a separação?

Por Raiane Karolaine
Responder
Ver respostas

uma certa molécula linear e formado por três átomos ligados entre si por uma ligação simples covalente e uma tripla covalente sendo assim existirão nessa molécula preciso saber quantas ligações sigma e pi tem

Por victor Henrique
Responder
Ver respostas

Estude agora


Textos de divulgação científica

Uma das mais importantes ferramentas para o crescimento da ciência é a sua divulgação. Pode-se dizer que a ciência...

Chikungunya

A febre chikungunya é mais uma das doenças transmitidas por mosquitos, no caso, o Aedes aegypti. Sua primeira...